O design diferenciado que conquistou o mercado
A gestão e o design diferenciado podem levar um negócio muito mais longe. Assim fez a Memor Design Brasileiro.
Publicado em: Leitura: 4 minutosNível: Básico
Um espaço criado pelo Sebrae para fomentar as micro e pequenas empresas que trabalham no setor moveleiro foi o cenário perfeito para a criação de um novo negócio. No fim de 2018, um grupo de empresários conversava sobre suas empresas quando surgiu a ideia de juntar expertises para criar uma marca que se diferenciasse pelo design. “A gente foi conversando e vendo a possibilidade de criar um produto para o mercado”, recorda Cintia Weirich, uma das empreendedoras que participou daquele momento de ideação. Dos participantes, três empreendedores resolveram iniciar o projeto. “Quando a gente realmente montou o negócio, foram três empresas [que se uniram]. A Delucci, que é a outra empresa que eu faço parte, focada em madeira maciça, e mais duas empresas de Caxias do Sul, uma focada em marcenaria de alto padrão, que trabalhava com lâminas de madeira, e outra empresa, com foco no metal”, explica Cintia. Foi assim que surgiu a Memor Design Brasileiro.
Mudanças com a pandemia
A Memor começou a ganhar mercado pouco a pouco até que a pandemia de covid-19 chegou ao Brasil, no primeiro trimestre de 2020. “Foi um baque. Todo mundo teve que se reinventar. Dos meus sócios, um optou por fechar sua empresa, que fornecia os metais. A outra sócia estava cuidando mais do negócio dela. Eu também estava cuidando mais da Delucci. Então, a Memor estava meio sem dono. Optamos por desfazer a sociedade e eu comprei a parte deles”, explica.
Retomada com crescimento após reestruturação
Quando Cintia decidiu assumir a Memor sozinha, em 2020, tinha pela frente o desafio de fazer a marca crescer. “Fomos atrás de uma pessoa com conhecimento na parte de gestão comercial e trouxemos ela para montar uma área de representantes. Uma equipe que, até então, não tínhamos. Começamos a montar equipes em todo o país e a buscar parceiros. Conseguimos, e a Memor, aos poucos, está crescendo e buscando seu espaço”, diz a empreendedora. Passado o período mais crítico da pandemia, a empresa voltou a participar do Salão de Gramado, em 2022. A Memor tem conseguido quase dobrar de tamanho a cada ano desde 2019. A empresa teve um crescimento importante entre 2020 e 2022, especialmente após a reestruturação do negócio, liderada por Cintia.
“Entre 2020 e 2021, foi um período muito bom. As pessoas, com a pandemia, se voltaram para casa. Então, foi um momento de muito consumo. Como a Memor tinha o diferencial do design, foi um produto que agradou e segue agradando”, avalia Cintia.
A diferença faz a marca
Na avaliação de Cintia, a Memor se diferencia no mercado por investir em design e pela mistura de materiais. A marca busca usar diferentes elementos, como madeira maciça, tampos escavados, tampos orgânicos, mistura de metais, entre outros. “A gente tem uma cadeira que foi nosso lançamento, a cadeira Alfaiate, que traz uma mistura de pés de madeira, pés de metal, assento estofado, uma colcha estofada que traz a mistura de tecido e couro. Então, nossa diferenciação é a mistura dos materiais aliado ao design”, explica Cintia.
O desenvolvimento constante do negócio
A relação de Cintia com o Sebrae começou antes da fundação da Memor. “O Sebrae entrou na minha vida no fim de 2015 ou no início de 2016, quando eu comecei a ir mais para a empresa”, recorda. Ela se refere à Móveis Delucci, empresa que fundou junto ao marido, Edwin Lucci, em 2013, e que começou a produzir móveis para o segmento corporativo em 2015. “O Sebrae bateu na minha porta. Quando eu comecei com a Delucci, o consultor passou lá e me convidou para fazer parte de um projeto. Entrei nesse primeiro projeto, onde fui descobrindo tudo que o Sebrae poderia oferecer”, lembra Cintia. Foi por meio da Delucci que ela contratou o Sebraetec para o desenvolvimento de uma peça com design pela primeira vez. “A gente fez uma mesa chamada Tango, que a Ye Design desenhou. Ela fez muito sucesso. A Delucci foi parceira do Sebrae e uma das primeiras empresas a utilizarem o design na madeira maciça, trazendo o design para a indústria”, complementa.
Mais gestão gera mais acertos
A consultoria e os serviços do Sebrae passaram a ser contratados com frequência. “O Sebrae foi fundamental. Tem consultores maravilhosos, que me ensinaram desde como fazer o custo do produto, a gestão da empresa, uma tabela de preços, a fazer um desenho técnico, como sair daquela coisa do escritório e levar para a produção. Eu usei muito o Sebrae na área de gestão de pessoas, de administração, de marketing, de design”, enumera. Quando a empreendedora investiu na Memor, tinha conhecimentos que ajudaram nos primeiros passos da marca. “A Memor surgiu por causa do Sebrae, foi onde nos encontramos, os donos das empresas. Não fiz um plano de negócios certinho, mas já tinha noção do que fazer. Os consultores diziam: ‘O que você vai fazer? Para quem você vai vender?’, e já tínhamos aquilo internalizado. Quando decidimos montar a Memor, já começamos com isso, o que a gente vai fazer, a que público atender, que produto ofertar, como diferenciar. Fomos mais assertivos”, avalia.
Pensando no futuro
No início de 2023, a Memor participa, pela primeira vez, da Feira Brasileira de Móveis e Acessórios de Alta Decoração, a Abimad, em São Paulo. A expectativa é de tornar a Memor uma marca mais conhecida nacionalmente e fazer contatos para encontrar parceiros fora do país. Para os próximos anos, Cintia quer ampliar o conhecimento de mercado da Memor, conquistar novos parceiros comerciais e mais vendas, além de seguir investindo em design diferenciado.
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