Drex: quais os benefícios da nova moeda digital do Brasil para as empresas

Entenda como o Drex poderá ser utilizado pelos pequenos empreendedores e as vantagens de sua utilização.

Atualizado em: Leitura: 3 minutos

Acompanhando as tendências tecnológicas e o mercado em ascensão das moedas digitais, o Banco Central do Brasil criou o Drex, a moeda virtual representante do Real. Ainda sem data certa para lançamento, a moeda já vem passando por testes e apresentando potencial de revolucionar o mercado brasileiro.

Para empreendedores, é crucial se manter por dentro das principais possibilidades que o Drex oferece e estudar a implementação da moeda nas operações do negócio. 

Confira a seguir as modificações que o Drex proporciona e como essas mudanças podem beneficiar os pequenos empreendedores.

O que você precisa saber sobre o Drex

O Drex é uma representação digital do Real, com o mesmo valor da moeda física e será disponibilizado pelo Banco Central (BC), abrindo caminho para transações financeiras seguras com ativos digitais e contratos inteligentes. 

Para ter acesso à moeda, será necessário um intermediário financeiro autorizado, como um banco ou cooperativa de crédito, que facilitará a transferência de dinheiro para a carteira digital do Drex. 

Apesar de semelhante às criptomoedas, o Drex não se trata de uma. Sua operação será centralizada e sob a supervisão direta do Banco Central, com regulamentação e sem variações de preço. 

A moeda segue em fase de testes, com 16 empresas e consórcios participando do projeto-piloto. As expectativas são de que o Drex esteja plenamente em uso no país entre o final de 2024 e 2025. 

Espera-se que com a sua implementação possa criar oportunidades de negócios eficientes e justos, simplificar processos burocráticos com segurança e confiabilidade, além de reduzir crimes como lavagem de dinheiro.

Drex ou Pix? 

Com o surgimento do Drex, dúvidas surgiram a respeito de sua relação com o Pix. O BC esclarece que ambos continuarão existindo e cada um desempenhando uma função diferente. 

O Pix é uma modalidade de transação ideal para realizar pagamentos simples e de maneira instantânea. O Drex, por outro lado, é a versão digital do Real, que irá permitir transações de valores maiores e de forma segura. Por meio de contratos inteligentes, a liberação de valores só será feita após a confirmação de que as transações de todas as partes envolvidas foram cumpridas.

Conforme exemplificado pelo BC: “Se você for comprar um carro, pode ficar com receio de pagar e o vendedor não passar a propriedade do veículo. Com o Drex, não importa quem vai fazer o primeiro movimento, pois o contrato só será concluído quando ambos acontecerem. Assim, o dinheiro e a propriedade do carro serão transferidos de forma simultânea. Se uma das partes falhar, o valor pago e o carro voltam para seus respectivos donos.” 

Dessa forma, o uso da moeda oferecerá mais segurança e confiabilidade que uma transação via Pix. Além disso, outra diferença é que o Drex terá um custo para ser utilizado, o qual ainda não foi informado pelo BC. 

Ideias para pequenos negócios

  • Pix continua sendo eficiente: os pagamentos e recebimentos de valores por meio do Pix não perderão espaço e é bastante provável que essa continue sendo a forma mais adequada de realizar transações com a maioria dos clientes.
  • Mais segurança em transações de grande porte: com os contratos inteligentes, empreendedores poderão movimentar grandes valores por meio do Drex com muito mais segurança.
  • Mantenha-se atualizado: apesar da moeda ainda não ter sido lançada, é fundamental estar por dentro das novidades acerca do Drex.

 

Aproveite os conteúdos que o Sebrae RS preparou para continuar ajudando você a desenvolver seu negócio:

 


Fontes: Drex – Real Digital Banco Central do Brasil. Acesso em 2024. BC te Explica #88 – Drex ou Pix? Quando você vai usar cada um? Banco Central do Brasil. Acesso em 2024. Qual é a diferença entre Drex e Pix? O custo é uma delas Uol. Acesso em 2024.

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Sebrae
Mais de 1 milhão de pequenas empresas transformadas no Rio Grande do Sul. Estamos juntos para evoluir e potencializar o seu negócio.

Você também pode gostar de: