AgroHub Brasil: ambiente de inovação agro

A criação da plataforma virtual de inovação AgroHub Brasil vai promover a cooperação entre centros de inovação agropecuários do país e trazer ganhos significativos para o setor.

Atualizado em: Leitura: 2 minutos

Imagem destaque do blog post do Sebrae RS sobre o AgroHub Brasil.

Agro também é inovação! O Ministério da Agricultura e Pecuária e o Serpro firmaram um Acordo de Cooperação técnica para a criação do AgroHub Brasil, uma plataforma virtual que vai promover a cooperação entre os diversos centros de inovação agro do país.

O projeto ainda está dando os primeiros passos, mas a previsão é que, até julho, já esteja disponível uma primeira versão desse ambiente.

“O AgroHub Brasil será um integrador de todos os centros de inovação agropecuários do país em uma plataforma virtual de inovação aberta. Além de reunirmos quem já pensa o agro em um único ambiente, vamos promover inovação a partir da própria plataforma”, explica o superintendente do Serpro e facilitador dos processos de transformação digital no governo, Bruno Vilela.

Visão ampla para a produção nacional

A plataforma AgroHub permitirá visão nacional e suporte para a produção brasileira. Vilela afirma que isso acontecerá devido a cooperação entre startups, empresas do segmento, universidades, centro de pesquisa, governo e produtores rurais. 

 “A vantagem é que teremos uma visão nacional, de norte a sul, do que está sendo produzido. Tecnologias de uma região poderão ser repensadas e utilizadas em outras, sempre com foco na solução dos problemas e desafios do campo”, complementa.

Essa é uma forma de fortalecer o setor, gerando mais desenvolvimento e abrindo mais portas. 

Como a plataforma AgroHub Brasil vai funcionar

A plataforma contará com suporte multilíngue e terá o apoio de novas tecnologias como a inteligência artificial. Nela será criada uma rede de transferência de tecnologia voltada para a busca de soluções inovadoras.

Assim será possível atender os produtores e fomentar o empreendedorismo tecnológico no campo, fomentando a inovação aberta entre todos os participantes.

O digital cada vez mais próximo do campo

Uma das preocupações em relação a plataforma é sobre a conectividade no campo. Bruno ressalta que a iniciativa também inclui políticas públicas que buscam levar a internet para o campo.

“Uma das premissas da plataforma é zelar pela acessibilidade dentro das limitações que o usuário tiver”, complementa. 

 

Quer mais conteúdo? Aproveite para conhecer sobre o mercado de crédito de carbono e descubra novas oportunidades para o seu futuro.

ACESSE O MATERIAL

 

Fontes: Governo vai lançar a plataforma AgroHub Brasil. Serpro. Acesso em 2024. AgroHub Brasil. Ministério da Agricultura e Pecuária. Acesso em 2024. Nova plataforma AgroHub Brasil promete integrar informações do agro de todo o país. Food Forum. Acesso em 2024. 

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Sebrae
Mais de 1 milhão de pequenas empresas transformadas no Rio Grande do Sul. Estamos juntos para evoluir e potencializar o seu negócio.

Você também pode gostar de: