South Summit 2024: as 3 maiores tendências para startups e pequenos negócios

Descubra os principais destaques que o maior evento de inovação da América Latina deixa para o seu negócio!

Publicado em: Leitura: 4 minutos

Após três dias de insights, conexões e novas visões para o futuro dos negócios, o South Summit Brazil 2024 chega ao fim. Nessa jornada de aprendizado, destacamos três tendências para startups e pequenos negócios.

Caminhos para o crescimento

Ao longo de todo o evento, especialistas compartilharam insights valiosos para o crescimento dos negócios. Um deles são as parcerias entre grandes empresas e startups, que podem te beneficiar. Essas parcerias, quando bem-sucedidas, oferecem oportunidades únicas de crescimento e, principalmente, de tirar do papel os seus planos de inovação. Porém, para isso, é importante estabelecer uma visão e um planejamento de longo prazo e alinhar expectativas desde o início, o que pode ser especialmente útil para ti, que busca expandir ainda mais o teu negócio.

 

Outra maneira de firmar parcerias é através de diferentes tipos de investimento. Podemos destacar três: 

  1. Investidores anjo, que são empreendedores experientes que fornecem capital inicial e uma relação mais dinâmica, que inclui orientação para startups, no estilo de uma consultoria baseada nas experiências já vividas por eles.
  2. Crowdfunding, uma forma descentralizada de captação de recursos que permite não depender de uma única fonte de financiamento. Nesse caso, as startups têm acesso a uma ampla rede de investidores e têm uma percepção mais definida do que será recebido.
  3. Corporate Venture Capital, conhecido pela sigla CVC, que é uma das principais maneiras das empresas investirem diretamente em negócios iniciantes com alto potencial. Nosso país está por dentro dessa tendência e é considerado uma das grandes potências dos próximos anos em CVC. Pela primeira vez estamos entre os 10 principais países em um ranking mundial.

 

Visões interessantes sobre inteligência artificial também foram compartilhadas. O tema continua em alta, mas pede um olhar de parceria entre homem e máquina. Cada vez mais precisamos trabalhar junto e não contra (ou a favor) dessa ferramenta.

Antes de aplicar as tendências, é preciso ressaltar a importância da diversidade e de uma boa liderança para garantir o sucesso dessas iniciativas. Afinal, quando temos diversas realidades e pontos de vista, enriquecemos ainda mais as entregas. A diversidade se aplica em gênero, raça e faixas etárias, mas também é construída com diferentes formações e experiências. Lembre-se primeiro das pessoas e depois do que elas entregam. Faça do seu negócio um ambiente mais receptivo às ideias que vêm de diferentes fontes. 

Cliente no centro com abordagem personalizada 

A segunda tendência traz a importância de colocar o cliente no centro de todas as estratégias. Palestras como “Tech-Forward Strategies: Innovating to Delight Consumers” e “The Best Way for Startups to Grow” trouxeram a reflexão de como a inovação centrada no cliente impulsiona o crescimento e a fidelização

Para isso, é importante estar sempre atento aos sinais que o teu cliente dá. As redes sociais e outras plataformas, por exemplo, são ferramentas que afetam a forma como as pessoas vivem, agem e compram. Use estas plataformas digitais para pesquisar mais sobre quem é o teu cliente e quais suas tendências de consumo. Seja ágil na hora de fazer mudanças e adaptações no teu negócio.

Depois de entender as necessidades e expectativas dos clientes, os próximos passos são personalizar a experiência do cliente (afinal, todos gostam de se sentir próximos e ouvidos), adotar uma abordagem empática por parte dos líderes e vendedores e utilizar métricas para medir o sucesso e identificar áreas de melhoria. 

Empresas que adotam uma abordagem Customer Centric (consumidor no centro) são capazes de proporcionar as melhores experiências, aumentando a fidelidade, o engajamento e, consequentemente, impulsionando o crescimento e o sucesso do negócio.

Tecnologia para digitalizar, digitalizar para crescer

Como implementar a tecnologia no teu negócio? Algumas palestras no segundo dia de evento destacaram a importância de abraçar as falhas como uma oportunidade de inovação e expansão

Falhas vão acontecer na implementação de novas tecnologias, mas o importante é não esquecer que esse processo é uma necessidade para garantir competitividade, melhorar a produtividade e, até mesmo, implementar práticas de sustentabilidade

Uma gestão empresarial eficaz depende cada vez mais da compreensão e adoção das últimas tecnologias e inovações. A transformação digital não se limita à implementação de novas ferramentas, mas demanda uma mudança cultural e social que envolve toda a organização. Para digitalizar a tua empresa, algumas dicas essenciais podem ser seguidas:

  1. Repense seu negócio de forma macro: analise o mercado e identifique quais são as tecnologias mais usadas e adequadas para a tua empresa – como ferramentas de inteligência artificial (muito enfatizada no primeiro dia de evento) e softwares para gerenciar tarefas, processos, logística e atendimento ao cliente. Além disso, revisite as tuas estratégias traçadas inicialmente e atualize pensando nesta transformação digital.
  2. Proporcione treinamentos para essas novas habilidades: digitalização e novos processos necessitam, também, de treinamento e qualificação constante da tua equipe. Por isso, garanta que todos estejam prontos para se relacionar com as novas tecnologias e implementar soluções.
  3. Analise cuidadosamente os processos atuais da tua empresa: assim, fica muito mais fácil identificar as áreas onde a tecnologia pode otimizar operações e reduzir o tempo gasto em atividades desnecessárias, melhorando a performance e a lucratividade. Isso se torna ainda mais importante no início de uma empresa, em que a equipe e os recursos são enxutos. Tente entender quais processos estão sendo gargalos da empresa e que podem ser facilitados com novas tecnologias.
  4. Fique atento às mudanças: o mindset aqui deve ser voltado para a oportunidade de melhorar as entregas da empresa. Por isso, estimule o diálogo entre as diferentes áreas do teu negócio, para garantir que todos compreendam e apoiem o processo de transformação.

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