South Summit 2024: insights sobre digitalização, inovação aberta e ecossistemas de inovação

Entenda os principais pontos sobre os assuntos que foram destaque no segundo dia de evento.

Atualizado em: Leitura: 3 minutos

Neste segundo dia de South Summit, muitas pautas trouxeram questionamentos relevantes, mas três temas se destacaram: digitalização, o ecossistema de inovação e inovação aberta. Antes de saber como trazer os insights desses temas para o seu negócio, vale recapitular a importância de eventos como esse.

Por que acompanhar eventos de inovação?

Além de oportunidades para networking e aprendizado, também são importantes para estimular a transformação do seu negócio. Ao participar desses eventos, você está se conectando com as tendências mais recentes, os pensadores e profissionais mais capacitados e as oportunidades mais promissoras. 

Fica a dica: caso você tenha perdido o que rolou no primeiro dia, confira nosso resumo aqui.

Digitalização: abraçando a disrupção para o crescimento

Uma das temáticas centrais do dia foi a digitalização e o impacto dela nos negócios. Na palestra “Digital Transformation: Embracing Disruption for Growth”, especialistas compartilharam estratégias para alavancar a transformação digital em organizações de todos os tamanhos

Com a tecnologia avançando em ritmo acelerado, as empresas se veem obrigadas a se adaptar e adotar novas práticas para se manterem competitivas. Um insight poderoso que emergiu dessas discussões é a importância de uma rápida adaptação às mudanças tecnológicas para garantir uma posição de destaque no mercado e, ao mesmo tempo, proporcionar uma experiência excepcional ao cliente. Um exemplo marcante disso é o crescente uso de tecnologias como Inteligência Artificial, como o Chat GPT, que pode facilitar na produção de textos de relacionamento e réguas de CRM, e a adoção indispensável do PIX, que não só simplifica transações, mas também otimiza tempo no atendimento ao cliente.

Direcionais simples como esses nos lembram da necessidade de ficar de olho nas tendências tecnológicas e nos recursos que já estão disponíveis no dia a dia, adotando uma abordagem ágil para impulsionar o crescimento e a inovação. 

Agora é parar e refletir: de que outras formas a digitalização pode alavancar sua empresa e melhorar o processo de compra do seu consumidor? Nossa dica é: pesquise mais sobre softwares de gerenciamento de dados, automação de processos e logística e, claro, na personalização e automatização de processos no atendimento ao cliente.

Ecossistema de Inovação: conectando para inovar

Ainda no evento, um assunto de importante foi abordado: o papel essencial dos ecossistemas de inovação no estímulo ao empreendedorismo e à criatividade. Líderes compartilharam experiências sobre como criar ambientes colaborativos propícios à inovação e ao crescimento, enfatizando a importância da troca de ideias e da colaboração entre diferentes pessoas, incluindo startups, empresas consolidadas, investidores e instituições de ensino. Ok, mas como podemos ver isso na prática? No Rio Grande do Sul, o surgimento de hubs de inovação como o Instituto Caldeira refletem a necessidade da união de empresas para fomentar a inovação e reter talentos. Recursos como esses ficam ainda mais valiosos quando se tem uma liderança engajada e uma governança eficiente acompanhando os processos da empresa.

Nesse contexto, para você, que é empreendedor, a mensagem é clara: busque incluir-se ativamente nos ecossistemas de inovação ao seu redor. Procure parcerias com startups, empresas consolidadas e instituições de ensino para trocar ideias, experiências e oportunidades de crescimento. Invista na construção de uma rede de contatos sólida e engajada, onde a cultura do “dar e receber” seja valorizada. Ah! E além disso, esteja atento às lideranças locais e às iniciativas que promovem a inovação e o empreendedorismo em sua região, e participe ativamente delas. Lembre-se de que o sucesso não é uma jornada solitária, mas sim um esforço coletivo. Ao colaborar e se envolver com o ecossistema empreendedor, você estará não apenas impulsionando o crescimento do seu próprio negócio, mas também contribuindo para o desenvolvimento econômico e social de sua comunidade e do país como um todo.

Inovação aberta: desvendando mercados tradicionais

A inovação aberta representa uma abordagem estratégica na qual empresas buscam colaborar com parceiros externos, como startups e instituições de pesquisa, para impulsionar a inovação e o crescimento. Os insights que vimos no South Summit enfatizam a importância crucial desse modelo, especialmente em tempos de crises e mudanças constantes. 

Quer um exemplo? Vamos observar o case da Droga Raia, que queria saber como manter o pioneirismo no setor de farmácias para conseguir inovar. Para responder a esse problema, a organização se uniu a  outras empresas e viu que a inovação aberta não apenas impulsiona o crescimento econômico, mas também fortalece a resiliência e a sustentabilidade dos negócios a longo prazo. 

Sobre esse assunto, o recado final não poderia ser outro: mantenha a sua empresa e a sua cabeça aberta à colaboração e invista em parcerias estratégicas. Elas são ingredientes que fazem toda a diferença na hora de  buscar o sucesso e superar desafios no dinâmico cenário empresarial atual.

Junte-se à comunidade da inovação!

Como vimos, a digitalização, o ecossistema de inovação e a inovação aberta são elementos-chave para o sucesso do seu negócio.

Quer explorar ainda mais esses temas e se conectar com outros empreendedores? Então não deixe de se juntar à nossa comunidade no WhatsApp! Clique aqui e não perca mais nenhum insight!

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Sebrae
Mais de 1 milhão de pequenas empresas transformadas no Rio Grande do Sul. Estamos juntos para evoluir e potencializar o seu negócio.

Você também pode gostar de: