Tendências para a indústria de Games em 2024
A quantidade de gamers brasileiros se mostrou crescente nos últimos anos. De acordo com a 9° edição da Pesquisa Game Brasil, 74,5% dos brasileiros jogam videogame.
Atualizado em: Leitura: 3 minutos
A indústria global de games movimentou US$ 197 bilhões em 2022, segundo a Statista, apresentando alta em relação aos US$ 184,9 bilhões registrados no ano anterior.
A expectativa para os próximos anos, segundo as projeções as projeções da Statista, indicam que o mercado global de games deve crescer, em média, 12,1% ao ano até 2027. Para 2023, é esperada uma movimentação de US$ 221,4 bilhões, enquanto em 2024, mundialmente, devem circular US$ 242,7 bilhões no setor.
Tendências e estratégias no mercado de games
- IA Generativa em jogos: com a inteligência artificial sendo aplicada nas mais diferentes áreas, os jogos digitais não ficam atrás. A estimativa é que as mais novas ferramentas de geração por IA sejam usadas para produção de games.
- Jogos sob demanda: também chamado de jogos na nuvem, é poder jogar vários jogos em diferentes dispositivos. Nesse sentido, exemplos de plataformas que já estão na nuvem são o GeForce Now da Nvidia e o Xbox Cloud Gaming da Microsoft.
- E-Sports e jogos profissionais: as competições de jogos digitais crescem e o desenvolvimento em jogos pensados nesse nicho acompanham a tendência. Jogos com ligas profissionais e transmissão ao vivo estão se estabelecendo.
- Jogos em realidade virtual e realidade aumentada: são tipos de experiências interativas que combinam elementos do mundo virtual com o mundo real de diferentes maneiras. A VR é uma tecnologia que cria um ambiente totalmente digital e imersivo no qual os usuários podem interagir. A AR mistura elementos do mundo real com elementos virtuais sobrepostos.
- Jogos retrô e remakes: A tendência dos jogos retrô tem ganhado força nos últimos anos, com diversas empresas, como a Atari, aproveitando a chance de revitalizar títulos clássicos para uma nova geração de jogadores.
Mercado nacional de games
O Brasil vem ampliando sua participação no setor de games com um crescimento estimado em 169% entre 2018 e 2022, conforme levantamento da Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil). Em 2022, o país alcançou o quinto maior mercado consumidor do planeta, com cerca de 101 milhões de jogadores, segundo a Newzoo. Já em volume de recursos, o país ficou em 10º lugar em 2022, movimentando R$ 2,2 bilhões.
Mercado no Rio Grande do Sul
O mercado gaúcho tem destaque no cenário gamer brasileiro, sendo o segundo maior polo do país depois de São Paulo, segundo dados da Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais do Rio Grande do Sul (ADJogosRS). Em 2022 foram 219 games produzidos no estado e um faturamento de R$ 79,7 milhões, crescimento de 1,7% comparado a 2021.
Perfil e comportamento dos consumidores
Desde 2013, a Pesquisa Gamer Brasil publica resultados anuais sobre o mercado de games no Brasil. A nona edição, de 2022, apresentou os seguintes dados:
84,4% afirma que jogos eletrônicos estão entre as suas principais diversões, enquanto 15,6% diz que não estão. 76,5% afirma que games são sua principal forma de entretenimento, enquanto 23,5% afirma que não são.
Modelos de negócios para atuar com games
Existem alguns modelos de negócio para quem quer empreender no mundo dos games. É importante conciliar os objetivos do jogo com o perfil de jogador para adotar o modelo de produto mais conveniente para cada grupo:
- Pagamento único: é o modelo mais tradicional que existe e seu principal exemplo é a venda de jogos em DVDs ou cartuchos. Nesse modelo, o cliente adquire o jogo uma vez e então pode jogá-lo quantas vezes quiser.
- Grátis com anúncios: esse tem sido um modelo muito popular para jogos de smartphone. Nesse tipo de jogo, o cliente não faz nenhum investimento financeiro. O lucro do jogo ocorre por meio de propagandas de outros negócios.
- Grátis com compras internas: também conhecido como freemium. Nesse caso, não há investimento inicial por parte do jogador, no entanto, é esperado que ele invista recursos financeiros no decorrer do game. As compras, assim, são de produtos exclusivos que serão úteis no jogo e que não podem ser adquiridos de outra maneira.
- Pago com compras internas: chamado também de paymium. Esse modelo é menos popular no mercado. Nele, o jogador deve fazer um investimento inicial para ter acesso ao jogo e
no game terá a possibilidade de fazer novas aquisições.
Quer saber mais sobre o promissor mercado de games? Aproveite o nosso e-book gratuito e fique por dentro do assunto.
Gostou desse post?
Conteúdo escrito por: