Dia da Pizza: empresa busca expansão do negócio pelo modelo de franquias
No dia 10 de julho comemora-se o Dia da Pizza e nada melhor do que uma história real para mostrar o potencial desse mercado.
Atualizado em: Leitura: 4 minutosNível: Básico
Marcio Maidana Preissler é um empreendedor que tem a ousadia e o foco no trabalho como marcas da sua trajetória. Desde os 15 anos já se dedicava a ajudar os pais no negócio da família (conhecido como 24 Bebidas e Lanches) e, em 2012, decidiu criar sua primeira empresa em busca de reforçar o orçamento de casa. “Comecei de forma bem amadora a fazer gelo em casa”, conta.
Expansão da empresa
Após diversos anos de dedicação, Marcio viu sua empresa se profissionalizar e expandir cada vez mais. Já tinha duas máquinas de fabricação de gelo operando e, junto à sua esposa Neiva, atendia diversos clientes na sua cidade. O passo seguinte para crescer seria atender outras cidades. Então, eles decidiram vender a casa em que moravam. “Encomendamos as máquinas, compramos o caminhão e um monte de freezers. Saímos de casa e fomos para o 24”, conta Marcio. Marcio e a esposa saíram de seus empregos e passaram a focar na empresa. Em 2013, o pai de Marcio decidiu vender o bar. Marcio e Neiva fizeram uma proposta e compraram o 24 Bebidas e Lanches. “A gente trabalhou nessas duas frentes. Até que eu vi que o negócio do bar era mais rentável e não era tão puxado”, conta Marcio. Quando decidiu vender a fábrica de gelo, em 2016, ele atendia empresas de sete cidades da região.
Revolução no bar e as primeiras pizzas
No período entre a compra do 24 e a decisão de se dedicar apenas ao bar, Marcio e Neiva se separaram. “Mas continuamos com a sociedade, porque a separação foi bem amistosa”, conta Marcio. Depois de vender a fábrica de gelo, ele diz que fez uma revolução no 24 até 2019. “Nós viramos uma referência de lancheria, de petiscaria, de choperia na cidade”, orgulha-se. Buscando sempre inovar, Marcio começou a fazer no local as pizzas cones. No início, vendeu muito, quase 200 pizzas cones por noite. Mas a euforia com a novidade passou. Só que ele não desistiu das pizzas. Buscou por um curso na área, em Campinas (SP), em meados de 2019, e, no fim do ano, lançou a própria pizza no 24.
De item para agregar valor ao bar até marca desejada
Como as vendas de pizzas cones tinham dado certo, Marcio logo pensou em investir nas pizzas tradicionais, pois tinha a intenção de oferecer um produto menos sazonal. Ele juntou dinheiro para investir no novo negócio e começou a testar as primeiras receitas. Em novembro de 2018, começou a vender as primeiras pizzas. “Deu muito certo. Tanto que a gente resolveu abrir em outra cidade. Mas, para abrir em outra cidade, não podia ir com o 24. Daí surgiu a ideia de fazermos uma marca nova”, conta Marcio. O novo nome surgiu da mistura de “‘Par’ de Pardal (apelido de Marcio) e ‘ma’ de Madruga (sobrenome da Juliane). Como vai ter mais de uma [pizzaria], Parmas”, explica. Em janeiro de 2020, eles inauguraram o primeiro delivery Parmas Pizza na cidade vizinha, Horizontina.
Crescimento com o delivery
Os empreendedores inauguraram o primeiro delivery com a marca Parmas Pizzaria dois meses antes da pandemia começar no país. O fato de Horizontina ter um porte parecido com Três de
Maio (sua cidade), ficar apenas a 20 quilômetros de distância e ter uma renda per capita alta colaborou para a abertura da filial. O delivery da marca cresceu na pandemia, quando muitas
pessoas tiveram que ficar em casa. Em fevereiro de 2022, os sócios abriram outra unidade, na cidade de Tuparendi.
Foco na expansão do negócio
Como a operação da Parmas era só de delivery, a marca tinha pouca visibilidade. Foi aí que os sócios decidiram abrir uma sede própria da Parmas Pizzaria, em 22 de setembro de 2022. “Quando a gente veio aqui para o salão, que tem a fachada com a marca, e o pessoal conhece a Parmas, mais que dobrou o número de pedidos”, calcula Marcio. Desde quando ainda estava à frente do 24 Bebidas e Lanches, Marcio contou com o apoio do Sebrae para fazer workshops de gestão de pessoas e redes sociais.
Postagem com sugestão de próximo passo teve retorno rápido
Além dos workshops do Sebrae, que fez antes da pandemia, Marcio comenta que sempre teve o apoio dos consultores de Santa Rosa. “Comecei a conversar com o Sebrae, e foram muito atenciosos, principalmente a Michele, que estava à frente. Eu conversava com ela direto, tirava dúvidas”, conta. Marcio gostava muito dos workshops, aos quais planejava levar pessoas da sua equipe para participar, mas a pandemia afetou os planos.
“Muita gente não sabe o quanto de suporte o Sebrae dá para a gente e não aproveitam. É só entrar em contato com eles”.
Franquias, crescimento e os próximos passos
Marcio e Juliane vislumbraram a expansão do negócio por meio de franquias. “A gente fez postagem no Instagram sobre a franquia. Um amigo meu, de Cruz Alta viu, e infernizou minha vida porque ele queria abrir lá”, relata Marcio. No fim de 2021, esse amigo empreendedor esteve em Três de Maio. Na ocasião, Marcio ofereceu a ele uma pizza da Parmas. Começou ali o desejo de implantar uma franquia em Cruz Alta.
A primeira franquia da Parmas Pizzaria foi aberta pelo amigo de Marcio em junho de 2022. A inauguração trouxe um novo desafio, já que Marcio não abre mão de fornecer todos os insumos para a elaboração das pizzas. Por isso, a logística era essencial para a empresa. Paralelamente à abertura da primeira franquia, os sócios trabalharam com advogados especializados para formatar a documentação e iniciar a expansão por meio de franquias. Em 2022, a parte burocrática foi vencida.
A expansão do negócio por meio de franquias já está projetada. A ideia é expandir a Parmas Pizzaria a partir da proximidade com cidades em que já operam. A expectativa dos sócios é abrir cinco unidades em 2023. “A visão da Parmas é ser a maior rede de franquias do Rio Grande do Sul de pizzas”, vislumbra o empreendedor.
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