E-commerce: passo a passo para ter o seu

A criação de um e-commerce pode ser o início de uma nova realidade para muitos negócios, mas precisa ser encarada com seriedade. Veja um passo a passo para criar sua loja digital da forma certa.

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Imagem de um celular com uma mão de uma pessoa deslizando a tela navegando em um e-commerce

Vários hábitos acabaram surgindo ou se fortalecendo com a pandemia. O e-commerce talvez seja o que teve maior avanço nos últimos anos. 

O comércio virtual cresceu 27% em 2021 no Brasil. De acordo com o levantamento da Neotrust, em 2021 foram 352 milhões de entregas com ticket médio de R$ 455. Só no primeiro trimestre do ano passado foram 78,5 milhões de pedidos com um faturamento de R$ 161 bilhões no fechamento do ano. 

Continue lendo este conteúdo para aprender como criar seu e-commerce.

A criação de um e-commerce

A criação de um e-commerce representa um novo momento para os negócios, por isso precisa ser encarada com seriedade. Confira a seguir um passo a passo com os itens que precisam ser definidos previamente.

Definição de produto e público

É aqui que tudo começa.  O plano de negócios e a pesquisa de mercado definirão seu público e o tipo de produto ou serviço a ser oferecido.

Escolha da plataforma

Do relacionamento online com o consumidor até a efetivação das vendas, todas as fases são realizadas dentro da plataforma escolhida. Por isso é importante pesquisar e compreender qual será capaz de atender suas necessidades e seus clientes. Aqui é importante se atentar se a plataforma escolhida oferece integração com os meios de pagamento utilizados pelo seu público.

Configuração de formas de pagamento

É necessário considerar facilidades no pagamento com a contratação de integradores de pagamento, como Paypal e PagSeguro, por exemplo. Essas ferramentas agilizam a finalização da compra, proporcionando uma melhor experiência para o usuário. Também é preciso pensar nas formas de pagamento.

Organização da loja

O primeiro passo é definir um tema para a loja e inserir a marca da loja, além das informações sobre ela, dados para contato e suporte. Destacar as formas de pagamento que serão aceitas e criar categorias para os produtos também são estratégias importantes para os negócios.

Check-out facilitado

Esse momento precisa de muita atenção pois é no check-out que as pessoas costumam abandonar a compra. Simplificar a etapa, com formas de pagamento variadas, solicitação apenas de informações realmente necessárias e oferecer taxas atrativas de frete, é a estratégia mais recomendada.

Frete, logística e entregas

Uma das etapas mais importantes de todo o processo no e-commerce é a logística. Uma boa estratégia para evitar problemas é automatizar o faturamento, além de realizar a definição de um processo ágil para preparar o envio e não demorar para despachar as vendas. Contar com parceiros de logística que entreguem no menor tempo é indispensável.

Planejamento de marketing e divulgação

Depois de tudo definido é preciso aplicar uma estratégia de divulgação. Técnicas de SEO (Search Engine Optimization) e tráfego pago (anúncios) costumam funcionar muito bem para lojas virtuais.

Monitoramento de resultados

Monitorar seus resultados é uma das partes mais importantes do negócio. Uma das ferramentas mais completas para essa tarefa é o Google Analytics, com ele é possível ver a taxa de visitantes, páginas mais visitadas, cliques, taxa de conversão entre outros dados que podem ser usados estrategicamente para o crescimento dos negócios.

Continue lendo sobre e-commerce em nosso material completo aqui.

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Conteúdo escrito por:

Sebrae
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