O que os usuários das redes sociais dizem sobre empreendedorismo feminino?
A realidade do empreendedorismo feminino no Brasil é bastante promissora: somos o sétimo país com o maior número de mulheres empreendedoras.
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Com o propósito de analisar a opinião dos usuários sobre o empreendedorismo feminino, o Sebrae buscou analisar publicações feitas por homens e mulheres identificando os principais sentimentos e opiniões acerca do tema, os principais desafios enfrentados por mulheres que já empreendem ou desejam empreender, os segmentos de maior atuação citados por elas e o que buscam encontrar por meio das redes sociais.
53,7% – Empreendedoras: são as usuárias que aproveitam as redes sociais para divulgar seu negócio, publicam com foco em vendas e alcance de novos clientes ou apenas relatam experiências e sentimentos em relação ao empreendedorismo.
39,3% – Usuários: são pessoas que, sem explicitar se são donas de algum negócio, publicam sobre empreendedorismo. Para o fim do tema desta pesquisa, foram analisadas publicações feitas por homens e por mulheres.
3,7% – Veículos de comunicação: portais de notícias e perfis jornalísticos que publicam conteúdos informativos sobre o assunto e divulgam notícias relacionadas ao tema desta pesquisa.
3,2% – Empresas: publicações de empresas e profissionais com foco em vendas, divulgação de produtos ou serviços, e conteúdos específicos da área de atuação.
Insights: o que descobrimos
Busca de apoio
As redes sociais vêm realizando um papel de apoio nos círculos sociais de mulheres empreendedoras. Muitas empresárias utilizam a internet para buscar inspiração, mas também para suprir a lacuna de apoio e diálogo sobre os negócios, que nem sempre é preenchida em suas relações pessoais.
Eventos, capacitação e networking
As publicações mostram que os eventos focados no empreendedorismo feminino têm destaque entre as formas que as mulheres buscam para se capacitar. Além de palestras e workshops, essas atividades também permitem a troca de experiência, bem como fornecem ambiente favorável ao networking.
Obstáculos do empreendedorismo feminino
As duplas ou triplas jornadas enfrentadas pelas mulheres empreendedoras também são tema recorrente nas publicações analisadas. Esse problema é agravado pela dificuldade de acesso ao crédito e pela constante necessidade de comprovar sua qualificação.
A vitrine das redes sociais
As redes sociais aumentam a visibilidade, e estar na plataforma certa pode conectar a empresa ao seu público de forma ágil e certeira. Por isso, as redes sociais já são o principal canal de muitos negócios.
Oportunidades no marketing digital
Muitas mulheres empreendem na área do marketing digital, que apresenta possibilidade de uma rotina mais flexível e de fácil aprendizado. Nas publicações analisadas, muitas usuárias indicam que essa é uma boa área para começar a empreender.
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