Aprenda como fazer um Fluxo de Caixa em 5 passos

O Sebrae RS te ajuda a montar a ferramenta de Fluxo de Caixa que vai auxiliar no controle das finanças da sua empresa

Atualizado em: Leitura: 2 minutos

A organização financeira é um dos principais pontos de atenção ao abrir uma empresa. E a maneira mais indicada de manter esse controle é através do Fluxo de Caixa ferramenta utilizada para registrar todos os movimentos financeiros do seu negócio. Seja pagamento de pessoal, recebimento do valor de um serviço prestado ou um produto vendido, compra ou venda de máquinas e produtos, dentre outros.  

Para otimizar ainda mais sua ferramenta, o Sebrae RS mostra como fazer um Fluxo de Caixa em cinco passos.  

1 – Monte a planilha de controle 

Pode-se dizer que o Fluxo de Caixa é algo como um “tabelão” onde você irá registrar as entradas e saídas de recursos para identificar os saldos disponíveis. Dessa forma, você consegue ter total controle sobre suas finanças 

2- Determine o nome das entradas e saídas de recurso   

Defina qual nome você dará para cada tipo de entrada ou saída do seu caixa. Por exemplo: as entradas podem ser divididas em “vendas à vista” e “vendas a prazo”; as saídas, em “fornecedores”, “folha de pagamento”, “aluguel”, “marketing”, “empréstimos”, etc. Ter esse registro é importante para você visualizar todos os seus movimentos financeiros.  

3- Levante o seu saldo de caixa inicial 

Identifique o valor total de recursos que você tem disponível na empresa, considerando a somatória dos recursos em dinheiro (papel moeda) e nos bancos. Sabendo desse valor, você vai conseguir identificar, em um futuro próximo, se a ferramenta está tendo um efeito positivo. 

4- Anote as previsões de entradas e saídas 

Anote tudo aquilo que está previsto para entrar e sair do seu caixa. Tendo essas informações escritas em seu Fluxo de Caixa, você poderá ver antecipadamente o futuro da saúde financeira da sua empresa.  

5- Avalie os saldos 

Ao fim do dia, avalie o total de saídas, de entradas, e, por fim, faça um saldo do dia (o saldo das entradas – saídas). Além disso, faça um saldo acumulado presente e futuro. Isso vai lhe ajudar a visualizar o andamento do seu negócio.  

Para ajudar a melhorar a gestão de custos da tua empresa, incluindo o Fluxo de Caixa, o Sebrae RS oferece o e-book Aprenda a vencer o aumento de custos, mantendo a qualidade. Clique na imagem para obter!

Importante:  

Tenha atenção especial ao saldo futuro, pois ele apontará se há ou não recursos previstos para honrar os compromissos de médio e longo prazo. E lembre-se: o objetivo do Fluxo de Caixa é justamente lhe ajudar a “prever o futuro” da sua empresa.  

Precisa de ajuda com Fluxo de Caixa? 

O processo parece difícil, mas o Sebrae RS pode te ajudar! Clique aqui e então preencha teus dados e acesse o e-book Aprenda a vencer o aumento de custos, mantendo a qualidade.

Veja outros conteúdos

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Sebrae
Mais de 1 milhão de pequenas empresas transformadas no Rio Grande do Sul. Estamos juntos para evoluir e potencializar o seu negócio.

Você também pode gostar de: