No varejo do futuro, a inovação está na moda
Você, empreendedor de pequenos e médios negócios, veja dicas de Moda e Varejo trazidas da última FBV
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Não é preciso dizer que a vida mudou e muito nos últimos anos. Com o digital cada vez mais presente na vida de todos, hábitos comuns do dia a dia deram lugar a novos costumes. O mundo mudou e a forma como consumimos bens e serviços, também.
Mas se engana quem acha que para inovar é necessário um alto aporte financeiro ou o emprego de tecnologia de ponta. Para o empreendedor que está à frente dos pequenos negócios, a boa notícia é: a inovação está ao alcance de todos. E os segmentos de Moda e Varejo são dois bons exemplos dessa realidade.
Estratégias que vêm para ficar
Exemplos dessas tendências são encontrados em diferentes frentes. Considerado o maior evento do segmento na Região Sul do País, a Feira Brasileira do Varejo (FBV) é um deles e confirmou em maio de 2022 alguns dos mais importantes insights que deverão permear o planejamento dos pequenos negócios que querem permanecer relevantes. São estratégias práticas, de fácil entendimento e que, principalmente, vêm para ficar:
- Fusão online e offline;
- Collabs como ferramentas de inovação;
- Experimento e erro;
- Micro e pequenos ganham força quando em rede;
- Conceito de teias e colmeias para suporte.
No Rio Grande do Sul
Um exemplo recente dos conteúdos acima apresentados é a parceria entre as empresas Gang e Fruki, duas marcas Gaúchas. De nichos completamente distintos – moda e alimentação – mas ambas com forte apelo do grande público, elas se uniram para uma colaboração inédita que deu vida a uma coleção de roupas e acessórios que conecta a memória afetiva de Fruki Guaraná com a moda.
A iniciativa virou case de inovação no meio demonstrando que, por meio de uma visão compartilhada e do esforço contínuo, duas marcas que abriram mão de aspectos tradicionais conseguiram se conectar com outros públicos e, assim, ganharam novos mercados.
É sobre conseguir atenção das pessoas
Não é sobre vender mais, apenas. O jogo é sobre experiência, conteúdo e influência.
Como atingir os objetivos
- Sair de uma estratégia transacional em benefício da construção de uma estratégia relacional;
- Entender que a venda é consequência de uma relação de ajuda, trocas e conhecimento.
E como chegar lá?
- Como ponto de partida, faça boas perguntas para extrair informações relevantes da audiência.
- Construa uma paixão pelo seu futuro muito maior do que aquela que você sente pelo seu passado.
- Saiba ouvir: a vulnerabilidade abre portas incríveis para inovação e criatividade.
Inovar compartilhando
Se eventos nacionais como a FBV são fonte valiosa de conteúdo, iniciativas de âmbito global como a National Retail Federation (NRF), realizada anualmente nos EUA, também servem de referência para que empreendedores saibam hoje o que será tendência amanhã.
Em uma cidade brasileira qualquer ou em Nova Iorque, empresas buscam novos produtos, serviços e formas de agregar valor à experiência do consumidor.
Se por um lado gigantes do mercado varejista já traçam estratégias ousadas para atuar no metaverso, também é verdade que não é necessário ir até a Terra do Tio Sam para se entender na prática até onde a inovação pode levar. Em Porto Alegre (RS), o ecossistema empreendedor gaúcho viu nascer em 2022 a loja Paralela Sebrae Concept.
Em 60 metros quadrados, o espaço localizado no Mercado Paralelo funciona ao estilo Pop Up, de forma colaborativa, reunindo até cinco empresas dos segmentos de Moda, Gastrô, Decor, Home e Bem-Estar em plena sinergia.
Nas gôndolas e prateleiras, mais do que produtos, estão experiências de consumo que são mais relevantes, encantadoras e inovadoras para os clientes. Um exemplo simples e concreto de como inovar é um verbo melhor conjugado quando compartilhado.
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