Fim do DOC e TED: impacto na rotina financeira dos negócios

Entenda como o fim dessas formas de pagamento podem ser substituídas e as mudanças que o fim do DOC e TED afetam os pequenos empreendedores.

Publicado em: Leitura: 3 minutosNível: Básico

A chegada de novas formas de pagamento e transferências mais rápidas e mais baratas trouxeram mudanças significativas para as transações no Brasil. Com isso, chega ao fim duas modalidades de transferência bancária que existiram por mais de três décadas. 

O DOC (Documento de Ordem de Crédito), um método tradicional de transferência bancária, não está mais disponível para emissão e agendamento desde o dia 15 de janeiro. Conforme a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), 29 de fevereiro será a última data de operação, data em que o sistema encerra definitivamente. 

É importante se preparar para outras opções de pagamento, já que as operações de Transferência Especial de Crédito (TEC), criadas exclusivamente por empresas para pagamento de benefícios a funcionários, também serão desativadas. 

Confira a seguir o que gerou essa mudança nas formas de pagamento dos bancos brasileiros e como essas operações podem ser substituídas por formas mais seguras, baratas e eficientes.

Homem confere o fim do DOC e TED.

O que você precisa saber sobre a descontinuação do DOC e TED

 O DOC teve sua criação em 1985 e permitia o envio de valores entre contas de uma mesma titularidade ou diferente. Seu limite em 2023 era de até R$ 4.999,99 por transação e o crédito caía na conta do destinatário no próximo dia útil.  

O TED, por sua vez, realizava transferências um pouco mais rápidas e oferecia a possibilidade de múltiplas transferências ao mesmo tempo. Em operações feitas em dias úteis, até as 17h, a transação chegava a ser concluída no mesmo dia. 

Mas, com a chegada do Pix, ambos DOC e TED caíram em desuso pelos clientes de banco.  Os dados divulgados pelo Bacen em 2022 demonstraram isso. Veja a seguir: 

    • Em 2022, foram realizadas 59 milhões de transações por meio de DOC.
    • A utilização do DOC foi menor do que o uso de cheques, a qual teve 202,8 milhões de operações.
    • O TED concluiu 1,01 bilhão de transações no mesmo ano.
    • E o Pix, foi o responsável pela maior parte das operações, totalizando 24 bilhões.

Por que o Pix é o favorito dos brasileiros?

Entre os benefícios de modalidade podemos citar as transações instantâneas, possíveis de serem realizadas 24 horas por dia, em dias úteis e até fins de semana e feriados. 

Para enviar um Pix também é fácil e rápido, sendo necessário apenas uma “chave Pix”, que pode ser o CPF, número de telefone, e-mail, CNPJ ou chave aleatória. Enquanto as modalidades DOC e TED exigiam o preenchimento de dados bancários como banco, agência, conta bancária, o nome completo e CPF do destinatário, para o Pix, essas informações são opcionais. 

Além disso, o Pix é isento de taxas para pessoas físicas. Por essas razões, ele se tornou bastante popular em todo o território nacional. 

Ideias para pequenos negócios 

Estar atento as mudanças faz parte de ter um negócio. É importante se manter atualizado e adaptado as novas tendências de mercado. O Pix já está presente na maioria dos pequenos negócios, senão todos, e para facilitar a adesão e promover ainda mais essa modalidade de pagamento, algumas ações podem ser implementadas.

Por exemplo, a criação de um QR Code. Ele é ideal para compras físicas ou as realizadas por meio digital. Com o QR Code, os clientes conseguem realizar o pagamento via Pix apontando a câmera do celular para o código. 

A implementação do Pix Cobrança também é uma ótima opção para pequenas empresas. Similar ao boleto bancário, essa funcionalidade permite a criação de QR Codes para realizar cobranças imediatas ou com uma data de vencimento futura. Nessa opção é possível incluir multa, juros e desconto.

Utilizar uma chave de fácil memorização ou uma chave permanente, dependendo do negócio, pode ser mais eficiente do que gerar diversos códigos Pix. Com uma chave fixa, os clientes recorrentes podem salvar seu contato no próprio aplicativo do banco para facilitar nas próximas transações.

E por fim, um lembre importante! Está previsto para outubro deste ano, o lançamento do Pix automático, a função irá permitir o agendamento de pagamentos corriqueiros. Uma funcionalidade bastante parecida com o débito automático, mas dessa vez, por meio do Pix. 

 

Continue acompanhando o Sebrae RS para ficar por dentro das novidades e aproveite outros conteúdos interessantes para seu negócio:


Fontes: PIX automático e gratuito estará disponível em outubro de 2024 Agência Brasil. Acesso em 2024. Fim das transferências bancárias via DOC e TED? Saiba mais! Genial Investimentos. Acesso em 2024. Fim de uma Era: transações via DOC/TEC terminam hoje no país Infomoney. 2024.

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Sebrae
Mais de 1 milhão de pequenas empresas transformadas no Rio Grande do Sul. Estamos juntos para evoluir e potencializar o seu negócio.

Você também pode gostar de: