Marketplace: o que é e como funciona

Conheça os benefícios que a plataforma pode trazer para o seu negócio.

Publicado em: Leitura: 3 minutos

Atualmente, mais importante que um espaço físico é ter um espaço no ambiente digital e, o marketplace chega como uma solução rápida e mais prática na hora de diminuir a distância entre marcas e pessoas, ultrapassando as barreiras do endereço físico.

Os marketplaces têm sido um modelo de negócio em alta no Brasil. Eles desempenham um papel importante nesse cenário, pois representam quase 80% do comércio B2C (direto para o consumidor) digital no país (Ebit|Nielsen), com 51% dos consumidores afirmando que costumam comprar frequentemente em marketplaces (Opinion Box & Dito).

 

marketplace - imagem de mini carrinho de compras em frente a um notebook.

O que é um marketplace?

Um marketplace é uma plataforma online que conecta vendedores e compradores, permitindo a comercialização de produtos ou serviços. Diferente de uma loja virtual tradicional, onde uma única empresa oferece seus produtos, um marketplace reúne diversos vendedores em um único local, oferecendo uma vasta gama de opções para os consumidores. É como um shopping virtual, com diversos produtos e lojas em um único lugar.

O modelo de negócio apresenta algumas particularidades e é importante conhecê-las para atuar de forma mais estratégica em sua loja e otimizar esse canal. Veja algumas a seguir:

Comissão sobre vendas

A forma de cobrança que os marketplaces praticam é, na maioria das vezes, uma comissão entre 9,5% e 30% sobre as vendas. A diferença nos valores ocorre em função da categoria de produto e pela política de cada plataforma. O valor também pode ser impactado, porque ao cadastrar os produtos, é possível selecionar diferentes opções de visibilidade, o que ajuda os artigos a se destacarem. Ou seja, quanto maior a visibilidade, maior a comissão a ser paga.

Suporte e infraestrutura para operação do lojista

O valor pago pelas lojas em comissões diz respeito à estrutura de vendas do marketplace composta, por exemplo, por: análise e prevenção a fraudes, taxas das operadoras de cartão de crédito, entre outros processos que envolvem custos.

Qual a diferença entre e-commerce e marketplace?

Os marketplaces têm crescido como uma das principais formas de venda online em função da diversidade de produtos/serviços em um mesmo local e ser uma tecnologia de fácil acesso. Diferentemente das lojas virtuais ou e-commerces, que atuam por conta própria, os marketplaces são como “shoppings online”, nos quais clientes e vendedores podem fazer compras e vendas.

Vantagens de vender em marketplace

Por ter uma visibilidade maior, os marketplaces atraem os mais diversos públicos. Uma pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico mostra que, em 2022, 35% do público que fazia compras online tinha entre 35 e 44 anos, 22,8% entre 45 e 54 anos e 22,5% entre 25 e 34 anos. Para os pequenos negócios, os marketplaces podem trazer diversas vantagens como:

  • Estar inserido em um ambiente virtual já conhecido pelo mercado;
  • Menor custo de operações na plataforma;
  • Maior alcance de público;
  • Mais facilidade para iniciar as vendas;
  • Menor investimento em marketing.

Os 10 maiores Marketplaces do Brasil

Um levantamento da Conversion indica que os 10 maiores sites de e-commerce do Brasil, em maio de 2023, concentraram 48,9% dos acessos do setor. Destes, oito são marketplaces, conforme a tabela abaixo sobre a fatia de mercado (market share) das maiores plataformas de e-commerce que atuam no país.

Passo a passo: como abrir uma loja no marketplace

Assim como em qualquer negócio, é necessário seguir alguns passos para poder implementar um marketplace na sua empresa:

  • Planejamento: é preciso definir o modelo de negócio, realizar testes, validar ideias e fazer melhorias, se necessário, antes de entrar em operação.
  • Escolha da plataforma: nesse momento, é necessário avaliar se o seu público acessa o marketplace e a qualidade do suporte às suas necessidades e às dos clientes, também é preciso avaliar taxas, forma de entrega e regras de operação.
  • Cadastro da empresa e dos produtos na plataforma: aqui atente-se para a documentação necessária. Também é importante que a contabilidade, as finanças e o jurídico do seu negócio estejam em dia. Cuidar as boas práticas com imagens e descrições dos produtos pode fazer a diferença para o seu negócio.
  • Marketing e atendimento ao cliente: mesmo estando em uma plataforma conhecida e com volume de acesso considerável, é importante divulgar sua loja e seus produtos, além de prestar um atendimento de qualidade aos seus clientes. Por mais que seu nome esteja exposto a um grande volume de pessoas, é preciso fazer a sua parte.
  • Monitoramento de resultados: assim como em um negócio físico, vender em um ambiente virtual necessita de monitoramento constante de resultados para que seja possível aproveitar oportunidades no marketplace e de melhoria nos negócios que possam surgir no dia a dia da empresa.

Desafios de atuar em marketplaces

Pequenos negócios que estão inseridos na plataforma devem estar atentos em algumas dicas importantes, como:

  1. Atendimento de qualidade: rapidez, proximidade e personalização são desafios em operações massificadas como o marketplace, mas podem ser vencidos se a empresa dedicar esforços a corresponder às necessidades dos clientes.
  2. Gestão de estoque e logística: conhecer os produtos mais demandados e garantir sua disponibilidade, além de ter entregas rápidas e seguras ao cliente requer muito planejamento e organização.
  3. Divulgação: frente à competitividade, é preciso contar com diferentes estratégias de divulgação para conseguir atrair a atenção dos consumidores.

 

Veja mais dicas na hora de colocar o seu negócio em um marketplace. Acesse nosso material completo:

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Sebrae
Mais de 1 milhão de pequenas empresas transformadas no Rio Grande do Sul. Estamos juntos para evoluir e potencializar o seu negócio.

Você também pode gostar de: