Inovação: como prevenir os erros no processo

Aprenda sobre inovação, erros comuns e como você pode preveni-los no processo.

Publicado em: Leitura: 2 minutos

Pessoas apoiadas em uma mesa com documentos e tablets em cima.

Hoje, seja na internet ou na vida offline, o que mais encontramos são conteúdos sobre inovação, mas nem sempre conseguimos atingir o esperado seguindo os conselhos e ensinamentos de quem já teve sucesso inovando.

Segundo o head no Tecnopuc Start, Rafael Chanin, isso acontece porque não existe uma receita para ter sucesso na hora de inovar. Nessa área, os erros são comuns e podem gerar aprendizados para os empreendedores.

Mas, se você quer descobrir como evitar os erros, escute nossa conversa com Chanin, que lidera a equipe de desenvolvimento e gestão dos programas de concepção e construção de startups do parque tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Clique aqui para ouvir o áudio na íntegra. 

Continue lendo para aprender mais sobre o assunto.

Inovar no dia a dia: os obstáculos

Não existe uma fórmula mágica para inovação e, segundo Chanin, é por isso que existem tantos cursos, discussões e ecossistemas de inovação.

A verdade é que existem muitos livros, sites e cursos que prometem resultados grandiosos, vendidos por “falsos gurus”, que não trazem benefícios efetivos para as empresas e acabam desperdiçando recursos e tempo e empreendedores que optam pelo “caminho mais fácil”.

Existem inúmeros obstáculos para erguer e sustentar uma empresa no Brasil, como a burocracia e a legislação extremamente complexa. Outro desafio pode ser encontrar uma solução que realmente resolva um problema existente na sociedade, além da concorrência.

Falhas na busca pela inovação

“O erro mais comum que encontro são empreendedores resolvendo problemas que não existem ou que não são tão relevantes para a sociedade”, diz Chanin.

Ele também acrescenta que desenvolver soluções efetivas para problemas já identificados é um dos maiores entraves para a inovação e transformação para um negócio consistente.

Segundo o especialista, para vencer os desafios de inovar, é necessário ter uma equipe colaborativa, além de ir a campo para testar as soluções propostas.

“Minha visão sobre fracasso está na linha do aprendizado, para que a gente realmente consiga chegar lá e resolver os problemas da sociedade” (Rafael Chanin, head de desenvolvimento e gestão dos programas de concepção e construção de startups do Tecnopuc).

Continue lendo sobre inovação fazendo o download gratuito do nosso material completo clicando aqui. Ouça também a entrevista completa com Rafael Chanin aqui.

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Sebrae
Mais de 1 milhão de pequenas empresas transformadas no Rio Grande do Sul. Estamos juntos para evoluir e potencializar o seu negócio.

Você também pode gostar de: