Páscoa: oportunidades muito além dos chocolates

Não só para os negócios de alimentos e bebidas, a páscoa traz diversas oportunidades para os pequenos negócios.

Atualizado em: Leitura: 3 minutos

O cenário previsto para o varejo no Brasil em 2023 não se diferencia muito do que ocorreu em 2022. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o aumento real previsto é de 0,8% para o ano. Além disso, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) aponta uma alta de 5,36% nos preços. Portanto, há um cenário ao qual o varejo precisa se adequar, considerando uma realidade de demandas mais controladas.

A época doce e seus benefícios

A celebração que faz parte do calendário cristão e não tem uma data exata. Costuma ocorrer entre o fim dos meses de março e abril, e em 2023 será no dia nove de abril. A data engloba um perfil amplo de clientes, de larga faixa etária, diferentes classes sociais e gêneros. Os coelhos marcam a identidade visual do período e o ponto forte é o comércio de itens alimentícios, como doces e chocolates, principalmente no formato de ovos.

Cestas de café da manhã, kits com produtos artesanais e coloniais são outros diferenciais do período. A Páscoa também teve um outro tipo de perfil de compras em 2022. O faturamento total aumentou em 8,8% em comparação a 2021, mas houve uma queda na compra de ovos de Páscoa e um aumento no consumo de bombons e barras de chocolate. Diante das dificuldades econômicas, é possível que esse comportamento de consumo se repita.

oportunidades da páscoa

E para negócios que estão além do chocolate, a Páscoa pode ser o início de uma nova rota na hora de planejar e organizar os processos da empresa. Confira algumas dicas para o seu negócio.

Jornada de compra

O dia a dia já é suficientemente complicado para que o momento das compras apresente barreiras
entre os clientes e os produtos. Por isso é fundamental garantir que a jornada de compra seja a mais simples possível, ainda mais no meio digital.

Aposte em estratégia “figital”

“Figital” ou “phygital” é um termo que une as palavras físico e digital e busca indicar, exatamente, a importância no alinhamento das operações presenciais e on-line. O “figital” acompanha um perfil de cliente que utiliza tanto os meios digitais quanto os físicos, de maneira concomitante, na hora de pesquisar e realizar uma compra. Integrar esses espaços é fundamental para uma estratégia de sucesso no “figital”.

Pós-compra

Tão importante quanto ter uma experiência de compra satisfatória é ter suporte em caso de trocas, dúvidas ou reclamações: daí a importância do pós-compra. O cliente precisa se sentir atendido após o processo de compra, portanto, esteja disponível em diferentes canais para responder a eventuais questionamentos ou mesmo trabalhar com vistas à resolução de problemas, quando eles surgirem.

Tendências de consumo para o ano de 2023

  • Tecnologia “humanizada”: a comunicação com clientes por meio de robôs ou inteligência artificial (IA) é uma tendência que foi bem aceita, porém não se pode negligenciar o aspecto humano. É importante ter um “toque humano” para que haja uma conexão emocional com o consumidor.
  • Preocupação com o orçamento: diante das dificuldades econômicas, famílias do mundo todo têm planejado melhor o que consumir. Estratégias de descontos, outras possibilidades de consumo, como assinaturas e parcelamentos, são formas criativas de manter o consumidor comprando.
  • Sustentabilidade: a preocupação com a origem dos produtos e a produção de lixo tem se tornado um fator decisivo no momento da compra. Os consumidores estão apreensivos sobre como afetam o meio ambiente e preferem marcas que compartilhem da mesma visão.
  • Nova geração de consumidores: nascidos na era digital, os Gen Z já fazem parte do mercado consumidor e têm outra forma de consumir. Ao se informarem principalmente pelas redes sociais, confiam nas avaliações de outras pessoas e buscam marcas que compartilham de valores parecidos com os seus.

 

Veja mais dicas de como usar as datas comemorativas para alavancar o seu negócio.
Clique no botão abaixo e acesse o e-book completo.

Acessar material completo

 

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Sebrae
Mais de 1 milhão de pequenas empresas transformadas no Rio Grande do Sul. Estamos juntos para evoluir e potencializar o seu negócio.

Você também pode gostar de: