NRF 2025: como estar preparado para o varejo do futuro?

Descubra as tendências e inovações da NRF 2025 e prepare-se para o futuro do varejo agora mesmo!

Atualizado em: Leitura: 5 minutosNível: Intermediário

Chegamos ao segundo dia de NRF 2025 e podemos dizer com certeza: os empreendedores precisam estar preparados para as mudanças que, em breve, chegarão ao mercado brasileiro. O varejo do futuro é repleto de oportunidades para aqueles que querem garantir o crescimento de suas empresas.

No primeiro dia de cobertura, acompanhamos as tendências globais que estão redesenhando o panorama do varejo e como elas podem ser aplicadas no contexto local. Agora, neste segundo dia, nosso foco se volta para o futuro do varejo, com palestras que abordaram desde a importância da autenticidade, até a experiência da loja física como fator determinante de sucesso.

Todos os insights e tendências chegam em primeira mão no nosso grupo de Whatsapp. Fazendo parte da nossa comunidade, os empreendedores podem conferir em tempo real todas as atualizações, além de receberem análises exclusivas do nosso time que está no evento.

Para aqueles micro e pequenos empreendedores que já estão pensando no varejo do futuro, certamente as palestras da NRF 2025 têm muito a acrescentar nas estratégias de negócio. Dentre os vários insights compartilhados, um ponto ficou muito evidente: as marcas precisarão adotar uma abordagem mais humana, ética e criativa, respeitando os valores da sustentabilidade, transparência e empatia. 

Desta forma, as empresas que souberem integrar tecnologia de maneira sábia, criar experiências de consumo colaborativas e se conectar emocionalmente com os consumidores terão as melhores chances de sucesso nos próximos anos. As novas gerações demandam isso e, consequentemente, o mercado se molda a essa nova necessidade.

Vamos juntos nos aprofundar nessas tendências? Confere com a gente os principais temas abordados no segundo dia de evento e como tu pode aplicar esses conhecimentos na prática.

1) NRF 2025 destaca o protagonismo das lojas físicas

Neste segundo dia de NRF 2025, grande parte das marcas abordou a importância da loja física para as suas estruturas de negócio. Muitas vezes, esses espaços são minimizados em prol do digital, pois ter uma loja online pode ser mais acessível e gerar menos custos (em um primeiro momento) para os empreendedores.

Entretanto, essa não é a realidade do mercado de varejo mundial. As marcas têm criado formas de garantir uma conexão entre a sua loja física e o digital por meio de experiências únicas. A IKEA e a LEGO, por exemplo, trouxeram ótimos cases de como renovar a experiência da loja física com elementos interativos.

Em vez de serem apenas espaços para transações, as lojas são transformadas em locais onde os consumidores podem interagir de forma criativa e imersiva com os produtos. A LEGO tem criado ambientes onde as crianças e adultos possam brincar juntos, com estúdios para a criação de minifiguras, instalações temáticas e eventos ao vivo. 

Já a IKEA tem focado em mostrar como os produtos podem se integrar ao dia a dia das pessoas, criando um ambiente inspirador e funcional. A empresa tem explorado ferramentas como simuladores de ambiente, onde clientes podem visualizar móveis em suas casas, facilitando a compra e aumentando a praticidade. A tecnologia é vista como suporte, e não como uma substituição.

Para os empreendedores, isso significa que o varejo físico não precisa ser apenas um local de compra, mas uma extensão da identidade da marca. Criar uma experiência única para o consumidor, que envolva emoções e desejos, é uma maneira poderosa de fortalecer o relacionamento com a empresa. 

As lojas precisam se transformar em espaços de conexão, onde os consumidores vivenciem algo além da simples aquisição de produtos.

2) A importância da conexão com o público-alvo

Falando em espaços de conexão, não podemos deixar de citar a importância da conexão com os consumidores.

Durante o bate-papo entre Dan Frommer, do The New Consumer, e Katie Welch, da Rare Beauty na NRF 2025, os palestrantes comentaram bastante sobre a forma de consumo das novas gerações e a importância de tratar sobre assuntos como saúde mental e sustentabilidade.

Para eles, a Geração Z, agora com maior força de consumo, é uma das mais exigentes quando se trata de escolhas de consumo. As marcas de beleza, por exemplo, estão se adaptando a esse comportamento, oferecendo desde opções de beleza que sejam cruelty-free e respeitem a sustentabilidade, até marcas parcerias com influenciadores e celebridades que conversem mais diretamente com esse público.

De acordo com os palestrantes, essa geração é mais propensa a experimentar vários produtos durante as rotinas de beleza – como 5 ou mais marcas de maquiagem e 3 ou mais de cuidados com a pele – mas ainda assim demonstra uma lealdade significativa àquelas que entregam valor genuíno.

Mas como se adaptar a essas novas demandas? A resposta está na forma como conectamos os valores da marca com esses pilares importantes. Para isso, invista em transparência, crie conexões autênticas e mostre que a marca vai além do lucro, impactando positivamente o mundo.

3) NRF 2025 reforça a importância da inclusão e diversidade

E pensando nesses novos públicos, é importante lembrar que somos plurais, diversos e repletos de experiências únicas. Desta forma, a inclusão e a diversidade são, sim, pilares importantes para a cultura de qualquer empresa, seja ela grande ou pequena.

A palestra de Tracee Ellis Ross na NRF 2025 foi uma aula inspiradora neste sentido. Durante toda a apresentação, a empreendedora explicou sobre como construir uma marca autêntica, centrada em propósito, inovação e inclusão. 

Tracee criou a Pattern Beauty a partir de sua própria experiência como mulher com cabelos cacheados, crespos e texturizados. Durante sua jornada, percebeu que havia uma lacuna de produtos acessíveis e eficazes para esse público no mercado.

A marca nasceu com o objetivo de celebrar a beleza negra e oferecer produtos que respeitassem as características naturais do cabelo, sem promover a ideia de “consertá-lo”. Sua visão era criar uma experiência de autocuidado baseada na celebração da identidade.

Uma das principais lições compartilhadas por Tracee em sua apresentação foi a importância de desenvolver um portfólio inclusivo e estratégias de marketing que realmente representem os diferentes públicos. 

Ela destacou que ações intencionais, focadas em criar produtos e campanhas que celebrem a diversidade, não apenas fortalecem a conexão com os consumidores, mas também ampliam significativamente a base de clientes.

Micro e pequenas empresas precisam ter em mente que quanto mais diversas, plurais e inclusivas elas forem, maiores serão suas chances de entender, ouvir e se adaptar às necessidades de todos os públicos de interesse. O resultado será uma empresa mais competitiva, sustentável e em sintonia com a cultura global.

4) Como se tornar uma varejista digital ágil? Pergunte a IA

A IA pode fazer basicamente tudo, mas é necessário que as micro e pequenas empresas saibam como utilizar esse recurso. Na NRF 2025, líderes da Nvidia, Dell Technologies e Lowe’s compartilharam como a integração de tecnologias avançadas está reformulando o varejo ao redor do mundo.

Azita Martin (Nvidia), Seemantini Godbole (Lowe’s) e Randy Lack (Dell) apresentaram estratégias sobre o uso de IA generativa, visão computacional e gêmeos digitais para melhorar a experiência do cliente, otimizar operações e aumentar a eficiência no setor. 

A visão computacional, por exemplo, utiliza câmeras para monitorar em tempo real a experiência do cliente nas lojas. Essa tecnologia permite identificar itens mal colocados nos carrinhos de compras ou esquecidos, enviando alertas imediatos para os clientes. 

Já a técnica de gêmeos digitais, como o próprio nome sugere, serve para criar uma réplica digital de determinada estrutura a fim de testar novas possibilidades. A tecnologia permite simular diferentes layouts e testar mudanças operacionais antes de implementá-las fisicamente, sem interromper as operações no mundo real. 

A IA tem sido utilizada até mesmo na capacitação de novas equipes, proporcionando suporte em tempo real por meio de chatbots e assistentes virtuais. Essas ferramentas ajudam os colaboradores a responder perguntas complexas com mais confiança e rapidez, garantindo um atendimento mais eficiente.

Para os empreendedores que querem começar a usar as ferramentas de IA acessíveis, é importante entender, primeiro, qual a tua necessidade. Com o entendimento do objetivo e o conhecimento necessário, a tecnologia pode se tornar uma grande aliada nas tarefas diárias de trabalho.

 

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Conteúdo escrito por:

Sebrae
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