MEI

Presença digital para o MEI: como criar e manter

Saiba como criar e manter uma presença digital para o MEI de forma estratégica, para fortalecer sua marca e impulsionar suas vendas.

Atualizado em: Leitura: 3 minutos

Imagem destaque do blog post do Sebrae RS sobre presença digital para o MEI

A presença digital para o MEI é uma ferramenta poderosa que pode alavancar o reconhecimento de marca e o alcance ao público. As oportunidades incluem fortalecer a marca, comunicar-se diretamente com os clientes e otimizar os custos de marketing.

No entanto, os empreendedores enfrentam desafios como a competição com grandes marcas e a escolha das redes sociais adequadas para as suas divulgações.

Oportunidades e desafios da presença digital para o MEI

Para os MEIs, a presença digital pode ser um diferencial, oferecendo oportunidades para fidelizar clientes, alcançar novos mercados e aumentar as vendas. No entanto, também existem desafios como: competir com grandes marcas, escolher as mídias sociais adequadas e encontrar recursos para manter uma operação eficaz.  

 Vantagens de uma presença digital estruturada

Saiba os benefícios de estruturar a presença digital da sua empresa: 

  • Fortalecimento da marca: Sua empresa estar presente nas redes sociais lhe ajuda a criar uma identidade sólida e colabora para o seu reconhecimento.
  • Comunicação com o cliente: Estar presente nas redes sociais proporciona conexão direta, lhe trazendo oportunidades de feedbacks rápidos.
  • Fidelização: A presença digital lhe ajudará na fidelização dos seus clientes, com a possibilidade de aumento do engajamento, retenção e valorização dos clientes.
  • Redução de custos: Realizando campanhas online sua empresa pode economizar, já que a divulgação online tende a ser mais barata e simplificada.
  • Análise de resultados: Com o uso de ferramentas digitais, sua empresa terá acesso a dados precisos para otimizar estratégias futuras.
  • Aumento das vendas: Poderá ocorrer um aumento de vendas se sua empresa alcançar novos públicos e estiver preparada para responder rapidamente às demandas do mercado. 

Desafios enfrentados pelos empreendedores digitais iniciantes

Existem desafios comuns para quem está iniciando a presença digital, conheça alguns deles: 

  • Destacar-se diante de grandes concorrentes: No início, pode ser desafiador encontrar nichos inexplorados que possam preencher as lacunas de mercado. 
  • Escolher a mídia social adequada: É preciso analisar onde os clientes ideais estão mais ativos para fazer a melhor escolha. 
  • Capacidade de operação: É preciso desenvolver estrutura e capacidade para manter as redes sociais atualizadas e relevantes. 

Estratégias de presença digital para MEI

Se você é microempreendedor individual, essas são algumas estratégias que você pode inserir dentro do escopo do seu negócio para garantir uma presença digital forte: 

  • Redes sociais como canais de vendas: Instagram, Facebook e outras plataformas ajudam a alcançar os clientes onde eles estão. 
  • Conteúdo relevante: Educar os leads com conteúdo que solucione problemas ou ofereça ideias úteis é uma forma de engajar e fidelizar. 
  • Omnichannel: Você deve usar uma abordagem que permita integrar múltiplos canais de comunicação e venda para maior competitividade.

A presença em plataformas digitais

Ferramentas como Google Meu Negócio e plataformas de marketing digital, como HubSpot, facilitam a gestão e a otimização de campanhas online, enquanto anúncios pagos ajudam a segmentar.

Mas como produzir conteúdo relevante para criar uma presença digital para o MEI

A criação de conteúdo é uma estratégia indispensável para qualquer empreendedor que está pensando em criar uma estratégia de presença digital forte para sua marca. Mas, não é qualquer tipo de conteúdo que vai trazer resultados positivos. É preciso produzir conteúdo de valor. Veja algumas dicas de como fazer isso:

  • Conhecer o público-alvo: Definir uma persona ajuda a produzir conteúdo mais relevante;
  • Constância:  É preciso manter uma programação regular, para atrair e reter o público;
  • SEO: Usar da técnica de SEO lhe ajudará a melhorar o posicionamento dos seus conteúdos nos mecanismos de busca. 

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Banner do blog post do Sebrae RS. Na imagem de fundo azul, temos uma ilustração que remete à temática do texto no lado esquerdo. No lado direito temos a marca do Sebrae, a sinalização de conteúdo gratuito e a frase “Como criar e manter a presença digital da sua empresa MEI”. Logo abaixo temos o botão que direciona para o download do conteúdo completo.

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