Quer vender mais na Black Friday? Saiba como
O Sebrae RS mostra como obter sucesso com as vendas na data com cinco dicas simples
Atualizado em: Leitura: 2 minutos
As datas comemorativas são sempre os momentos mais esperados do ano para quem quer aquecer as vendas, os já tradicionais encontros de Natal, Dia dos Namorados e Dia das Mães agora também disputam a atenção com a Black Friday. É nela que, a cada ano que passa, mais e mais clientes buscam as melhores opções para presentear amigos e familiares.
Marcada para o próximo dia 25 de novembro, em 2022 a data tem um desafio a mais: concorrer com o período da Copa do Mundo. Porém, o cenário desafiador também pode ser encarado como oportunidade. Para lhe ajudar a obter sucesso na data, preparamos algumas dicas.
1- Planeje a data
O planejamento pode contemplar uma abordagem para semana ou quinzena da Black Friday. Isso porque, a competição pela atenção do cliente no dia 25 de novembro pode prejudicar o sucesso das vendas, considerando os altos investimentos dos grandes varejistas na data. Aumente as vendas do seu negócio durante a Black Friday com o Infográfico disponibilizado pelo Sebrae RS gratuitamente clicando aqui ou na imagem abaixo.
2- Cuide o tamanho dos descontos
A definição de preços precisa ser realista. Não adianta realizar uma quantidade absurda de vendas, com um mega desconto e não ter uma margem saudável que possa trazer mais prejuízos do que lucros ao seu negócio.
3- Aproveite o período do ano
O empresário precisa estar atento às categorias e produtos que estão no radar do seu público alvo. Existem artigos que já possuem alta procura no período de final de ano – como roupas de festas, itens para as férias e presentes. Usá-los nas comunicações e vitrines pode ser uma boa estratégia para facilitar a conversão do cliente.
4- Faça do limão uma limonada!
Como vamos estar em época de Copa do Mundo, destaque itens esportivos. Até quem não é fanático por futebol pode acabar se aproximando do tema. Então, produtos com as cores da Seleção Brasileira, itens decorativos e descontraídos podem ser uma boa aposta para elevar as vendas.
Escute também o episódio do podcast do Sebrae RS, Plano de Voo, especial sobre a Black Friday, com participação dos especialistas Daniel Vitola Vargas, consultor de E-Commerce, Rita Escobar, sócia da Aragäna e Daniele Guimaraes, analista de competitividade setorial do Sebrae RS.
5- Utilize a data para prospectar e fidelizar!
A oportunidade da Black Friday pode ser pensada para conquistar novos clientes. Se através das promoções vai chegar um novo público ao negócio, desenvolver estratégias para fidelizar e tornar um cliente recorrente, pode trazer bons frutos a longo prazo. Diferentes formas de se comunicar com este novo cliente no pós a data, pode gerar valor para que ele se torne um cliente fiel.
Além da Black Friday, 2022 ainda terá as festas de fim de ano para movimentar o comércio. Para te ajudar com essas outras datas, o Sebrae RS preparou um material com algumas dicas para você obter sucesso com as vendas nas datas comemorativas.
Leia também: Em 6 tópicos, saiba o que o Sebrae RS faz para te ajudar com a empresa
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