Tendências para o setor de beleza em 2024

O mercado de beleza do Brasil é um dos maiores do mundo, sendo responsável por 4% do PIB nacional.

Atualizado em: Leitura: 3 minutos

De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o Brasil ocupa a 2ª posição entre os países que mais lançam produtos na área e está em 4º lugar entre os países que mais consomem produtos de beleza no mundo. Segundo um relatório especial da McKinsey, a previsão é que o setor atinja o faturamento de U$ 580 bilhões até 2027.

Separamos algumas oportunidades e tendências do mercado da beleza para ficar de olho em 2024.

Vendas do mercado brasileiro

Segundo a Statista, a venda de produtos de higiene pessoal e cosméticos no Brasil alcançou R$ 124,5 bilhões em 2021 e pode ultrapassar os R$ 130 bilhões em 2026. Nesse cenário destacam-se fragrâncias, produtos masculinos, desodorantes, cuidados com o cabelo, produtos infantis, proteção solar, maquiagem, produtos para banho, cuidados com a pele e produtos depilatórios.

Mercado masculino: produtos e serviços para o público masculino observam um interesse cada vez maior. Os consumidores estão mais abertos a experimentar esses itens. Como resultado, o Brasil é hoje o segundo maior mercado de produtos de beleza para homens, segundo a Abihpec.

Mudanças comportamentais do consumidor

  • Neuro glow: a tendência “neuro glow” propõe uma abordagem abrangente da beleza na qual os consumidores estão priorizando o bem-estar para melhorar a saúde física e mental. Por meio da integração de tecnologia, parcerias com outras marcas, inclusão de diversos públicos e personalização, é perceptível uma busca por técnicas de alívio do estresse e a visão de que a beleza também é uma forma de demonstrar saúde. Nesse sentido, práticas como a psicodermatologia e a neurocosmética têm forte apelo em ganhar popularidade entre consumidores em todo o mundo. Uma pesquisa da Mintel, que indica tendências entre consumidores de beleza, aponta que 81% dos brasileiros concordam total ou parcialmente que as marcas de beleza devem fornecer mais evidências científicas que confirmem os resultados prometidos, como a redução de rugas ou de manchas, o tratamento de olheiras, entre outros.

 

  • Belez-IA: a tendência “belez-IA” ou beaut-AI (em inglês) indica que as marcas de beleza podem usar informações fornecidas pelos próprios clientes, como feedbacks nas redes sociais, para identificar lacunas e criar produtos inovadores e adaptados às necessidades específicas dos consumidores. Por meio da análise de dados, identificação de padrões e geração de insights, a inteligência artificial (IA) ajuda a acelerar o desenvolvimento de novos produtos e criar meios para acessá-los. Um exemplo dessa abordagem personalizada por meio do uso de tecnologia são os espelhos inteligentes, já utilizados em salões de beleza para definir o corte de cabelo ou a coloração ideal atrelados ao desejo do cliente. A mesma ferramenta pode ser utilizada em lojas de maquiagem para testar produtos em provadores virtuais gerados pela IA.

 

  • Simplicidade sofisticada: a tendência emergente de “simplicidade sofisticada” mostra a preocupação dos consumidores com a qualidade dos ingredientes, a eficácia comprovada dos produtos e a segurança trazida pela simplicidade. Em outras palavras, há uma priorização pela funcionalidade em detrimento de embalagens extravagantes ou campanhas de marketing glamourizadas. Os consumidores estão dispostos a pagar valores maiores em produtos com resultados possíveis e visíveis, em vez de favorecer aspectos mais superficiais, como marcas com celebridades embaixadoras. Para se destacar entre esse público-alvo, o foco do empreendimento deve ser na inovação e na qualidade no desenvolvimento de produtos.

tendências para o mercado de beleza

Produtos e serviços em evidência

  • Skincare;
  • Unhas: novos designs, cores e brilhos;
  • Cabelos rebeldes e naturais;
  • Produtos e serviços por assinatura;
  • Comodidade da tecnologia: agendamentos e atendimento por aplicativos.

Sustentabilidade, bem-estar e nichos

Sustentabilidade, propósito das empresas, a própria saúde e bem-estar estão entre as maiores preocupações dos consumidores. Além disso, nichos de consumo buscam produtos que atendam suas necessidades específicas e demandam soluções que atendam os seguintes critérios:

  • Sustentabilidade: consumidores estão preocupados com a preservação do meio ambiente e o uso de ingredientes naturais que não sejam nocivos à saúde;
  • Saúde primeiro: beleza e saúde estão cada vez mais unidas e com foco no bem-estar. Após mais de dois anos de pandemia, esse comportamento deve se fortalecer;
  • Propósito e transparência: consumidores buscam se identificar com os reais valores das marcas que consomem. Ter claro seu objetivo, seus ideais e propósitos é algo que pode convencer o consumidor a optar por seu produto ou serviço;
  • Beleza natural e empoderamento: pessoas reais e belezas naturais estão com tudo. A busca por um ideal de beleza universal foi trocada pela busca da aparência que satisfaça seus próprios padrões com simplicidade e bem-estar.

Quer mais conteúdo? Descubra as Tendências para o Setor de Beleza em 2024 acessando o nosso e-book gratuito completo.

Acesse o Material Completo

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Sebrae
Mais de 1 milhão de pequenas empresas transformadas no Rio Grande do Sul. Estamos juntos para evoluir e potencializar o seu negócio.

Você também pode gostar de: