NRF 2025: é hora de mudar o jogo no varejo
O 1º dia do maior evento de varejo do mundo trouxe insights essenciais sobre
tecnologia e tendências de consumo.
Atualizado em: Leitura: 6 minutosNível: Intermediário
A NRF 2025 já começou! O maior evento de varejo do mundo, e que ocorre neste ano entre 12 e 15 de janeiro, teve o primeiro dia recheado de ensinamentos. Com palestras e painéis focados em como as marcas estão se adaptando às novas gerações e à evolução das experiências de consumo, a NRF trouxe tendências fundamentais para quem deseja se destacar no mercado.
Para os empreendedores, conhecer e entender como aplicar esses insights nos negócios é uma forma de criar estratégias inovadoras. Isso possibilita sair na frente da concorrência para se destacar no mercado em meio às transformações do varejo.
Uma maneira fácil e efetiva de acompanhar tudo o que acontece na NRF 2025 é fazer parte do nosso grupo de WhatsApp. Por lá, trazemos atualizações em primeira mão e dicas práticas para que tu possa modificar a realidade da tua empresa hoje mesmo.
Falando em modificar a realidade das organizações, um dos temas que conectou os painéis e palestras do dia foi o de mudança de jogo. O varejo é uma área que se reinventa constantemente – e precisa, pois os consumidores estão cada vez mais exigentes. Apostar em ações que deram certo no passado pode ser um caminho momentâneo, porém não há crescimento sem inovação constante.
E como fazer isso? A NRF 2025 trouxe vários temas importantes a serem pensados pelas micro e pequenas empresas. A interação e convergência entre o digital e o físico. O poder das novas gerações em influenciar a forma de consumo. A transformação digital. Esses foram alguns dos assuntos abordados no evento até aqui, com palestrantes trazendo soluções práticas.
Vamos juntos conferir esse insights?
1 Conexão entre digital e físico: a nova era do varejo
Uma das maiores tendências destacadas ao longo do primeiro dia da NRF 2025 foi a convergência entre o mundo digital e físico. Esse movimento está moldando o futuro do varejo, principalmente em relação à experiência do consumidor.
Marcas como a Sephora e Roblox têm mostrado como é possível integrar perfeitamente os dois mundos, criando experiências fluidas e interativas que aumentam a personalização e a satisfação do cliente.
Brent Mitchell, da Sephora, mencionou como as lojas físicas ainda são essenciais para a descoberta de novos produtos, especialmente para os jovens.
Ao mesmo tempo, a empresa encontrou um equilíbrio utilizando a tecnologia como ferramentas de personalização. É o caso das aplicações que permitem encontrar a base ideal para cada pele, ajudando a criar uma experiência diferenciada
Para empreendedores, entender essa convergência significa perceber que o físico e o digital não são mais entidades separadas, mas componentes que precisam ser trabalhados de forma integrada.
A experiência de compra está cada vez mais conectada, com consumidores interagindo tanto online quanto em lojas físicas, e esperançosos por uma experiência sem fricções entre os dois canais. Isso exige que micro e pequenas empresas desenvolvam estratégias omnicanal robustas, onde os clientes possam transitar de um mundo para o outro sem dificuldades.
2 Geração Z e Alpha estão moldando o mercado do futuro
A conexão entre físico e digital é importante, também, para se adequar aos hábitos de consumo das novas gerações. Os jovens da Geração Z e Alpha estão no centro das discussões no mundo do varejo, portanto, a forma como eles consomem e se relacionam com as marcas é uma tendência que não pode ser ignorada.
Um dos insights vindos diretamente da NRF 2025 está na forma como cada uma dessas gerações se relaciona com as empresas. A Geração Z é extremamente informada e exigente, com um foco claro em autenticidade e relevância. Já a Geração Alpha, que está começando a fazer as primeiras compras, tem uma relação ainda mais estreita com a tecnologia e o digital.
Pros empreendedores, entender o comportamento dessas gerações precisa ser uma prioridade, já que elas são influenciadas por fatores únicos. Dentre as prioridades dos jovens está a conexão com influenciadores digitais, o consumo de produtos personalizados e exigências éticas em relação às marcas que escolhem apoiar.
Desta forma, as marcas precisam estar preparadas para cocriar experiências com esses consumidores. Por este motivo, gigantes do mercado como a Claire’s tem se dedicado a criar produtos baseados nas necessidades e desejos da Geração Z e Alpha, incorporando feedback direto no processo de desenvolvimento.
Essa tendência também implica em uma transformação das lojas físicas, pois os consumidores dessas gerações não querem apenas uma experiência de compra: desejam vivenciar e interagir com as marcas de uma maneira única. Isso inclui desde a customização de produtos conforme preferência até experiências de marca imersivas, como em lojas temáticas.
3 O caminho da transformação digital
Outro tema muito interessante abordado durante o primeiro dia da NRF 2025 foi o da transformação digital. Embora esse conceito que faça parte da indústria há anos, ainda existem empresas que possuem resistência a incorporar o digital na cultura organizacional.
Durante o painel que reuniu Deb Hall Lefèvre, da Starbucks, e Jason Gowans, da Levi’s, os painelistas comentaram sobre o caminho das gigantes do varejo pela transformação digital ao longo dos anos e como pequenos e médios empreendedores também podem trazer essas inovações para dentro das empresas.
Ambas as empresas têm se dedicado a aprimorar as operações digitais, seja por meio da criação de uma infraestrutura tecnológica globalizada, seja pela implementação de novas ferramentas que possibilitam uma experiência mais personalizada e eficiente.
Para os empreendedores, alguns insights úteis e práticos que podem ser aplicados agora mesmo são:
– Concentre-se no básico: Antes de explorar tecnologias avançadas, garanta que a infraestrutura da empresa seja sólida. Desde cabos organizados até sistemas confiáveis. Uma base bem estruturada evita problemas futuros.
– Comece pequeno e aprimore: Teste soluções em pequena escala, garantindo que cada inovação resolva problemas reais antes de ampliar.
– Arquitetura inteligente: Invista em soluções tecnológicas fáceis de usar, mas que tenham a capacidade de crescer com o negócio. Se a empresa expandir, será fácil adaptar as estruturas em qualquer lugar do mundo, tal qual a Starbucks faz.
– Foque na qualidade: Invista com qualidade. Retorno sobre investimento é importante, principalmente para pequenos negócios, desta forma lembre-se: inovações precisam de tempo para funcionar e para causar real impacto, portanto, planeje e programe tuas ações visando abrir espaço para o novo.
4 Personalização e IA: a combinação perfeita
É claro que não podemos falar de inovação, insights e tendências sem falar dela. A Inteligência Artificial é, sem dúvidas, mais do que uma febre passageira: é a realidade que está revolucionando o mercado.
Não há uma palestra ou painel que a IA não seja mencionada. Para além da IA generativa, como o ChatGPT, a tecnologia em si tem sido embarcada para uma infinidade de soluções, desde o atendimento até a personalização de resultados de produtos online.
Seja para reduzir custos, aumentar a eficiência, ter ideias de novas experiências ou computar dados transformando em informações: a IA é o presente que fomenta resultados mais rápidos, dinâmicos e efetivos.
Durante a palestra de abertura da NRF 2025, John Furner da Walmart U.S. e Azita Martin da NVIDIA pontuaram como a IA tem reinventando o e-commerce nos últimos anos, substituindo buscas tradicionais por experiências mais personalizadas. Assistentes virtuais já estão replicando os melhores vendedores das lojas físicas, oferecendo suporte 24/7 em plataformas digitais.
Para os micro e pequenos empreendedores, o futuro não poderia ser mais promissor. Aproveitar essas tecnologias é uma oportunidade de fazer mais e gastar menos. Se hoje a tua empresa não tem como investir em um atendimento personalizado 24 horas por dia nos canais digitais, é possível utilizar um chatbot baseado em IA para fazer esse atendimento. Precisa de mais interações? Use ferramentas de automação que garantam as interações necessárias com os clientes online.
Portanto, é importante que as empresas estejam de olho no mercado, conhecendo essas ferramentas e se apropriando desse conhecimento. Desta forma, se a tua empresa não tomar a frente e começar a aplicar esse tipo de tecnologia, com certeza o teu concorrente o fará.
5 Cultura organizacional como pilar do crescimento
Por fim, mas não menos importante, durante a NRF 2025 os líderes da Macy’s Inc. – empresa que engloba as marcas Macy’s, Bloomingdale’s e Bluemercury – destacaram como a valorização de uma cultura corporativa sólida impulsiona resultados e fortalece a relação com consumidores e colaboradores.
Um dos grandes insights desse bate-papo foi o entendimento da cultura organizacional como um pilar necessário para o crescimento sustentável. Para fortalecer a cultura da tua organização, é necessário entender as necessidades dos clientes e da equipe, escutando atentamente feedbacks e construindo juntos um ambiente aberto à inovação. Com esse conhecimento em mãos, os micro e empreendedores terão a oportunidade de se aprofundar nas expectativas dos públicos, alinhar os valores da empresa a essas diretrizes.
Desta forma, uma cultura organizacional que prioriza a comunicação aberta, o bem-estar dos colaboradores e o alinhamento com os valores da marca resulta em maior engajamento e criatividade, fundamentais para enfrentar desafios do varejo do futuro.
Esses insights são só o começo das transformações que estamos acompanhando no maior evento de varejo do mundo. Quer receber mais atualizações, tendências e destaques da NRF 2025 em tempo real? Entra no nosso grupo exclusivo no WhatsApp e fique por dentro de tudo que está acontecendo!
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