Inteligência Artificial no Mercado Tech: confira os destaques do primeiro dia de South Summit

Descubra como a Inteligência Artificial (IA) está transformando o cenário empresarial e social.

Atualizado em: Leitura: 3 minutos

Quando o assunto é tecnologia, a Inteligência Artificial (IA) surge como uma força transformadora, podendo, até mesmo, redefinir os padrões do mercado tech e impulsionando a inovação em todas as esferas. Em um mundo onde a mudança é a única constante, acompanhar eventos de inovação torna-se não apenas uma opção, mas uma necessidade para empresas e profissionais que almejam se manter à frente da concorrência e moldar o futuro dos negócios.

Neste contexto, o South Summit surge como um ponto central de conhecimento e interação, reunindo empreendedores e visionários para realizar palestras sobre as últimas tendências em tecnologia e inovação. E é claro que o SebraeX, iniciativa do Sebrae Startups com as melhores soluções para o ecossistema gaúcho, faz parte desse evento tão importante. Ao longo deste texto, mergulharemos nos insights compartilhados durante o primeiro dia de evento, desvendando o impacto da IA no mercado tech e destacando as oportunidades e desafios que essa revolução tecnológica apresenta.

Prepare-se para uma jornada fascinante, onde a inteligência artificial é a protagonista de uma narrativa repleta de possibilidades e descobertas. 

A Era da IA: Transformação e Inovação

Erik Day, VP Global de Vendas na Dell Technologies, ilustrou de forma precisa a importância da Inteligência Artificial no crescimento empresarial. Em sua apresentação, destaca três elementos fundamentais para o sucesso das empresas, sendo elas: dinheiro, clientes e tecnologia. E é justamente a tecnologia, especialmente a IA, que está impulsionando os outros dois pilares – se tornando uma aliada para melhorar a realidade no mundo dos negócios. Atualmente, a estratégia da Dell com a Inteligência Artificial (IA) engloba desde soluções para clientes até a modernização de processos internos (como uma ferramenta para ampliar a diversidade, por exemplo), mostrando como essa tecnologia pode ser aplicada em diferentes áreas.

Diversidade e Inovação na Era da IA

No palco Demo Stage, Ricardo Cappra, do Cappra Institute for Data Science, Luciana Monteiro-Krebbs, da UFRGS, André Miceli, do MIT Technology Review e Elissa Suzuki, do Mercado Livre, se reuniram para debater sobre a Reconfiguração da Ciência de Dados nos Negócios, dando ênfase nas reflexões sobre o impacto e integração da IA.

Durante a apresentação, foi discutida a transformação da ciência de dados impulsionada pela inteligência artificial (IA). Um dos pontos destacados foi a metamorfose da ciência de dados, e como em um mundo digitalizado, as perguntas que fazemos sobre os problemas propostos no dia a dia podem ser mais valiosas, inclusive, do que as respostas nas quais chegamos.

A evolução do perfil do cientista de dados também foi abordada, enfatizando que em um ambiente de constante transformação, a habilidade de se adaptar é um diferencial competitivo. Além disso, a diversidade de formações e perfis nas equipes é vista como vantagem para a criação de sistemas de IA mais sofisticados e socialmente responsáveis.

A preocupação em fazer um uso ético das novas tecnologias também é um ponto de atenção: qual é a medida certa para a combinação entre automação e validação humana? Esse é um questionamento que ainda vamos ouvir muito sobre. 

IA e o Varejo Global

Os desafios de grandes empresas como a Shein também estiveram presentes nos debates, mostrando a preocupação das grandes varejistas em diminuir o desperdício e produzir localmente. No caso da Shein, representada no evento por Felipe Feistler, a aposta mira na inteligência artificial (IA) para entender tendências comportamentais, como por exemplo, o que seus consumidores gostam e o que desejam comprar. Os palestrantes acreditam que a IA pode, sim, ajudar as grandes empresas a mitigar o desperdício e a oferecer de forma mais assertiva o que seus compradores realmente querem. Além disso, também foi abordado sobre os novos obstáculos para atrair a Geração Z – que tem um comportamento de compra que exige diversidade de escolhas. Por último, ficou uma aposta: a IA pode mudar o jeito como compramos, tornando o processo mais eficiente e justo. 

Mas afinal, qual conclusão podemos tirar neste primeiro dia de South Summit? 

O que fica claro ao explorar os insights dessas palestras é que a IA não é uma simples tendência, mas sim, uma força transformadora que está moldando o futuro dos negócios e da sociedade como um todo. Portanto, acompanhar iniciativas como o South Summit é essencial para compreender e se preparar para as mudanças que a IA trará nos próximos anos, seja para startups, empresas de base tecnológica ou ate mesmo negócios tradicionais. 

Vamos continuar esta conversa juntos?

Continue atualizado sobre as últimas novidades em tecnologia e inovação com o SebraeX! 

Junte-se à nossa comunidade no WhatsApp e não perca mais nenhum insight! 

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Sebrae
Mais de 1 milhão de pequenas empresas transformadas no Rio Grande do Sul. Estamos juntos para evoluir e potencializar o seu negócio.

Você também pode gostar de: