Turismo 2023: o que o consumidor espera

Confira dados importantes sobre feriados em nossa análise realizada nas redes sociais.

Publicado em: Leitura: 3 minutosNível: Intermediário

Em 2023, a expectativa do turismo no Brasil é de um relevante crescimento: 53,6% em comparação ao ano anterior, o que deve consolidar a retomada desse setor, segundo dados da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa).

Para reforçar essa perspectiva, esse ano conta com sete feriados prolongados no calendário, que chamam a atenção dos brasileiros que buscam realizar suas viagens.

  • Para se ter uma dimensão da importância dessas datas, só em 2022, mais de sete milhões de pessoas viajaram pelo país durante as celebrações de Corpus Christi, Nossa Senhora Aparecida, Tiradentes e Páscoa; sem contar as datas comemorativas de fim de ano, quando o número ultrapassou a marca de 9,7 milhões de viajantes, 45% a mais do que o registrado no mesmo período do ano anterior.
  • No Rio Grande do Sul, feriados como o Corpus Christi, por exemplo, fizeram com que o índice de ocupação de hotéis na Serra Gaúcha chegasse a 90%, segundo dados da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA).

Para 2023, o governo gaúcho prevê 13 feriados e 7 pontos facultativos, sendo um deles feriado estadual, a Data Magna Estadual, em 20 de setembro (quarta-feira). Nesse cenário, as redes sociais ganham importância, já que 48% dos brasileiros utilizam essas plataformas para planejar viagens, sendo as mídias digitais imprescindíveis aos negócios desse setor, especialmente para a divulgação dos serviços turísticos.

O escopo desta pesquisa

Diante disso, buscamos identificar comportamentos ou preferências de viajantes sobre suas viagens a turismo em 2023: quais feriados são mais esperados para viajar, quais as expectativas e preferências dos usuários sobre destinos, hospedagens ou experiências. A partir disso, verificaremos quais tendências podem ser identificadas como oportunidades de negócio para o setor e seus subsegmentos (transporte, hospedagem, alimentação, atrativos etc.). Vale destacar que a nossa investigação delimitou a pesquisa com termos relacionados às viagens ou ao desejo de viajar, bem como termos que remetem a datas comemorativas (feriados). Sobre as publicações por canal, do total coletado, as coletas ficaram divididas em 78,8% via Twitter e 21,2% via YouTube.

Feriados mais mencionados (com base na coleta do Twitter)

  1. Feriados em geral / sem especificação
  2. Carnaval
  3. Feriados locais/municipais
  4. Dia de Nossa Senhora Aparecida
  5. Tiradentes
  6. Proclamação da República
  7. Sexta-Feira Santa
  8. Ano novo
  9. Dia do servidor público
  10. Dia de Finados
  11. Natal

O que descobrimos?

Veja a nuvem de palavras da amostra analisada:

  • Tema central da pesquisa, os termos “feriado” e “viajar” foram os mais utilizados nas citações das redes sociais, de forma relacionada.
  • O “carnaval” foi a única data específica a aparecer na nuvem de palavras, o que mostra ser ele um dos principais feriados (mesmo sendo um ponto facultativo) atrelado ao hábito do turismo.
  • Os dias da semana aparecem nas citações, principalmente “segunda”, “terça”, “quinta” e “sexta”, por tratarem de feriados prolongados, portanto, também associados às viagens.
  • O termo “praia” apareceu entre as citações, sendo um destino de viagem comumente associado aos feriados.

O que os usuários comentam sobre o turismo em 2023

Os usuários de redes sociais que se expressam sobre viagens em feriados ou datas comemorativas frequentemente o fazem para relatar as experiências que tiveram, o desejo de viajar em um feriado que se aproxima, compartilhar algumas dicas de destino ou o roteiro de uma viagem já planejada.

O que outros perfis publicam

Embora a maior parte das publicações analisadas tenha sido feita por usuários, alguns posts são de blogs ou anúncios de alguma oportunidade de viagem no feriado, seja com uma promoção especial ou um atrativo imperdível.

turismo 2023 - imagem de teleférico

Oportunidades e dicas

Potencial para o turismo nacional

Com estimativa de crescer quase 54% neste ano, é boa a perspectiva do turismo brasileiro, ainda mais considerando os feriados prolongados previstos, que no ano passado movimentaram bilhões de brasileiros a viajarem. Por seu caráter de curta duração, os feriados são períodos que priorizam os destinos nacionais, seja no mesmo estado do turista ou em outro, ainda mais levando em conta que, em 2023, para mais de 80% dos turistas brasileiros o destino prioritário é o próprio país.

Feriados tranquilos

São comuns os comentários de usuários que enxergam nos dias de feriado uma oportunidade de escapar da rotina, principalmente para aquelas pessoas que vivem em grandes centros urbanos. Nesse sentido, promover experiências de viagem mais calmas, na natureza, com paisagens e aventuras leves, para além das praias, pode ser uma boa estratégia para conquistar turistas em um feriado prolongado.

O pagamento

O orçamento final da viagem, a forma de pagamento e a opção de pacotes promocionais são atributos muito importantes para o turista em geral, seja durante feriados curtos ou mesmo nas férias de maior duração. Sendo assim, divulgar serviços turísticos de feriados ou datas comemorativas que tenham flexibilidade e transparência nesses atributos é uma boa maneira de atrair e fidelizar mais clientes.

Veja a pesquisa completa e confira todas as dicas. Clique no botão abaixo e acesse o material!

Acesse Aqui

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Sebrae
Mais de 1 milhão de pequenas empresas transformadas no Rio Grande do Sul. Estamos juntos para evoluir e potencializar o seu negócio.

Você também pode gostar de: