Skincare: tendências de mercado e insights

Conheça o comportamento dos consumidores nas redes sociais, a visão das marcas e como os influenciadores impulsionam as vendas.

Publicado em: Leitura: 2 minutosNível: Intermediário

Imagem de destaque para o blogpost sobre skincare em redes sociais.

Influenciadores, famosos e usuários normais: falar sobre skincare está em alta entre todos os públicos das redes sociais. Produtos do segmento de cuidados com a pele tiveram um crescimento de vendas de 161,7% durante os primeiros meses de 2020, em comparação com o mesmo período de 2019.

E o futuro parece ser cada vez mais positivo: segundo o Statista, a previsão de receita do mercado para 2026 é de R$ 16 bilhões.

Redes sociais e skincare

As redes sociais têm sido grandes impulsionadoras desse mercado. É comum rolar os feeds e encontrar influenciadores digitais divulgando seus hábitos de skincare, produtos que costumam utilizar e até mesmo receitas caseiras – seja por meio de conteúdos patrocinados ou por conteúdo orgânico de lifestyle.

Nas redes sociais, as marcas desse mercado encontraram um espaço criativo para divulgar seus produtos, acompanhar tendências de mercado e até rastrear hábitos e comportamentos de consumo.

O que as redes sociais têm para dizer sobre o mercado

O mercado de skincare tem se mostrado cada vez mais forte no digital, por isso realizamos uma pesquisa em três plataformas (Instagram, Twitter e Youtube) para saber o que os usuários mais falam sobre o assunto.

Consumidores comuns representam a parcela de usuários que mais comenta a respeito de skincare. Eles trazem em seus comentários opiniões, elogios, críticas, desejos e outras manifestações sobre o assunto. Em segundo lugar, aparecem os influenciadores, seguidos por lojas, centros de beleza, profissionais esteticistas e marcas.

Conheça alguns resultados a seguir:

Assuntos como experiências positivas e negativas têm destaque

Cada vez mais exigentes, os consumidores desejam que os produtos para skincare sejam solucionadores de problemas, suprindo suas necessidades e se adaptando ao seu tipo de pele.

Quando o produto cumpre o prometido, o usuário costuma elogiar o produto, comentando sua experiência e, muitas vezes, até recomendando o produto utilizado. Mas, caso não cumpra sua promessa, os usuários também usam as redes sociais para mostrar seu descontentamento.

Relação custo x benefício dos produtos de skincare

Muitos usuários medem o valor do produto por sua qualidade, funcionalidade e finalidade, ficando o preço em segundo plano. Hoje, existe uma maior disposição por parte de uma parcela dos usuários, para pagar mais por um produto de mais qualidade. Mas a outra parcela dos usuários considera o preço um fator decisivo na hora da compra.

Ingredientes importam

Com mais acesso a informação, consumidores estão mais conscientes e criteriosos sobre quais produtos estão colocando em seus rostos. Hoje, é um hábito comum dos usuários fazer uma pesquisa prévia sobre ingredientes das formulações.

Com esse novo hábito também surgiram questionamentos e cobranças por mais transparência dos influenciadores em reviews e publicidades.

 

Conheça mais sobre o que os usuários de redes sociais falam sobre skincare e tenha insights valiosos sobre este mercado acessando nosso material completo aqui.

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Conteúdo escrito por:

Sebrae
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