Vendas no turismo: como impulsionar os negócios

Especialista dá dicas para aumentar as vendas de turismo nos segmentos B2B e B2C.

Atualizado em: Leitura: 2 minutosNível: Básico

homem jovem sorridente olhando para a tela de um celular, ao fundo tem uma lancha de passeio

O setor turístico é um dos pilares da economia global, sendo marcado por sua dinâmica e competitividade. Para empresas e profissionais que atuam nesse segmento, entender as melhores práticas de vendas no turismo é crucial.

Segundo a Pesquisa de Impacto Econômico (EIR) de 2023, o setor turístico vem se tornando uma força econômica significativa, com a previsão de movimentar US$9,5 trilhões em todo o mundo. Além disso, uma pesquisa realizada pela Skyscanner revelou que uma a cada duas pessoas é influenciada pelas redes sociais na escolha do destino de viagem. 

Diante desse contexto, os micro e pequenos negócios do turismo podem adotar estratégias eficientes e aproveitar as possibilidades do digital para vender mais e melhor. Para ajudar nessa missão, conversamos com uma especialista para trazer dicas sobre estratégias de vendas no setor, acompanhe!

 Os desafios das vendas no turismo

Conversamos com Gabrielle Signor, especialista em turismo e consultora do Sebrae, que trouxe os principais desafios enfrentados pelo setor, como a falta de conhecimento de mercado, de margens de negociação, dificuldades para expandir o número de clientes e combater a sazonalidade. 

Também existe um problema com a formatação de preço e a estratégia de marketing, que, normalmente, é voltada somente para um segmento do mercado. “O que mais comumente se vê é o empreendedor que abre o seu negócio desconhecendo o funcionamento do mercado de turismo. Então, ele formata o seu preço de venda e toda a sua estratégia de marketing exclusivamente voltada ao consumidor final”, explica Gabrielle.

Atuação nos segmentos B2B e B2C

As oportunidades B2B (entre empresas) e B2C (entre empresa e os consumidores finais) são amplas e interligadas no setor turístico. Muitos empresários focam inicialmente apenas no consumidor final, mas ao buscar expansão, se conectam com o trade turístico e descobrem os benefícios das vendas B2B. 

Entender as margens de negociação é crucial, e muitos subestimam o investimento em marketing por empresas do trade. No B2B, agências de viagens e operadoras são fundamentais, mas têm funções diferentes: agências vendem serviços turísticos, enquanto operadoras criam pacotes com fornecedores locais.

Acesse o nosso material completo e confira as particularidades do B2C. Aprenda mais sobre a indústria do turismo e aumente suas vendas!

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Sebrae
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