5 dicas para um 2024 com as finanças em dia

Ano novo, vida nova! Mas só se organizar as finanças da tua empresa para garantir um ano com muito lucro.

Atualizado em: Leitura: 2 minutos

Que atire a primeira pedra quem nunca fez aquela resolução de final que ano dizendo que “tudo vai ser diferente”. E quando se trata de uma empresa, para ser diferente é preciso de planejamento. Olhar para trás, entender o que funcionou (ou não) no negócio para mudar. E, com isso, ser melhor e trazer melhores resultados para o negócio. 

E é impossível ser melhor e ter mais lucro sem olhar para a gestão financeira da empresa. Afinal, ela é o reflexo das escolhas que tu faz para o seu negócio. Quando compra, vende, faz algum investimento ou melhoria, determina uma promoção ou ação de marketing. Tudo reflete nos resultados financeiros da empresa! 

Por isso eu trago 5 dicas práticas para planejar e organizar a sua gestão financeira para garantir bons resultados e um 2024 diferente (para melhor, claro!) 

1) Olhe para trás para determinar o futuro

A partir do teu histórico de receita e despesa de 2023, estruture teus objetivos de 2024. Monte uma tabela mês a mês com a meta de receita e as despesas, determinando limites para cada uma delas. Não esqueça de considerar mudanças (despesas que aumentarão, outras que precisarão reduzir ou deixarão de existir).  Fazer esse planejamento financeiro é crucial.

2 ) Crie indicadores para acompanhar

Determine até 4 indicadores financeiros para acompanhar mês a mês no seu negócio. Evite ter muito mais do que 4 indicadores, para garantir que é possível mensurar tudo como precisa e fazer as adaptações necessárias. 

Os indicadores são essenciais para as tuas finanças.

3) Reveja tua estratégia de preço

Vender é bom, mas só se tiver lucro, certo? Reveja as técnicas de precificação financeira estão sendo aplicadas corretamente no teu negócio e avalie se o teu “markup” esta adequado com a necessidade do seu negócio.  

4) Planeje o teu fluxo de caixa

Muito provavelmente, os prazos de pagamento aos fornecedores são menores do que o prazo de recebimento pelas tuas vendas. Então é preciso estar com o caixa organizado para garantir que não vai caiar no cheque especial ou ter que recorrer a empréstimos bancários. Por isso, a partir da meta de venda, determine a meta de compra e planeje o fluxo de caixa, identificando o movimento de entradas e saídas de recurso financeiro, de modo a ajustar teu planejamento de compras e garantir que teu caixa não entre no vermelho. 

5) Tenha metas claras e objetivas

Ao determinar tua meta de receita, primeiramente tenha clareza se ela é suficiente para cobrir todos os custos e gerar o lucro e retorno de investimento desejado. Não cometa o erro de apenas aplicar um crescimento sobre a receita de 2023. Use a técnica de cálculo de ponto de equilíbrio e ponto de equilíbrio meta.


E aqui vai uma dica extra: em time se chega mais rápido.
Não tenha medo de expor os objetivos financeiros para tua equipe. Se eles não souberem onde a tua empresa precisa chegar, como levarão ela até lá? Então exponha as metas do teu negócio e contextualize porque elas são do tamanho que são.
 

 

Confie no potencial da tua equipe.

 

Manter um negócio ativo e com resultado positivo é sempre um grande desafio. É preciso dedicação diária, empenho, estratégia e gestão. Fazer teu negócio se desenvolver não é uma corrida de 100 metros, mas uma maratona. Por isso, manter controles financeiros atualizados e utilizar dos dados da tua empresa é tão importante. 


Que venha 2024 que com o Sebrae RS ao teu lado, tua empresa estará pronta!
 

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Você também pode gostar de: