O papel da inovação nos negócios tradicionais

Você já pensou sobre a importância da inovação para a sobrevivência do seu negócio?

Atualizado em: Leitura: 3 minutosNível: Intermediário

O uso da inovação pode auxiliar os negócios tradicionais de diferentes formas, disponibilizando novos caminhos de crescimento, vantagens competitivas e aperfeiçoamento de processos. Atualmente, possuir uma cultura inovadora e executar ações de inovação, é fundamental para a sobrevivência e crescimento sustentável do seu negócio. A seguir falaremos sobre as principais formas pelas quais a inovação pode alavancar os resultados do seu negócio:

Processos

Através da automação de seus processos você melhora a sua eficiência, aumenta a sua receita em caixa e reduz os custos. Um bom exemplo para este tópico é o uso da inteligência artificial no relacionamento com o cliente.

Saiba mais sobre como inovar em negócios tradicionais acessando o nosso material completo:

Acesse Aqui

Digitalização do negócio

O uso de tecnologias tornará seu negócio mais competitivo, eficiente e dinâmico. Já pensou em usar as redes sociais como plataforma de venda dos seus produtos? Esse é um ótimo exemplo de digitalização para negócios tradicionais.

Entenda como funciona a digitalização e como ela pode se tornar um fator aliado do seu negócio! Conheça o conteúdo:

Acesse Aqui

Criação de produtos

Através da implementação de uma cultura inovadora no negócio, é possível entender melhor o seu mercado de atuação, antecipando tendências, conhecendo o  cliente e oferecendo novos produtos que poderão atingir novos públicos. Uma empresa de alimentos tradicional pode, através de um novo produto inovador, atender a um novo nicho de mercado.

Vale destacar, que implementar uma cultura inovadora e executar ações de inovação, na grande maioria das vezes, não exigirá a disponibilização exagerada de recursos financeiros. O uso das redes sociais para divulgação e venda de produtos, a participação dos seus clientes no processo de criação do seu produto e o networking com outras empresas são alguns exemplos de ações inovadoras com baixo valor de investimento.

Aproveite para conhecer os segredos para uma inovação bem-sucedida, prevenindo erros no processo de inovação e aprendendo sobre como superar alguns obstáculos desse processo. Confira nosso conteúdo:

Confira Aqui

O que as startups podem ensinar sobre inovação aos negócios tradicionais?

A relação entre startups e negócios tradicionais pode ir além da contratação de serviços tecnológicos. Atualmente, além de oferecer serviços e produtos que alavancam os resultados dos negócios tradicionais, as startups podem, através de exemplos simples, inspirar os negócios tradicionais a serem mais ágeis, inovadores, centrados no cliente, experimentais e tecnologicamente avançados. É importante entendermos as diferenças entre startups e negócios tradicionais:

Startup é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza.

Negócio tradicional é aquele que trabalha para resolver uma necessidade amplamente conhecida e está inserido em um mercado consolidado, ou seja, previsível. Um mercado cujo histórico e os dados estão disponíveis e podem facilmente ser consultados para que o negócio seja planejado.

Os principais pontos de aprendizado

Agora que sabemos as diferenças entre esses tipos de negócios, detalharemos quais são os principais pontos de aprendizagem para os modelos convencionais:

Agilidade e inovação: as startups são conhecidas por sua agilidade e capacidade de inovar rapidamente. Os negócios tradicionais podem aprender com elas a ser mais flexíveis e adaptáveis às necessidades do setor, mercado e clientes.

Foco no cliente: modelos de negócios inovadores como as startups têm uma abordagem centrada no cliente. Isso quer dizer que essas empresas estão concentradas em entender e atender as necessidades e desejos do mercado, desenvolvendo produtos e serviços. Os negócios tradicionais, através da cultura centrada no usuário, podem desenvolver uma cultura de escuta ativa e empatia com seus clientes.

Uso da tecnologia: a solução de problemas com o uso de tecnologia avançada geralmente é a principal atividade de uma startup. Os negócios tradicionais podem aprender com elas a utilizar a tecnologia de forma mais eficiente e incorporar soluções tecnológicas inovadoras em suas operações. A incorporação desses valores tornará os negócios tradicionais mais competitivos no mercado atual, permitindo que essas empresas adotem uma abordagem experimental que transmita valor para todos os atores de seu segmento.

Inspire-se ainda mais com o caso real de uma empresa que ampliou seu mercado investindo em diversificação e inovação! Acesse o nosso conteúdo:

Acesse Agora

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Você também pode gostar de: