Como fazer a gestão de custos em tempos de alta da inflação?

Especialista indica estratégias para manter a saúde financeira do seu negócio em momentos incertos da economia

Publicado em: Leitura: 2 minutos

 

mulher branca de camisa laranja e coque analisando gráficos na tela de um computador

O aumento crescente dos preços vem pesando cada vez mais no bolso da população brasileira. O ano de 2021 fechou com a maior alta da inflação desde de 2015, atingindo 10,06%, e 2022 segue no mesmo caminho. Em meio a esse cenário de incertezas, onde a inflação vem chegando a níveis preocupantes, a gestão de custos pode ser uma dificuldade para muitos empreendedores.

Procuramos um especialista para falar sobre esse tema e indicar estratégias para que você possa driblar a inflação e manter a saúde financeira do seu negócio. O consultor que entrevistamos é Rômulo Tevah, gestor de produtos financeiros do Sebrae RS e especialista em finanças, com experiência em consultorias e capacitações para micro e pequenas empresas.

A seguir, você confere as dicas do especialista.

Estratégias para manter a saúde financeira das empresas

Rômulo acompanha as preocupações das empresas de perto e sabe que encontrar um ponto de equilíbrio entre os custos cada vez mais altos e o poder aquisitivo dos consumidores tem sido um dos grandes problemas enfrentados pelos empreendedores. 

Para ele, a melhor forma de minimizar os impactos da inflação e manter uma empresa rentável é apostar em estratégias financeiras e tributárias, gestão de estoque e no uso da tecnologia a favor da gestão de custos.

banner de fundo azul com ilustração de um notebook roxo no canto direito

Tecnologia para uma gestão de custos eficiente e saudável

Ao longo do bate-papo, o especialista apresentou algumas formas de utilizar a tecnologia para dar suporte à gestão financeira de uma empresa. Em um contexto de alta da inflação, onde a demora para a escolha de caminhos pode custar caro para os negócios, algumas ferramentas possibilitam um olhar sobre os números da empresa em tempo real e permitem a tomada rápida de decisões.

Confira algumas ferramentas indicadas pelo especialista

A plataforma MarketUp é um serviço gratuito para a gestão de empresas, desenvolvido em parceria com o Sebrae, que oferece diversos recursos, como: emissão de notas fiscais eletrônicas; controle de crédito; fluxo de caixa; Demonstrativo de Resultados (DRE); relatórios personalizados; mapa de estoque; e muito mais. 

Os grupos de WhatsApp também são indicados por Rômulo. Ele explica que nos grupos de empresários é possível encontrar uma rede de apoio onde as pessoas compartilham suas dores em momentos de dificuldade, pedem e recebem ajuda, além de indicações de fornecedores e prestadores de serviços, por exemplo.

O especialista ressalta que existem diversas startups brasileiras focadas em mercados de nicho, são empresas que oferecem serviços de gestão de insumos com comparativos de preços entre fornecedores, focados em estratégias de redução de custos.

Ouça a entrevista na íntegra e aprenda muito mais com o especialista em finanças. Clique aqui e aproveite!

banner para entrevista sobre gestão de custos em tempos de alta da inflação

 

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Sebrae
Mais de 1 milhão de pequenas empresas transformadas no Rio Grande do Sul. Estamos juntos para evoluir e potencializar o seu negócio.

Você também pode gostar de: