6 vantagens de oferecer diversos meios de pagamento

Para quem quer fidelizar clientes e ganhar destaque no mercado, oferecer apenas uma forma de pagamento não é mais uma opção.

Atualizado em: Leitura: 2 minutos

 

moedas, cédulas de dinheiro, cartão de crédito e smartphone representam diversos meios de pagamento

Com a evolução do mercado, as mudanças no comportamento dos consumidores e o avanço das tecnologias, os meios de pagamento estão se tornando cada vez mais diversificados.

Prova é que raramente você vai encontrar um estabelecimento que aceite apenas dinheiro como forma de pagamento, por exemplo. Ou seja, o mercado está mais exigente e as empresas precisam se adaptar à nova realidade.

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revelou que modalidades de pagamento mais utilizadas pelos brasileiros são:

tabela dos meios de pagamento

Mas você já parou para pensar por que oferecer tantas opções de pagamento aos seus clientes?

Para quem quer fidelizar clientes e ganhar destaque no mercado, oferecer apenas uma forma de pagamento não é mais uma opção.  Venha com a gente e conheça 6 vantagens de adotar várias formas de pagamento no seu negócio.

Por que oferecer tantas opções? Confira as vantagens:

1 – Agilidade

Sem dúvidas, um dos principais benefícios de um meio de pagamento digital é a rapidez com que a transação ocorre. Com exceções das transações negadas, que exigem retentativas no pagamento, é muito mais rápido pagar pelo computador ou smartphone para concluir a compra.

2 – Atender clientes sem conta bancária ou sem limite

Sabia que 21% dos brasileiros não têm conta em banco ou utilizam pouco? Isso é o que revelou um estudo do Instituto Locomotiva . Com isso, oferecer métodos de pagamento e parcelamento diferenciados, como boletos, pode ser um movimento inteligente para atender essas pessoas.

3 – Segurança

Os meios digitais seguem protocolos de segurança cada vez mais rígidos e protegidos por criptografias. Sendo assim, utilizá-los torna o processo de compra mais seguro, tanto para clientes quanto para os empresários.

banner para material sobre datas comemorativas

4 – Menores custos

É possível negociar tarifas diretamente com adquirentes para conseguir condições melhores. Meios de pagamentos diversificados, especialmente os digitais, possibilitam automatizar processos e consequentemente reduzir gastos e horas de trabalho.

5 – Taxa maior de conversão

Um estudo realizado pelo Instituto Baymart revelou que 1 em cada 10 clientes desiste de uma compra por não ter acesso a métodos de pagamento suficientes. Dados que reforçam ainda mais a necessidade das empresas expandirem suas formas de pagamento. 

6 – Conveniência

O pagamento é uma etapa fundamental do processo de compra e não apenas como uma consequência dele. Por isso, oferecer diferentes meios de pagamento são estratégias para poupar tempo e fidelizar os clientes.

Métodos de pagamento rápido: tudo o que você precisa saber

Aprenda mais sobre o assunto com o novo material gratuito do Sebrae RS. Confira alguns tópicos abordados no conteúdo:

✔ Conceitos básicos e dados sobre métodos de pagamento

✔ Como escolher as melhores formas de pagamento para o seu negócio

✔ A importância da segurança das formas de pagamento

✔ As tendências de métodos de pagamentos digitais

 

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Sebrae
Mais de 1 milhão de pequenas empresas transformadas no Rio Grande do Sul. Estamos juntos para evoluir e potencializar o seu negócio.

Você também pode gostar de: