Oportunidades para o mercado de maquiagens
O mercado nacional de produtos de beleza é dominado por grandes companhias, mas a produção local é predominante, alavancando a geração de empregos e gerando oportunidades para micro e pequenos negócios.
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Em retomada após o auge da pandemia, o setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, que engloba o segmento de maquiagem, apresenta sinais de crescimento. O Brasil ocupa a quarta posição no ranking global de consumo de produtos do setor, abrangendo uma fatia de 45,8% de toda a América Latina. Os brasileiros são adeptos de tendências atuais, como a busca por consumo consciente, ingredientes naturais e cuidados com a saúde e o meio ambiente. Conheça a seguir detalhes do mercado de maquiagem.
Dados e hábitos dos consumidores de maquiagem
Cerca de 1,5% do orçamento do brasileiro é destinado ao consumo de produtos e serviços relacionados à beleza (Technavio). As mulheres gastam por ano, em média, R$ 1.530 em cosméticos, enquanto os homens destinam R$ 880 ao ano para esses produtos (Statista).
Crescimento de mercados de nicho
O mercado brasileiro acompanha as tendências mundiais, e temas como sustentabilidade, inclusão e quebra de tabus em relação à beleza masculina já estão em pauta por aqui.
- Para 92% dos consumidores brasileiros, a sustentabilidade influencia sua decisão de compra.
- 30% dos homens brasileiros admitem pintar as unhas.
- 37% dos homens estão abertos a ouvir sobre maquiagem.
- 46% das consumidoras de pele negra afirmam que o principal motivo de desistirem da compra de base, corretivo ou pó é não achar o tom ideal; 57% já precisaram comprar mais de um produto e misturar para que combinasse com sua cor de pele.
Esses dados reforçam o crescimento de três mercados com grandes oportunidades, onde consumidores e consumidoras já estão preparados para investir.
Comportamento de consumo com relação a atributos de sustentabilidade
- 40% priorizam produtos com ingredientes naturais.
- 75% deixariam de comprar um item ao descobrir que foi testado em animais.
- 75% dos brasileiros mudaram hábitos de consumo devido à preocupação com o planeta.
Produtos em destaque no mercado
Maquiagens multifuncionais: podem ser usadas de diversas formas e apresentadas nos formatos cremoso, bastão ou líquido, podendo ser aplicados como blush, batom ou sombra.
Delineadores coloridos: surgem em tonalidades variadas, nas versões lápis e pincel, também assumindo uma proposta multifuncional.
Contorno, brilho e gloss labial: a estética dos anos 1990 e 2000 está de volta à moda, e nessa esteira vem os lábios contornados com lápis mais escuro e gloss ou batom no centro.
Gel delineador para sobrancelhas: as sobrancelhas naturais estão em alta, na esteira da valorização de uma beleza natural. Produtos que agem penteando para cima de forma discreta se destacam com a aplicação de gel, que pode ser incolor ou em cores neutras.
Maquiagens sólidas: a maquiagem em barra é sinônimo de menos lixo, menos embalagens, menos consumo de água e menos impacto ao meio ambiente. São produtos secos, que podem ter o caráter
multifuncional, indo do batom à sombra na mesma barra.
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