O que é Fashion Delivery?

Segundo o Boletim Setorial do Sebrae, em novembro de 2020, 47% das empresas do setor lançaram ou passaram a vender novos produtos ou serviços, sendo mais de 70% presentes nos canais digitais.

Publicado em: Leitura: 2 minutosNível: Intermediário

O Fashion Delivery é um sistema de vendas em que a loja envia uma seleção de peças para a casa do cliente, que prova e decide o que comprará e o que devolverá. Esse sistema já é conhecido como malinha, venda condicional ou consignada. A diferença é que o Fashion Delivery (ou Moda Delivery) é digital, com operação por meio de aplicativos. Na prática, o cliente pode escolher pelo site ou aplicativo quais peças quer experimentar sem compromisso – assim como acontece na loja física, mas com muito mais comodidade.

Na prática: vantagens para o cliente e a marca

Para o vendedor, o sistema de delivery tem mais chances de fechar a venda e outras vantagens, como:

  • Baixo custo operacional.
  • Relacionamento próximo e personalizado com o cliente.
  • Estoque circulando fora da loja.
  • Facilidade de levar promoções e novidades até os clientes.
  • Captação de novos clientes.

Para o cliente, apresenta benefícios em relação ao formato tradicional de compra, como:

  • Comodidade de efetuar a compra sem precisar sair de casa.
  • Possibilidade de consultar o guarda-roupas para combinar com itens que já possui.
  • Consultar amigos e família.
  • Tranquilidade para tomar a decisão de compra.
  • Privacidade e tempo para experimentar as roupas.

As principais ferramentas de gestão de delivery de moda são:

  1. Simbio.Bag – especializada em Fashion Delivery;
  2. Upper Bag – especializada em Fashion Delivery;
  3. Shopse – plataforma para e-commerces variados.

fashion delivery

Como implementar?

Confira algumas dicas para levar em consideração ao implementar o sistema de Fashion Delivery em seu negócio:

Gestão de clientes

  • Inicie o envio de malas com clientes recorrentes e fidelizados.
  • Mantenha um cadastro atualizado com informações de contato, numeração, cores e preferências dos clientes.
  • Entregue a mala com uma carta explicitando as regras, formas de pagamento e listando todas as peças inclusas.
  • Aposte em malas personalizadas com a identidade da sua marca ou loja para uma boa experiência de compra.
  • Quando receber clientes na loja física, ofereça a possibilidade de levar peças para experimentar em casa, fortalecendo o relacionamento e divulgando a novidade.

Operação

  • Defina um prazo para retorno da mala entre 2 ou 3 dias.
  • A entrega pode ser feita por equipe própria ou motoboy terceirizado.
  • Aposte nos aplicativos para gerir estoque, pagamentos, criação de novas malas e para conferir o status e localização dos produtos.
  • Você pode optar por enviar os produtos mediante o pagamento de um valor que será reembolsado após o retorno das peças.
  • Alguns aplicativos de gestão de delivery trabalham com uma pré-autorização do valor dos produtos no cartão de crédito do cliente que pode ser estornada após a devolução da mala.

Divulgação

  • A presença digital é imprescindível para a divulgação desse formato, então crie estratégias de comunicação em diferentes redes sociais onde a marca esteja presente.
  • Contate clientes recorrentes por WhatsApp e e-mail para comunicar e oferecer o novo formato de compra.
  • O e-mail marketing é uma ferramenta importante para manter clientes e leads informados sobre as novidades da sua loja.
  • Se a empresa também atuar com loja física, é importante apresentar a possibilidade de mala fashion para os clientes por meio de folhetos e QR Codes que direcionem para a página, rede social ou site da marca.

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Sebrae
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