7 passos para abrir o seu negócio

Roteiro do Sebrae RS vai ajudar você a abrir sua empresa de forma ÁGIL

Atualizado em: Leitura: 2 minutos

Abrir o próprio negócio é uma tarefa que requer planejamento. Mas a boa notícia é que um check list bem simples pode ser um grande ponto de partida para dar vida ao sonho de empreender.

O Sebrae traz dicas para deixar a importante missão de abrir o seu negócio menos complicada
O Sebrae traz dicas para deixar a importante missão de abrir o seu negócio menos complicada

 

Para ajudar, criamos um roteiro com dicas e conteúdos que vão servir como um empurrãozinho para você dar o start na sua jornada empreendedora. Confira abaixo sete dicas de planejamento para ter sucesso na abertura do seu negócio:

1-Em qual ramo abrir um negócio?

Responder essa pergunta é o primeiro passo para quem quer empreender. Isso vai te ajudar a entender em qual mercado atuar. Com isso, você vai saber como suprir as necessidades do seu público-alvo. Assim, será possível angariar clientes e ser bem-sucedido.

2-Entenda a realidade do seu ramo

Muitas vezes, há aquela vontade de abrir um negócio por achar interessante,  por identificação com um ramo ou até mesmo por considerar que poderia fazer melhor do que empresas que já existem. Porém, antes de mais nada, é necessário entender como esse mercado está, especialmente no que diz respeito a sua localidade e região. Para isso, o Sebrae RS oferece consultorias e conteúdos para entender as realidades do setor, localidade e demais situações que possam vir a impactar o negócio.

3-Perfil empreendedor

Não é necessário um dom para abrir uma empresa. É claro que existem pessoas que têm vocação para isso, mas o Sebrae RS dispõe de oportunidades de desenvolver atribuições para ser um empresário de sucesso. A organização oferece diversas formas e  conteúdos que irão ajudá-lo nessa jornada.

4-Esteja informado sobre o seu ramo!

Estar por dentro de tudo que rodeia o ramo de atuação escolhido é essencial para o sucesso. Saber sobre o mercado, finanças, marketing e localização são primordiais para que o negócio seja próspero. Levantar esses dados vão ajudar a começar, mas há outras informações que são necessárias ao longo da jornada à frente de uma empresa.

5-Organize suas informações

Após estar informado sobre tudo que acontece no mercado, é necessário organizar estas informações. Afinal de contas, apenas saber não é algo muito efetivo. Com informações organizadas é possível estabelecer planos para o negócio.

6-Defina os rumos da sua empresa

Um bom negócio necessita de objetivos. Para isso, ter um plano de negócios é essencial para que você possa desenvolver o futuro da empresa. Esse documento a ser criado contém os passos que devem ser dados para chegar aos objetivos traçados. Com esses objetivos no papel é possível fugir de erros antes de cometê-los na prática.

Inclusive, o Sebrae RS te ajuda nessa empreitada com o e-book “Como usar o Plano de Negócios para organizar a tua empresa”; basta clicar aqui (ou na foto abaixo) e preencher os seus dados para adquirir o material! É fácil.

O Sebrae é pra ti: Preencha os teus dados e acesse o e-book Como usar o Plano de Negócios para organizar a tua empresa
O Sebrae é pra ti: Preencha os teus dados e acesse o e-book Como usar o Plano de Negócios para organizar a tua empresa

7-Da teoria para a prática

Depois de percorrer todo esse caminho é hora de finalmente abrir o seu negócio. Para isso, é necessário organizar a documentação e dar entrada no processo de formalização da sua empresa. O Sebrae RS pode ajudar informando os locais, documentos que deve levar, entre outras informações necessárias para iniciar a sua empresa.

 

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Sebrae
Mais de 1 milhão de pequenas empresas transformadas no Rio Grande do Sul. Estamos juntos para evoluir e potencializar o seu negócio.

Você também pode gostar de: