Ferramenta útil e gratuita para calagem e adubação

As novas tecnologias tornam atividades diversas mais acessíveis e com custos menores. E o campo, ainda bem, está passando por essa revolução

Atualizado em: Leitura: 3 minutos

As novas tecnologias tornam atividades diversas mais acessíveis e com custos menores. E o campo, ainda bem, está passando por essa revolução. Um exemplo próximo é o FertFacil, um sistema que facilita o processo de interpretação de análise de solos e cálculo da recomendação de calagem e adubação para as principais culturas de importância agrícola. Acessível online, tem como público-alvo produtores rurais e principalmente técnicos e engenheiros agrônomos que necessitam de uma ferramenta fácil e intuitiva para esses fins.

Além de fornecer a interpretação e recomendação de calagem e adubação, o FertFacil também é uma peça fundamental estratégica para sistematização de informações para empresas que possuem múltiplos usuários atuando em diferentes locais. Esse é o caso da Emater-RS, que utiliza o sistema FertFacil há três anos em mais de 480 municípios no estado do RS. Isso possibilitou a unificação do banco de dados de análises de solo de um contingente superior a 250 mil famílias de assistidos atendidos pelos mais de 900 técnicos e extensionistas da Emater-RS em tempo real pela primeira vez na história. Com o sistema FertFacil, a Emater-RS pode obter um banco de dados a nível municipal, regional e estadual da acidez e da fertilidade geral dos solos ou por cultura. Com esse banco de dados, podem então ser estabelecidas políticas públicas condizentes à necessidade de investimentos em calagem e adubação no estado do Rio Grande do Sul.

O desenvolvimento teve início no final de 2015, na URI de Frederico Westphalen, a partir da ideia e projeto do professor Tales Tiecher, atualmente professor da Faculdade de Agronomia da UFRGS, engenheiro agrônomo e doutor em Ciência do Solo, que conta com apoio dos especialistas em Tecnologia da Informação Éber Peretto, Eduardo de Freitas e Vinicius Immich.

O sistema possui modalidades gratuitas e com assinaturas mensais com preço acessível. Atualmente conta com mais de 3 mil usuários de toda a região sul do Brasil e já teve mais de 48 mil análises de solo cadastradas e seus respectivos laudos técnicos emitidos. Com esse currículo, seus idealizadores agora buscam novos parceiros para alavancar ainda mais seu desenvolvimento.

Ferramenta útil e gratuita

Segundo seus criadores, o sistema se diferencia de produtos semelhantes por ter modalidade gratuita, atualização constante para um grande número de regiões, ser fácil e intuitivo de utilizar e ser totalmente online, permitindo acesso ao banco de dados e a interpretações de análises em qualquer lugar por meio de computador ou smartphone. É útil para produtores que precisam interpretar uma análise de solo e calcular a quantidade necessária de fertilizantes e corretivos de acidez para os principais cultivos agrícolas do Brasil (RS, SC, PR), baseando-se em recomendações oficiais e com parceria já estabelecida com o Núcleo Estadual Paraná (NEPAR) da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS) e com parceria sendo formalizada com o Núcleo Regional Sul (NRS) da SBCS.

O usuário precisa ter em mãos um laudo idôneo de análise química do solo, saber qual o sistema de cultivo utilizado e a expectativa de produção. Em muitos casos, após o cadastro do laudo de análise de solo, a interpretação e recomendação de calagem e adubação podem ser feitas em questão de segundos. Contudo, os idealizadores ressaltam que é uma ferramenta de apoio importante mas que não substitui o papel do engenheiro agrônomo ou responsável técnico.

De grande utilidade, o foco inicial do produto foram as grandes culturas, como soja, milho, trigo e arroz, entre outras. Mas atualmente já conta também, para algumas regiões, recomendações para plantas forrageiras anuais e perenes, de inverno e verão; e interpretação e recomendação de fertilizantes e corretivos para frutíferas, hortaliças e tabaco. E há planos de estender o serviço para mais Estados, como SP, RJ, MG e ES, e para outras culturas, como café e laranja.

Com sua gratuidade e facilidade de uso, o sistema também se demonstra uma ótima ferramenta para micro e pequenos produtores, pois é uma forma de ter acesso a uma tecnologia avançada, com resultados práticos, rápidos e seguros.

Conheça a plataforma Unio Sebrae que promove a interação entre empresas que precisam contratar consultorias e prestadores de serviços qualificados.

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Você também pode gostar de: