Como otimizar a experiência do cliente no e-commerce para impulsionar as vendas
Uma loja online com experiência agradável e otimizada pode ser a virada de chave para conquistar os clientes e gerar mais negócios.
Atualizado em: Leitura: 2 minutosNível: Intermediário
Somos todos compradores e já visitamos centenas de lojas diferentes, pessoalmente e on-line. Claro, a verdade não reconhecida sobre as compras é que sempre que você vai a uma loja, a maioria dos produtos que você vê não são realmente os produtos que você deseja. Não importa em qual loja você esteja comprando, você provavelmente precisará vasculhar uma tonelada de itens irrelevantes antes de encontrar o que realmente precisa.
Com cada vez mais consumidores migrando para compras on-line, o atendimento ao cliente de comércio eletrônico tornou-se um ponto central para a maioria das empresas. Os varejistas do ambiente físico, há muito entendem o valor de um toque pessoal. E eles podem oferecer sensações que as lojas on-line não podem: gosto, toque, cheiro e um vendedor que diz “Bem-vindo de volta”.
As experiências de compras on-line personalizadas referem-se às formas como os clientes interagem com a sua marca de acordo com o perfil ou as preferências deles. Da primeira visita ao pós-checkout, você tem a oportunidade de personalizar cada etapa da jornada do cliente. A inteligência artificial pode ser usada para melhorar o atendimento ao cliente, antes e depois de fazer uma compra.
Personalize a experiência do cliente
Nas melhores experiências personalizadas, os varejistas tornam o cliente parte do diálogo e aproveitam os dados para criar personalização individualizada. A personalização é uma tendência de comércio eletrônico surpreendentemente popular – e por um bom motivo. Os varejistas, a nível global, que gastam tempo personalizando seu site tiveram um aumento de até 15% em sua receita final de venda (segundo o Statista).
Você pode personalizar a experiência do cliente de várias maneiras. No entanto, aqui estão as mais eficazes que você definitivamente deveria experimentar:
- Coloque as iniciais do seu cliente em algum lugar na resposta do e-mail;
- Use a geolocalização para fornecer aos usuários informações claras sobre as opções de entrega e preços de envio;
- Lembre-se do histórico de navegação do produto para apresentar uma lista de recomendações com base nos itens que eles visualizaram recentemente;
- Ofereça excelentes descontos em todos os produtos ou serviços de interesse dos seus clientes;
- Envie uma mensagem de aniversário ou um convite para um evento VIP on-line.
Oferecer uma ótima experiência ao cliente no comércio eletrônico não é apenas importante, é essencial. Com tanta concorrência e expectativas crescentes, os compradores precisam mais do que apenas estar bem – eles precisam ser entretidos, engajados e encantados. Acima de tudo, é essencial conhecer os compradores da sua marca.
Desenvolva buyer personas robustas
As personas do comprador são perfis baseados em pesquisa de seus clientes-alvo. Elas ajudam você a entender seus objetivos, dúvidas e necessidades. Você pode usá-las para abordar seus pontos problemáticos para oferecer uma experiência verdadeiramente excelente ao cliente.
Qualquer empresa que possa ter a chave para melhorar a experiência personalizada de compras on-line está apta a ganhar o jogo do comércio eletrônico.
Certifique-se de que sua loja on-line seja fácil de navegar e entender. Depois de levar seus visitantes à porta da frente, à vitrine da sua loja virtual, cabe a você convencê-los a comprar seu produto. Isso é feito por meio da personalização on-line.
Quer saber mais como melhorar a experiência de compra on-line dos seus clientes? Conheça o nosso Programa E-commerce Brasil e aprenda sobre as melhores práticas do mercado on-line.
Gostou desse post?
Conteúdo escrito por: