Como calcular o lucro líquido da minha empresa?

O Sebrae RS  ensina como obter o valor do lucro líquido do seu negócio em apenas quatro passos

Atualizado em: Leitura: 2 minutos

O lucro líquido é uma das informações mais importantes para qualquer empreendedor ter em mente na hora de gerir o seu negócio. É uma métrica crítica que, na prática, indica a capacidade da empresa de gerar patrimônio (que pode ser mais dinheiro em caixa, novas máquinas e equipamentos, mais estoque, etc) Em simples palavras, ele mostra se a empresa está crescendo e se o negócio é saudável. 

Antes de começar… 

É preciso que você entenda que o cálculo do lucro líquido é fundamental para avaliar a saúde financeira da sua empresa. Afinal, com esse indicador em mãos, é possível tomar decisões mais acertadas sobre a gestão financeira da sua empresa, planejar investimentos e expandir os negócios de forma mais segura e eficiente.   

Além disso, o lucro líquido também é um dos principais fatores que os investidores levam em consideração na hora de avaliar o potencial de crescimento e rentabilidade de uma empresa. 

Importante e fácil 

Fazer o cálculo do lucro líquido é um pouco mais simples do que parece. Para lhe ajudar com isso, o Sebrae RS explica em apenas quatro passos como obter este valor. 

Mas afinal, como calcular o lucro líquido da minha empresa? 

1- Levante todas as receitas 

Calcule a receita total da empresa, que é a quantidade de recurso que entrará (a vista ou a prazo) em seu negócio através das vendas ou prestação de serviços. Guarde esse resultado.  

2- É hora de subtrair os custos variáveis! 

Com o valor das receitas em mãos, é hora de calcular os custos variáveis! Subtraia do valor das receitas com todas as despesas variáveis. São custos como de produção, matéria-prima, frete, impostos e outras despesas relacionadas à produção e venda dos produtos ou serviços.  

3- Subtraia as despesas fixas 

Após subtrair todas as despesas variáveis, para obter o seu lucro líquido é preciso subtrair todas as despesas fixas da empresa, como aluguel, salários, despesas com marketing, serviços de contabilidade e outras despesas que não variam com a quantidade de vendas. Não esqueça: essa subtração é feita com o valor das entradas, calculado no passo número um! 

4 – Impostos também são custos, logo… 

Você deve subtrair todos os impostos que a empresa é obrigada a pagar para obter o valor do lucro líquido do seu negócio. Dentre estes valores estão o Imposto de Renda, o ICMS, o ISS, entre outros.  

Valor final é o lucro 

Realizados os quatro passos anteriores, finalmente você terá o valor do lucro líquido da sua empresa.

Acompanhe os indicadores financeiros da sua empresa para alavancar seus resultados adquirindo nosso e-book gratuitament clicando aqui.

Veja outros conteúdos

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Sebrae
Mais de 1 milhão de pequenas empresas transformadas no Rio Grande do Sul. Estamos juntos para evoluir e potencializar o seu negócio.

Você também pode gostar de: