Redes sociais: gestão, perfil ideal e métricas
Muito utilizadas, as redes sociais são ótimas ferramentas de negócio. Com elas você pode se aproximar do seu público, fechar negócios e comunicar seu posicionamento de forma estratégica.
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Hoje é praticamente impossível alguma pessoa ou empresa não ter perfil em alguma das inúmeras redes sociais que existem. Aqui, o ditado é mais verdadeiro que nunca: quem não é visto, não é lembrado.
Mas apenas a criação de um perfil em uma rede social não é suficiente. É preciso saber usá-la de forma correta para trazer os melhores resultados para o seu negócio.
Continue lendo para entender sobre a gestão de redes sociais, métricas e descobrir como montar um perfil ideal de negócio.
Gestão de redes sociais
Gestão de redes sociais é como chamamos todos os procedimentos, desde a criação do perfil até o acompanhamento dos resultados. Ela envolve questões de planejamento de conteúdo, identificação de público-alvo entre outros.
Para quem usa as redes sociais como ferramenta de trabalho, é uma parte indispensável e inadiável da rotina, já que vai além de apenas postar algo.
A importância da gestão de redes sociais
O perfil da empresa é um dos grandes responsáveis pela atração de novos clientes e manutenção dos atuais. Ela é a própria representação do negócio e, por este motivo, precisa ser transparente e acolhedora.
Alguns benefícios da gestão são a possibilidade de manter uma comunicação direta com o cliente e uma melhor abordagem com o público, além de construção de autoridade de marca, já que a presença digital é uma das primeiras coisas que o cliente procura saber sobre determinada marca ou produto.
A gestão correta das redes sociais também traz mais engajamento e alcance para o negócio, podendo resultar em ganhos para a empresa.
Gestão na prática
Conheça alguns pontos importantes da gestão na prática:
- Estratégia e posicionamento: diferente do seu perfil pessoal, na sua página de negócios você não poderá postar tudo o que quiser. É necessário um planejamento estratégico para alcançar seus objetivos. Se a criação da rede social tem como objetivo o aumento das vendas, é importante direcionar os seguidores para os canais de venda e ter uma linguagem mais comercial, por exemplo.
- Planejamento de conteúdo: na hora de produzir conteúdos para seu perfil profissional, você precisa considerar o perfil da sua audiência, sua persona e também os diferentes formatos de conteúdos que podem ser utilizados em cada rede.
- Monitoramento: é através dele que você conseguirá identificar o engajamento da sua marca e entender se as redes sociais estão ajudando a converter usuários em clientes. Aqui você precisa monitorar curtidas, interações e número de mensagens, por exemplo, e em seguida comparar esses números com seus resultados de vendas.
- Avaliação das métricas de resultados: o monitoramento também ajuda a entender quais os tipos de conteúdo trazem melhores resultados. Esta informação é muito útil para o planejamento de conteúdo.
Gestão além do óbvio
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Perfil ideal para o seu negócio nas redes sociais
Aliado com a gestão do negócio e o monitoramento de métricas, a criação de um perfil ideal para o seu negócio é capaz de potencializar o uso das redes sociais e trazer resultados positivos para o seu negócio.
Para elaborar um perfil estratégico nas redes sociais, é necessário seguir alguns passos:
- Identificar onde seu público está;
- Planejar a divulgação da marca;
- Pensar no conteúdo para cada rede em que estiver inserido;
Estando no lugar certo, conversando com o público certo, seu negócio tem mais chances de alcançar o sucesso nas redes sociais.
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Métricas e monitoramento de redes sociais
Falamos da importância da gestão das redes sociais e da criação de um perfil ideal de negócios mas, tão importante quanto a gestão correta é entender de que maneira o conteúdo delas está sendo recebido pelos clientes.
As métricas são medidores dessa audiência e entendê-las é crucial para a permanência e sucesso nesse ambiente.
Métricas reais x métricas de vaidade
Ter um grande número de seguidores ou muitas curtidas em um post genérico pode parecer positivo, mas esses números não mostram se a rede social está ajudando a empresa a aumentar suas vendas ou alcançar mais clientes potenciais.
As métricas devem ser entendidas e analisadas de acordo com o objetivo e o planejamento do negócio. Assim, será possível identificar quais métricas são realmente valiosas e quais são de vaidade.
As principais métricas de redes sociais
- Alcance: esta métrica indica quantas pessoas estão visualizando suas postagens. Este número pode variar bastante já que publicações impulsionadas (onde é investido dinheiro) costumam ter mais visualizações que as orgânicas.
- Engajamento: esta métrica refere-se às interações dos usuários com determinada postagem. Os tipos de engajamento mais comuns são reações/likes e comentários, mas salvar e compartilhar também são métricas de engajamento interessantes.
- CTR: esta é a métrica que mede o quanto a publicação está sendo convertida em cliques (taxa de cliques). Ela é importante para entender quantas pessoas visualizaram uma publicação e clicaram no link para mais informações ou realizar uma compra.
- Sentimento da marca: esta é uma métrica qualitativa. Isto quer dizer que o foco dela não é em números e sim em entender a forma com que as pessoas recebem o conteúdo – se ele está agradando, qual o tom geral dos comentários, entre outros.
- Conversões: esta métrica mede a forma como a postagem está contribuindo para alcançar o objetivo proposto pela marca. Se a intenção é aumentar o número de usuários seguindo a página, a conversão será entendida pelo número de novos seguidores, por exemplo.
- Tráfego: esta métrica oferece informações sobre qual a taxa de aderência à página da empresa a partir de determinadas postagens.
- ROI: esta métrica traz dados de retorno sobre o investimento. Assim é possível mensurar o quanto de retorno é o investimento financeiro está trazendo para a empresa.
Tudo o que você precisa saber sobre métricas
As métricas representam um universo de dados que pode transformar a realidade de negócios e mostrar se a gestão e o planejamento estão feitos de forma correta e trazendo bons resultados.
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