No varejo do futuro, a inovação está na moda  

Você, empreendedor de pequenos e médios negócios, veja dicas de Moda e Varejo trazidas da última FBV

Atualizado em: Leitura: 3 minutos

Não é preciso dizer que a vida mudou e muito nos últimos anos. Com o digital cada vez mais presente na vida de todos, hábitos comuns do dia a dia deram lugar a novos costumes. O mundo mudou e a forma como consumimos bens e serviços, também.  

Mas se engana quem acha que para inovar é necessário um alto aporte financeiro ou o emprego de tecnologia de ponta. Para o empreendedor que está à frente dos pequenos negócios, a boa notícia é: a inovação está ao alcance de todos. E os segmentos de Moda e Varejo são dois bons exemplos dessa realidade. 

Estratégias que vêm para ficar 

Exemplos dessas tendências são encontrados em diferentes frentes. Considerado o maior evento do segmento na Região Sul do País, a Feira Brasileira do Varejo (FBV) é um deles e confirmou em maio de 2022 alguns dos mais importantes insights que deverão permear o planejamento dos pequenos negócios que querem permanecer relevantes. São estratégias práticas, de fácil entendimento e que, principalmente, vêm para ficar: 

  • Fusão online e offline; 
  • Collabs como ferramentas de inovação;  
  • Experimento e erro; 
  • Micro e pequenos ganham força quando em rede; 
  • Conceito de teias e colmeias para suporte. 
Entrada da FBV (Feria Brasileira do Varejo)
Foto da entrada da FBV (Feria Brasileira do Varejo). Reprodução.

No Rio Grande do Sul 

Um exemplo recente dos conteúdos acima apresentados é a parceria entre as empresas Gang e Fruki, duas marcas Gaúchas. De nichos completamente distintos – moda e alimentação – mas ambas com forte apelo do grande público, elas se uniram para uma colaboração inédita que deu vida a uma coleção de roupas e acessórios que conecta a memória afetiva de Fruki Guaraná com a moda.

A iniciativa virou case de inovação no meio demonstrando que, por meio de uma visão compartilhada e do esforço contínuo, duas marcas que abriram mão de aspectos tradicionais conseguiram se conectar com outros públicos e, assim, ganharam novos mercados. 

É sobre conseguir atenção das pessoas 

Não é sobre vender mais, apenas. O jogo é sobre experiência, conteúdo e influência. 

Como atingir os objetivos 

  • Sair de uma estratégia transacional em benefício da construção de uma estratégia relacional; 
  • Entender que a venda é consequência de uma relação de ajuda, trocas e conhecimento. 

 

E como chegar lá? 

  • Como ponto de partida, faça boas perguntas para extrair informações relevantes da audiência. 
  • Construa uma paixão pelo seu futuro muito maior do que aquela que você sente pelo seu passado.  
  • Saiba ouvir: a vulnerabilidade abre portas incríveis para inovação e criatividade. 

 

Inovar compartilhando 

Se eventos nacionais como a FBV são fonte valiosa de conteúdo, iniciativas de âmbito global como a National Retail Federation (NRF), realizada anualmente nos EUA, também servem de referência para que empreendedores saibam hoje o que será tendência amanhã.

Em uma cidade brasileira qualquer ou em Nova Iorque, empresas buscam novos produtos, serviços e formas de agregar valor à experiência do consumidor.  

 Se por um lado gigantes do mercado varejista já traçam estratégias ousadas para atuar no metaverso, também é verdade que não é necessário ir até a Terra do Tio Sam para se entender na prática até onde a inovação pode levar. Em Porto Alegre (RS), o ecossistema empreendedor gaúcho viu nascer em 2022 a loja Paralela Sebrae Concept.  

Em 60 metros quadrados, o espaço localizado no Mercado Paralelo funciona ao estilo Pop Up, de forma colaborativa, reunindo até cinco empresas dos segmentos de Moda, Gastrô, Decor, Home e Bem-Estar em plena sinergia.

Nas gôndolas e prateleiras, mais do que produtos, estão experiências de consumo que são mais relevantes, encantadoras e inovadoras para os clientes. Um exemplo simples e concreto de como inovar é um verbo melhor conjugado quando compartilhado. 

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