Quais são os pilares de um Plano de Negócios?

O Sebrae RS te mostra o que não pode faltar no documento que vai mostrar a viabilidade da sua empresa atavés de um plano de negócios

Atualizado em: Leitura: 2 minutos

Abrir ou expandir uma empresa é sempre uma decisão importante, pois são muitos os fatores que devem ser levados em consideração, como o Plano de Negócios. Afinal de contas, investir tempo e recursos em um projeto é algo que deve ser levado a sério. Porém, existem alternativas que podem reduzir as incertezas e te auxiliar no momento de iniciar ou ampliar o seu próprio negócio.  

Para ajudar nessa tomada de decisão, uma das possibilidades é elaborar um Plano de Negócios. Este documento vai lhe auxiliar a resolver suas dúvidas de forma mais assertiva, antevendo as incertezas através de dados referentes ao seu negócio. Com essas informações, os riscos para o seu investimento serão reduzidos, as oportunidades serão mais visíveis e você saberá qual a melhor decisão a ser tomada.

Para ter um passo a passo detalhado para organizar sua empresa, o Sebrae RS oferece, de forma gratuita, o e-book “Como usar o Plano de Negócios”. Para obte-lo, clique aqui!

Clique na imagem e acesse o e-book do Sebrae RS "Como usar o Plano de Negócios" para organizar a tua empresa de forma gratuita
Clique na imagem e acesse o e-book do Sebrae RS “Como usar o Plano de Negócios” para organizar a tua empresa de forma gratuita.

 

Para te auxiliar nesse processo, o Sebrae RS te mostra os pilares de um Plano de Negócios, que são aqueles tópicos que não podem faltar no seu documento.  

Pontos que devem constar no Plano de Negócios:  

  1. Sumário: elemento que vai resumir item por item o seu Plano de Negócios; 
  2. Histórico: informações sobre como sua empresa foi concebida (no caso de empresas em expansão);  
  3. Produto: descrição clara e simples do seu produto ou serviço;  
  4. Mercado: descrever quem são os clientes, tendências de comportamento, posicionamento dos produtos e segmentação de mercado;  
  5. Concorrência: pesquisar quem são os concorrentes;  
  6. Marketing: elencar as despesas com publicidade, anúncios e afins;  
  7. Operacional: listar os equipamentos utilizados para o trabalho e qual sua situação de posse (se é alugado, já foi pago ou está sendo quitado);  
  8. Gestão: elencar as principais capacitações dos gestores e um apanhado geral sobre os colaboradores.
  9. Projeções Financeiras: expor os demonstrativos financeiros, fluxo de caixa e suas projeções, lucratividade, rentabilidade, dentre outros aspectos financeiros.  

Agora que você já sabe os pilares de montar um Plano de Negócios, que tal montar o teu? O Sebrae RS oferece consultorias para te ajudar a elaborar o melhor documento possível para ter mais assertividade no teu negócio.  

Veja também

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Sebrae
Mais de 1 milhão de pequenas empresas transformadas no Rio Grande do Sul. Estamos juntos para evoluir e potencializar o seu negócio.

Você também pode gostar de: