7 dicas para escalar sua startup e obter sucesso no mercado

Felipe Diesel, CEO da Yours Bank – empresa vencedora da competição de startups da South Summit 2022 – dá sete dicas para te ajudar a escalar sua startup

Atualizado em: Leitura: 3 minutos

Digitalizar o dinheiro das crianças e ensiná-las educação financeira. Uma ideia inovadora que em um ano e meio já foi reconhecida mundialmente. Essa é a história da Yours Bank, startup de Santa Rosa criada em 2020 pelo empreendedor Felipe Diesel que percebeu a oportunidade de dar aos pequenos a liberdade de ter uma conta onde pudessem ter consciência do uso do seu dinheiro.  

Ao lado do coordenador de startups do Sebrae RS, Alcir Cardoso Meyer, o empreendedor conta no episódio 58 do podcast Plano de Voo como essa ideia saiu do papel e ganhou o mercado.

Entre outros feitos, a Yours Bank foi agraciada com o prêmio geral da competição de startups da South Summit 2022, que reuniu mais de 900 empresas de 76 países. Além disso, Diesel vai ajudar a sua startup a obter sucesso no mercado.  

1- Apenas comece! 

O CEO e fundador da Yours Bank afirma que muitas pessoas acabam perdendo tempo ao começar seu negócio, mas que é necessário dar início o quanto antes. “Às vezes queremos ter o produto perfeito, mas é preciso começar”, comenta. Isso porque, de acordo com ele, muitas vezes o empreendedor acaba perdendo o timing do mercado. Sendo assim, é preciso tirar a ideia do papel, antes de ter o produto que você julgue perfeito.  

Para Diesel, o ideal é que a proposta vá se desenvolvendo ao passo que a empresa já está no mercado. E fala por experiência própria. “Não achamos nosso sistema perfeito, mas vamos aperfeiçoando conforme o tempo”, destaca. Tais pontos foram corroborados pelo coordenador de Startups do Sebrae RS.  

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2- Cuide a rentabilidade do seu negócio 

Outro ponto citado pelo empreendedor é que você deve ter cuidados com os custos da sua empresa. Conforme Diesel, é necessário construir uma empresa com o menor custo e da maneira mais rápida possível. Claro, obtendo o maior faturamento e número de clientes possível. “Ninguém vai investir apenas em uma ideia”, afirma.  

3-  Não abrace o mundo 

Resolver problemas é a premissa de uma startup. No entanto, manter-se focado em apenas um pode ser um bom negócio. Conforme Diesel, citando o caso de sua empresa, os bancos tradicionais têm condições de criar contas para crianças. Porém, um banco não resume-se apenas à abertura de contas. Tem questões de empréstimos, financiamentos, dentre tantas outras dores resolvidas pelo setor bancário.   

Para atender o público infantil, o banco precisaria de mais funcionários, treinamentos, novos métodos de segurança e funcionamento, e demais situações. Um  investimento que talvez não seja rentável aos bancários.  

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4- Não tenha medo dos grandes. Resolva os problemas deles! 

Ter condições de atender as crianças e não fazê-lo, não significa que os bancos tradicionais não estejam interessados nestes usuários. Uma forma de ilustrar isso é o investimento de R$ 5 milhões que o Banco do Brasil fez na Yours Bank em agosto deste ano. A startup foi escolhida por estar alinhada com os objetivos da empresa. Outro ponto destacado, foi que o BB busca acompanhar os jovens durante toda a vida financeira e a empresa de Santa Rosa será a porta de entrada para esta jornada.  

5- Atente-se aos números 

Segundo Diesel, o processo de escalabilidade de uma startup é medido por duas métricas: Custo de Aquisição de Clientes (CAC, que é a soma dos investimentos para captação de clientes ) X Lifetime Value (LTV, que significa o valor médio que o cliente trará para a empresa). “Quando o LTV é baixo, é necessário reduzir os custos ao máximo”, salienta.  

6- Tenha parceiros que possam te ajudar no processo 

Ao perceber que o CAC da sua startup estava alto, Diesel procurou o Sebrae RS para lhe ajudar a resolver esse problema. O CEO do Banco Digital recorda que, à época, o custo de cada cliente estava em torno de R$ 300,00. Valor que foi para um pouco mais de R$ 100,00, após uma primeira consultoria junto à organização. Atualmente, cada cliente ativo da Yours Bank custa em torno de R$ 1,80, de acordo com o empresário.  

7-  Busque conhecimento 

O Coordenador do Sebrae RS, Alcir Cardoso, reitera que você precisa estar atento ao máximo de informações possível. Para isso, é necessário estar em busca constante por conhecimento. Seja através de conteúdos didáticos, vídeos na internet, ou conversas com parceiros.  

Além disso, participar de feiras e eventos vão lhe ajudar a buscar novas referências para a sua empresa. Segundo Alcir, quanto mais conhecimento, maior o repertório para resolver problemas e encontrar soluções para o seu negócio.   

Gostou das dicas? Ouça o episódio completo clicando aqui e descubra outras soluções que o CEO da Yours Bank e o Coordenador de Startups do Sebrae RS oferecem ao longo da conversa.  

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Sebrae
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