10 destaques da Gramado Summit 2023

A analista de processos de relacionamentos do Sebrae RS, Grazielle Marques, trouxe 10 destaques da Gramado Summit para o blog

Atualizado em: Leitura: 3 minutos

A Gramado Summit é conhecido por reunir startups, investidores, empresários e profissionais para discutir as últimas tendências e inovações do mercado.  

Os pavilhões do Serra Park ficaram pequenos com tantas oportunidades de conhecimento e aprendizado do ecossistema de inovação. 

Compartilho 10 destaques que percebi conexão entre as falas dos diversos talks , espalhados pelos sete palcos, que participei:

Palestra do Gramado Summit 2023. Foto: Eduardo Rocha/Sebrae RS
Palestra do Gramado Summit 2023. Foto: Eduardo Rocha/Sebrae RS

1 – Inovação com diversidade 

Não existe inovação sem diversidade, é preciso reconhecer novas realidades, ampliar a visão, olhar e ouvir o diferente para construir novas negócios. Olhar para o mesmo lugar não trará nada de novo;

2 – Criatividade em alta 

A criatividade está entre os top 10 habilidades demandadas para 2025. O ser humano é criativo por natureza, por isso busque alternativas para seguir com a criatividade viva dentro de você;

3 – AI é nossa aliada 

Os robôs podem assustar no início, mas eles existem para auxiliar as pessoas. Assim como foi com a eletricidade, a internet e a mobilidade, também será com a Inteligência Artificial. Algumas funções serão substituídas e novas serão necessárias. Precisamos aprender coisas novas para seguir evoluindo;

4 – Movimento 

Para criar ou resolver algo: comece, produza, escolha, aprimore e volte ao início (se necessário);

5 – Erros fazem parte 

Permita e aprenda com os erros e siga em frente. A exemplo do “Google Killed”, deixe claro onde errou, seja para não voltar no erro, seja para fazer diferente;

6 – Os dados também são nossos aliados 

Respeite os dados, pois eles trazem muitas informações para planejamento e decisões. É necessário saber até onde podemos ir com cada informação. O risco de decisões tomadas, quando não se tem dados suficientes, podem e devem existir, porém a empresa deve estar confortável e consciente dessa escolha;

7 – Comunicação voltada ao público-alvo 

A comunicação por meio de comunidade com a linguagem específica do público, traz mais atenção, conexão emocional e relacionamentos verdadeiros. As pessoas estão cada vez mais conectadas com os valores de respeito, transparência e empatia.

8 – Pertencimento 

Não é mais sobre somente buscar audiência e engajamento. O ser humano busca pertencimento, as pessoas estão emprestando a sua atenção. Para entregar conteúdo, além de ser criativo é preciso ser criador.

9 – Nova era 

Estamos saindo da “Era Storytelling” para a “Era da Escrevivência”. É possível narrar a história de forma diferente, trazer novas realidades e vivências para conseguir investir na nova geração de empreendedores do Brasil;

10 – Não esqueça da sua humanidade 

Cuide da sua saúde física e emocional, cuide de você e das pessoas que estão ao seu lado, não tenha medo de ser você, de ser vulnerável ou de acolher. O mundo é feito de vidas humanas imperfeitas que precisam de ajuda e que possuem habilidades para ajudar. As pessoas precisam do que você faz (seja o que for).

O espaço criado nessa Gramado Summit é muito mais do que trocar ideias, é um local de conexão, conversas com velhos e novos (des) conhecidos. A cada passo dado dentro do pavilhão, recebemos um convite para ficarmos atentos e abertos ao novo, independente do assunto. 

 Veja também:

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Você também pode gostar de: