Como vender mais no momento de retomada do RS
Confere estratégias para impulsionar as vendas em cada setor: moda, alimentos e bebidas, turismo, saúde e moveleiro.
Atualizado em: Leitura: 6 minutosNível: Intermediário
Como vender mais no momento de retomada do Rio Grande do Sul é a grande dúvida atualmente dos donos de pequenos negócios gaúchos, afinal, as vendas são o coração de qualquer empresa. Para muitos empreendedores, voltar às atividades não é apenas uma questão de sobrevivência, mas também é a chance de se reinventar, de se fortalecer e de reconquistar a confiança dos consumidores. Já para o Estado, significa a reativação da economia local e a retomada de empregos.
Contudo, cada setor possui suas próprias especificidades e desafios, que exigem abordagens diferentes para melhorar os resultados. Para te ajudar a superar essa fase, separamos algumas dicas de como vender mais voltadas pra realidade de cada segmento: moda, alimentos e bebidas, turismo, saúde e moveleiro. Confere a seguir.
Como vender mais no setor de moda
No setor de moda, a recuperação traz desafios únicos. Com a necessidade de repor estoques e adaptar-se a novas demandas dos consumidores, os empreendedores precisam se reinventar para atrair clientes que buscam tanto qualidade quanto inovação. Neste cenário, é importante saber como vender, especialmente porque as vendas online se tornaram essenciais, exigindo estratégias visuais e promocionais que cativem e fidelizem o público, especialmente em um momento em que as prioridades de consumo podem ter mudado.
- Fotos de qualidade: utiliza iluminação natural e evita filtros que distorcem a cor dos produtos. Além disso, mostra a peça de diferentes ângulos e inclui close-ups dos detalhes.
- Descrição detalhada: descreve o tipo de tecido, composição e textura. Inclui também uma tabela de medidas específica para cada peça e dicas sobre o ajuste. Por fim, cria vídeos curtos mostrando como medir corretamente.
- Promoções sazonais e descontos exclusivos: aproveita datas comemorativas e estações do ano para lançar promoções, como, por exemplo, Black Friday, Natal e Dia das Mães. Além disso, oferece cupons de desconto para clientes que se inscrevem na tua newsletter ou seguem as tuas redes sociais.
- Conteúdo gerado pelo usuário: incentiva os clientes a postarem fotos usando os teus produtos com uma hashtag específica, oferecendo descontos na próxima compra. Um exemplo prático seria: posta uma foto com nosso produto usando a hashtag #MinhaModaComXYZ para ganhar 10% de desconto na próxima compra!
- Live commerce: realiza transmissões ao vivo para apresentar produtos e interagir com clientes em tempo real, respondendo dúvidas e fechando vendas.
A gente está do teu lado durante todo o processo de retomada. Confere aqui mais dicas de como vender mais no varejo da moda.
Como aumentar as vendas nos negócios de alimentos e bebidas
Para o segmento de alimentos e bebidas, os desafios são ainda maiores, pois muitos produtores e distribuidores locais foram diretamente afetados pelas enchentes. Com isso, saber como vender mais neste contexto se torna fundamental, valorizando a origem dos produtos e destacando práticas sustentáveis. Neste cenário, os consumidores estão mais conscientes e exigem transparência sobre a qualidade e a procedência do que consomem. Dessa forma, as estratégias de venda precisam focar em destacar a qualidade e as histórias por trás dos produtos, criando uma conexão emocional com os clientes.
- Foco na qualidade e origem: conta a história por trás dos ingredientes, destacando a origem local e os métodos de cultivo, como no exemplo a seguir: “mel orgânico produzido nas colinas do RS com certificação de qualidade”. Outra estratégia é usar embalagens simples e funcionais, que preservem a qualidade dos produtos, mas que ainda sejam visualmente atraentes, promovendo experiência ao cliente.
- Descrição atraente: detalha os sabores e texturas dos produtos como, por exemplo: “geleia de morango com pedaços de fruta, sabor doce e consistência cremosa”.
- Sugestões de preparos: uma boa estratégia também é sugerir combinações e receitas rápidas para inspirar o uso dos teus produtos.
- Frete e embalagem: oferece opções de entrega rápida, como por aplicativos de delivery, e usa embalagens que mantenham a integridade dos produtos até a casa do cliente.
- Certificações e segurança alimentar: destaca certificações e práticas sustentáveis, como neste exemplo: “certificado de produto orgânico pelo IBD”.
- Dá destaque para a segurança alimentar: fornece informações detalhadas sobre o processo de produção e práticas de segurança alimentar nas tuas redes sociais e no teu site.
Conta com a gente para voltar às atividades. Acessa aqui outras estratégias e ações para colocar em prática no teu negócio do segmento de alimentos e bebidas.
Como impulsionar os negócios no setor moveleiro
Já no setor moveleiro, um dos desafios pode ser atender a uma demanda por produtos que ajudem na reconstrução de lares afetados pelas enchentes. Neste contexto, entender como vender mais é fundamental, pois há uma necessidade de móveis práticos, duráveis e acessíveis, assim como a busca por soluções personalizadas que atendam às necessidades de cada cliente. Portanto, é fundamental oferecer opções flexíveis e mostrar a praticidade dos produtos, facilitando a vida de quem precisa recomeçar.
- Fotos em ambientes reais: mostra os móveis em espaços reais, como salas de clientes ou showrooms. Além disso, utiliza um smartphone para criar vídeos que ofereçam uma visão completa dos móveis, mostrando os detalhes de cada produto.
- Detalhamento técnico: fornece medidas precisas e detalhes dos materiais utilizados, como neste exemplo: “mesa de jantar de madeira maciça de eucalipto, 1,5m x 0,8m x 0,75m.”
- Manuais de montagem e vídeos tutoriais: disponibiliza manuais de montagem detalhados e vídeos tutoriais no YouTube. Além disso, cria vídeos e guias com passo a passo para facilitar a montagem dos móveis, destacando a simplicidade e praticidade.
- Frete e entrega: disponibiliza várias opções de frete, incluindo entrega por transportadoras locais, e utiliza plataformas para comparar preços.
- Personalização: permite que os clientes escolham cores, tecidos e acabamentos, sem te esquecer de oferecer atendimento personalizado via WhatsApp para discutir as preferências.
Sabemos que o período é muito difícil para o RS, mas vamos enfrentar essa fase juntos. Acessa aqui e confere outras iniciativas e ações para a indústria moveleira.
Como aumentar as vendas no segmento da saúde
No segmento da saúde, a segurança e o bem-estar dos clientes são prioridades absolutas, especialmente em tempos de recuperação. As enchentes no RS trouxeram preocupações adicionais com doenças e a necessidade de reforçar o sistema imunológico. Portanto, saber como vender mais e garantir que os produtos sejam apresentados com clareza e transparência é essencial para conquistar a confiança dos consumidores em um momento de vulnerabilidade.
- Informação transparente: descreve detalhadamente a função e o uso de cada produto, destacando benefícios e resultados esperados. Um exemplo seria: “suplemento de vitamina C para reforçar o sistema imunológico”.
- Benefícios e resultados: destaca os benefícios e os resultados esperados com o uso regular do produto. Além disso, verifica a regulamentação de publicidade vigente para o produto ofertado.
- Certificações: mostra certificações de segurança e qualidade, como ISO, ANVISA. Por exemplo: “produto registrado na ANVISA, com certificação ISO 9001”.
- Testes clínicos e aprovações: compartilha informações sobre testes clínicos e aprovações de órgãos reguladores.
- Apoio ao cliente: oferece atendimento ao cliente com profissionais qualificados, disponibilizando chat online, como o WhatsApp, e consultas para ajudar na escolha dos produtos.
- Conteúdo educativo: cria conteúdos que eduquem os teus clientes sobre saúde e bem-estar, incluindo artigos, vídeos e infográficos.
Estamos aqui para te apoiar a superar este momento difícil. Confere outras estratégias eficazes para a recuperação do setor de saúde aqui.
Dicas para melhorar as vendas no setor de turismo
Com muitos destinos afetados diretamente e indiretamente pelas enchentes e deslizamentos, o turismo gaúcho passa por um momento de reinvenção. Portanto, saber como vender mais é vital para superar os desafios, que incluem não apenas a recuperação das infraestruturas, mas também a reconstrução da confiança dos viajantes. Agora, mais do que nunca, é preciso destacar a segurança e a flexibilidade dos pacotes turísticos, oferecendo experiências autênticas, ao mesmo tempo que se adaptam às novas exigências dos clientes.
- Experiências inspiradoras: utiliza fotos que capturam a essência dos destinos e das experiências oferecidas. Além disso, faz vídeos reais e promove tours virtuais para dar uma sensação realista aos clientes.
- Detalhamento de pacotes: é importante ser claro sobre o itinerário e o que está incluído no pacote, como atividades, horários e pontos turísticos. Um bom exemplo disso é o seguinte: “pacote de 5 dias em Gramado, incluindo visitas ao Lago Negro, Mini Mundo e Fábrica de Chocolate”.
- Avaliações e testemunhos: inclui avaliações e testemunhos de clientes anteriores para aumentar a confiança e credibilidade. Para isso, incentiva os clientes a deixar reviews no Google e nas redes sociais. Outra ideia interessante é compartilhar relatos pessoais e histórias de clientes sobre as experiências.
- Flexibilidade: oferece políticas de cancelamento flexíveis e suporte ao cliente antes, durante e após a viagem. Aqui, temos um exemplo: “cancelamento gratuito até 7 dias antes da viagem”.
- Suporte ao consumidor: disponibiliza suporte ao cliente antes, durante e após a viagem para ajudar com dúvidas e problemas. Para um atendimento mais rápido, utiliza plataformas como WhatsApp e e-mail.
A gente te apoia nesta fase difícil. Acessa aqui para ver outras ações indicadas ao segmento de turismo.
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Seja qual for o teu setor, estamos ao teu lado em todos os momentos. Conta com a gente para te ajudar a superar os desafios deste momento de retomada. Afinal, juntos, a gente supera. Pra mais dicas e orientações, segue a gente no Instagram pelo @sebraers aqui.
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