Turismo de inverno na Serra Gaúcha

O turismo de inverno na Serra Gaúcha desempenha um papel significativo na economia da região, já que atrai visitantes de diferentes regiões do país e do exterior durante os meses mais frios do ano.

Atualizado em: Leitura: 2 minutosNível: Básico

Imagem destaque do blogpost do Sebrae RS sobre o turismo de inverno na Serra Gaúcha.

Se você busca saber o motivo pelo qual a Serra Gaúcha é muito procurada para o turismo de inverno, a resposta é simples: experiências únicas.

As cidades serranas de Bento Gonçalves, Canela e Gramado, com suas belas paisagens, os pontos turísticos, atrações e todo o clima europeu da Serra Gaúcha são responsáveis também por boa parte da economia dessa parte do estado.

Só em 2022, Gramado recebeu cerca de 7 milhões de turistas. O turismo na cidade também gera mais de R$ 1,5 bilhão anualmente para a economia local. Bento Gonçalves, conhecida por suas vinícolas e parreirais, registrou um recorde de visitantes em 2022: mais de 1,7 milhão de pessoas circularam pela cidade.

Turismo de inverno nas redes sociais

É inegável que o boom das redes sociais influencia na tomada de decisões dos consumidores. E em relação ao turismo, não poderia ser diferente.

A pesquisa em redes sociais realizada pelo Sebrae do Rio Grande do Sul sobre turismo de inverno na Serra Gaúcha mostra que as palavras mais citadas nas redes, quando o assunto é turismo na Serra Gaúcha são as cidades “Gramado” e “Canela”.

Outros termos que aparecem com frequência são “RS”, Serra Gaúcha”, “hotel”, “hospedagem” e “reservas”,  “inverno”, “fondue”, “café/manhã” e “passeio” também demonstram. Isso revela o interesse dos usuários em conhecer locais, receber indicações de pessoas que já estiveram nas cidades e coletar informações sobre os locais. 

O que os usuários publicam

A pesquisa em redes sociais aponta alguns assuntos que os usuários mais comentam quando falam sobre turismo de inverno na Serra Gaúcha:

  • Vontade de viajar e conhecer a região serrana do Rio Grande do Sul;
  • Viagem para comemorar datas importantes e feriados: aniversários, lua de mel, Natal, dia dos namorados;
  • Viver experiências locais: passeios, gastronomia, eventos, shows, espetáculos, clima europeu.

Comportamento dos turistas

Outro ponto evidenciado em algumas publicações, são os detalhes sobre as viagens, confira: 

  • Acomodação: hotéis são preferência entre os turistas, mas pousadas e Airbnbs também são mencionados;
  • Companhia: apesar da região ser famosa pelo clima romântico, muitas pessoas planejam viajar em grupos maiores de amigos, com a família ou até mesmo solo;
  • Permanência: de um fim de semana a 7 dias, não existe um padrão, o que se pode notar é que os pacotes mais comuns oferecem estadias de 4 noites.

Quer conhecer mais o pensamento dos usuários de redes sociais e receber insights valiosos para o seu negócio também aproveitar as oportunidades do turismo de inverno? Clique aqui e acesse o conteúdo completo gratuitamente.

Banner com direcionamento para o conteúdo completo do blogpost do Sebrae RS sobre o turismo de inverno na Serra Gaúcha.

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Sebrae
Mais de 1 milhão de pequenas empresas transformadas no Rio Grande do Sul. Estamos juntos para evoluir e potencializar o seu negócio.

Você também pode gostar de: