Black Friday: dicas e oportunidades

Veja os resultados da pesquisa de redes sociais e tenha insights valiosos para o seu negócio.

Atualizado em: Leitura: 2 minutos

A Black Friday de 2022 acontecerá no dia 25 de novembro em vários países do mundo. No Brasil, esse é um dos principais eventos de vendas, muito aguardado por consumidores e lojistas. 

A tradição, iniciada nos Estados Unidos, promove descontos em produtos de diversas lojas, atraindo clientes em massa no varejo físico e também no digital.

Segundo a Black Friday Global, o crescimento médio global de vendas no dia do evento é de 663% maior que a média de dias comuns, no Brasil essa média é de 819% e a média de gastos é de R$ 311,00.

Continue lendo para conhecer alguns resultados da nossa pesquisa de redes sociais sobre a Black Friday.

Loja física ou digital?

Quando analisados separadamente, lojas físicas despertam menos interesse dos consumidores durante a Black Friday: apenas 9,3% dos entrevistados nessa pesquisa disseram buscar exclusivamente por oportunidades em lojas presenciais.

Olhando em conjunto com o digital, 41,9% dizem buscar em ambos os meios. Mas é inegável a força do digital: quase metade dos consumidores alegam buscar promoções exclusivamente online. 

Os dispositivos móveis são os meios mais utilizados para acessar sites e aplicativos de lojas. E é por ele também que os usuários mais acessam as redes sociais, que é a principal forma de divulgação das lojas.

O que os brasileiros comentam sobre a Black Friday

As publicações mais comuns entre os usuários sobre a Black Friday, falam sobre experiências de compras em anos anteriores. Também é comum comentários sobre os desejos de compra para este ano e percepções sobre o que esperam encontrar com melhores preços.

Comentários negativos

O comentário negativo mais recorrente fala sobre a percepção quanto ao desconto enganoso supostamente promovido por muitas lojas, que aumentariam os preços na véspera da Black Friday para diminuí-lo no dia do evento.

Essa é uma crítica tão comum que o termo “Black Fraude” é muito utilizado para se referir ao evento.

Oportunidades e dicas para o seu negócio

A pesquisa trouxe alguns insights importantes para os negócios, confira abaixo:

  • Muitas pessoas esperam a chegada da Black Friday para comprar itens que acompanharam ao longo do ano. Portanto, ações promocionais com apelo à espera dos clientes é uma boa forma de agregar valor ao produto.
  • Conquistar a confiança dos clientes é fundamental. Para isso, invista em manter a transparência quanto aos preços praticados ao longo do ano e no dia do evento, demonstrando que houve de fato promoções significativas e que o cliente fará um bom negócio.
  • Se sua loja trabalha no meio digital, cuide da segurança do seu site. Facilite o contato dos consumidores com você, e mostre que sua loja está ativa.
  • Esteja presente nas redes sociais, afinal é ali onde a maioria dos consumidores está e quem não é visto, não é lembrado.

Continue lendo sobre as oportunidades da Black Friday para o seu negócio fazendo o download gratuito da nossa pesquisa de redes sociais completa clicando aqui.

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Conteúdo escrito por:

Sebrae
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