5 dicas para vender muito no final do ano
Saiba como aproveitar as oportunidades do período para bombar nas vendas.
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Final de ano é a melhor época para vender muito e bater as metas. O espírito festivo e o hábito de trocar presentes fazem parte desse período que tem o mercado aquecido pelo 13º salário e o consumidor envolvido em confraternizações. Não faltam ocasiões para compras que movimentam vários segmentos: festa da empresa, amigo secreto, férias, Natal e Ano Novo. Mas como se destacar em meio a tanta concorrência?
É preciso ações estratégicas, um time alinhado e muita criatividade para atingir os resultados. Tenha em mente: todo mundo quer atrair mais clientes e vender, esse é o momento mais agitado do ano para o varejo e prestadores de serviço. E para ajudar a tua empresa nessa tarefa, Taís Barreto, jornalista de moda, empreendedora e influenciadora digital, preparou 5 dicas eficazes para fazer a diferença nos resultados:
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Faça o básico bem feito
Antes de pensar em ações revolucionárias é importante ter certeza de que o time está capacitado, incluindo as contratações temporárias. Uma equipe bem treinada que domina o produto ou serviço que está vendendo é essencial. Também é importante preparo para duas necessidades desse período: pressa e incerteza. Para isso, boa vontade na hora de auxiliar clientes com ideias de presentes e atendimento ágil podem ser decisivos – muitas vezes superando o fator “preço”.
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Combos de presentes e promoções
Uma maneira de facilitar a vida do teu cliente e vender mais é oferecer opções que se complementem. Mapeie seu mix de produtos ou serviços e crie combos com valor menor do que os itens separados, isso além de gerar economia simplifica a decisão do cliente – aumentando as vendas e oferecendo a solução completa. Um exemplo é a venda do combo batom + lápis de boca em lojas de cosméticos. Essa ação acompanha uma tendência em alta no mundo da beleza e redes sociais: o lip combo. Outra maneira de usar essa estratégia de maneira ainda mais eficaz é se destacar da concorrência criando opções diferentes do tradicional no mercado, seja através de produtos diferenciados ou de uma embalagem bonita e criativa.
Para despertar ainda mais o senso de urgência do consumidor faça promoções relâmpago e/ou combos limitados. Isso gera movimento e ideia de novidade, pontos importantes para manter o interesse do público durante todo o período.
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Preço no direct? Jamais!
Encontrar informações sobre o produto ou serviço com facilidade é decisivo. Mesmo que a compra aconteça em ponto físico, grande parte dos clientes faz uma busca online para ter ideias de presentes, apresentação e claro, valores. Por isso a ideia de ‘preço inbox’ é fora de cogitação – faz muitas pessoas desistirem e cria sobrecarga de trabalho para a equipe. Casos que envolvem exclusividade, luxo ou muitas variáveis de preço por personalização são exceções.
Se houver atendimento via direct ou WhatsApp, garanta respostas ágeis, o tempo é crucial para a conversão em vendas. Em vendas online como sites é essencial ter o máximo de informações e detalhes sobre produto, frete e embalagem – em datas festivas oferecer embalagens presenteáveis é um diferencial. Informe prazos de compra e entrega de maneira clara para que o presente chegue a tempo.
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Você não vende apenas um produto
Uma estratégia eficaz e pouco explorada é a conexão do produto ou serviço com o cliente. Um exemplo interessante que vi com chocolates: embalagem em forma de livro com a história que inspirou a combinação de sabores. Ao falar sobre uma receita familiar ativa memórias de família e afeto que são comuns, traz o valor da originalidade ao reinterpretar com sabores contemporâneos. Chocolates com história, memória e embalagem de livro com certeza tem outro valor!
Pense no perfil de clientes do teu negócio e identifique a melhor maneira de se conectar. Para tornar o produto único e especial também vale explorar um dos cinco sentidos [visão, audição, olfato, paladar, tato] e entregar algo personalizável ou customizável. Use a criatividade!
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Rede social é relacionamento
A presença digital faz parte da imagem do negócio e muitas vezes é o primeiro contato entre cliente e empresa, por isso oferecer um conteúdo interessante é fundamental. Rede social é relacionamento. Não use como alto-falante de ofertas, aproveite para entender o que o cliente deseja e construa relacionamento através das inúmeras possibilidades. Bons exemplos são colaborações, lives, enquetes, bastidores, tutoriais, solução de dúvidas ou conteúdo informativo.
Impossível não falar sobre influenciadores: tenha certeza de escolher alguém que represente os valores da marca, não pense apenas em números (além de rasos, são facilmente manipuláveis). Olhe para a comunidade, é nela que está a força do influenciador! Assim como na vida off-line, nos reunimos pela identificação. A venda vai naturalmente fazer parte desse universo quando houver pilares sólidos. Relacionamento e conteúdo são importantes inclusive para o sucesso das ações de tráfego impulsionado.
Todas essas as ações combinadas são capazes de atrair clientes e vender mais. O resultado é ainda melhor com um olhar macro de estratégia que englobe produto, estoque, logística, facilidade de pagamento e preparo do ponto de venda. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Brasil movimentou R$ 65,3 bilhões em vendas no último Natal.
A ótima notícia para quem chegou até aqui é: tu já está na frente, pesquisando e se preparando! Quer dar o próximo passo e vender muito? Acesse o nosso e-book e saiba como aproveitar a época turbinar as tuas vendas.
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