A economia prateada no Brasil e o consumidor sênior
A economia prateada está reformulando o cenário de negócios no Brasil, criando novas oportunidades e transformando o perfil do consumidor sênior.
Atualizado em: Leitura: 2 minutosNível: Intermediário
A economia prateada, também conhecida como economia da longevidade, tem se destacado por realizar esforços para compreender e desenvolver negócios direcionados ao público de 50 anos ou mais.
Isso se deve à compreensão de que, a partir dessa idade, novos comportamentos surgem devido às mudanças nas relações sociais, profissionais e condições financeiras do indivíduo.
No Brasil, a economia prateada é caracterizada por um conjunto de medidas estratégicas propostas pelo governo para adaptar a economia à nova dinâmica populacional.
Economia prateada no Brasil e o impacto do consumidor sênior
Os consumidores seniores são uma força emergente no Brasil. Segundo dados do IBGE, a população sênior, de 60 anos ou mais, movimenta anualmente R$1,8 trilhão, demonstrando seu poder de consumo.
Além disso, a população sênior no Brasil cresceu 39,8% entre 2012 e 2021, reforçando seu impacto potencial no mercado.
Olhar do consumidor sobre o mercado
Apesar de sua crescente importância, muitos consumidores 60+ ainda se sentem insatisfeitos com a forma como o mercado os atende.
A falta de representatividade e a percepção de que suas necessidades específicas são muitas vezes ignoradas pelas marcas são algumas das críticas mais comuns.
A necessidade de uma comunicação mais eficaz e estratégias de marketing bem elaboradas com essa faixa etária é evidente.
O desafio para as marcas é se adaptar à economia prateada no Brasil
Um dos maiores desafios que esse mercado enfrenta é a invisibilidade. Esse fenômeno ocorre quando determinados grupos são ignorados, seja por preconceito ou indiferença.
Pessoas mais velhas são frequentemente afetadas por isso, já que muitas vezes são desconsideradas pelo mercado e pelas marcas.
Nesse cenário, existe uma oportunidade para marcas serem mais diversas e inclusivas, integrando o público sênior. Isso pode ser feito de várias formas:
- Com campanhas publicitárias inclusivas com o público;
- Com pontos de venda acessíveis e com equipes treinadas para atender esse público;
- Com produtos que possuem rótulos mais fáceis de serem lidos e embalagens mais fáceis de manusear e abrir;
- Com tecnologias digitais que levem em consideração a jornada de compra do público;
- Com a não estereotipagem da indústria da moda, que ainda insiste na produção de roupas em tons de bege e sem design aprimorado.
Esses são apenas alguns exemplos de oportunidades para marcas brasileiras se adaptarem às necessidades e desejos do consumidor sênior.
Iniciativas e cases de sucesso da economia prateada no Brasil
Conheça algumas iniciativas de empresas que estão direcionando sua atenção para esse mercado e contribuindo para o desenvolvimento de negócios nessa área:
- Calico Google: projeto da Google com o objetivo principal de estudar o processo de envelhecimento humano e buscar soluções para prolongar a saúde e a vida das pessoas.
- Human Longevity: uma empresa de biotecnologia e saúde que tem como objetivo principal melhorar a qualidade de vida das pessoas, especialmente das pessoas idosas. A empresa foi fundada em 2013 por Craig Venter, um renomado cientista e empreendedor na área da genômica.
- The Longevity Fund: fundo de investimento voltado para apoiar e financiar startups e pesquisas relacionadas à longevidade e ao envelhecimento saudável. Seu objetivo é impulsionar o avanço científico e tecnológico para melhorar a qualidade de vida das pessoas à medida que envelhecem.
No Brasil a Divas Dance, a Labora Tech e a Koala Hub se destacam nesse mercado.
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