Como melhorar o desempenho da sua equipe de vendas
Os colaboradores responsáveis por cativar os clientes devem ter convicção e conhecimento sobre a qualidade dos produtos e serviços que sua empresa oferece
Atualizado em: Leitura: 2 minutos
O público interno é o primeiro “comprador” de um bem: se ele não tiver plena convicção e conhecimento da qualidade do produto ou serviço que está vendendo, dificilmente conseguirá apresentar uma argumentação eficiente de venda.
Assim os colaboradores devem ter conhecimento sobre os produtos e serviços que a empresa oferece, por meio de treinamentos e materiais como:
Material Institucional
O objetivo é divulgar a imagem favorável da empresa e, por consequência, dos produtos que fabrica ou dos serviços que presta.
Para as empresas que exportam ou que atuam em outras regiões do país, a importância do material institucional é ainda maior uma vez que o contato físico de um potencial comprador distante com a empresa vendedora é difícil.
O material institucional deve conter as seguintes informações:
- Histórico da empresa: origem, marcos importantes, associação com outras empresas;
- Linha de produtos/serviços;
- Instalações: apresentação por meio de fotos ou desenhos das instalações produtivas e administrativas;
- Assistência técnica: mostrar os recursos de que dispõe para manter os bens vendidos em pleno funcionamento, inclusive após a venda;
- Relação dos clientes: o renome de seus principais clientes aumenta a confiança do comprador.
Material promocional
Apresenta os principais atributos dos produtos ou serviços destacando os diferenciais em relação aos concorrentes, como os benefícios oferecidos ao consumidor.
É importante, também, citar fatos que podem enfatizar as qualidades do produto, como, exportação (países que já consomem com sucesso), clientes de renome e marcos significativos (líder de mercado, unidades produzidas, durabilidade, número de clientes).
Vendedores devem estar sempre preparados para oferecer uma experiência única e positiva, aumentando a fidelidade do consumidor.
Manual de vendas
Contém informações que auxiliam o vendedor em sua atividade, encorajando sua argumentação da força de vendas (pontos positivos dos produtos/serviços, comparação com concorrentes, soluções para minimizar os pontos menos favoráveis).
Treinamento de vendas
O treinamento de vendas deve enfocar:
- Conhecimento e domínio do produto e do serviço (características, vantagens e benefícios), assim como habilidades de demonstração;
- Prospecção de novos clientes;
- Técnicas de vendas (manejo das objeções e formas de fechamento);
- Atividades pós-vendas, com o objetivo de fazer o consumidor utilizar mais o produto ou serviço e, futuramente, comprar outros itens da linha.
Para aperfeiçoar condições e técnicas da força de vendas:
- Fornecer ao representante todo o material de vendas e suporte (informações de estoque, aprovação de crédito, orientações de venda).
- O treinamento de vendas deve ser dado para todos que, de uma forma ou outra, tem contato com o cliente: representantes de venda, balconistas em lojas, telefonistas que vendem ou que atendem clientes e pessoal interno que frequentemente tem contato com o cliente (por exemplo: funcionário que treina o cliente no uso do produto, instalador, entregador, cobrador).
Os funcionários são responsáveis pela produção e pelo atendimento ao público e, por isso, devem ser bem treinados e capacitados. Avaliar o desempenho dos colaboradores é importante para combater a desmotivação da equipe, entre outros fatores.
Fonte: Texto original de Sebrae NA
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