Dicas para bombar o turismo na tua região

Aproveite os conteúdos gratuitos para o teu negócio e saiba como colocar em prática as nossas dicas.

Atualizado em: Leitura: 2 minutosNível: Básico

Sou a Sara Bodowsky, jornalista e comunicadora do Grupo RBS. Além de atuar no rádio, jornal e televisão, produzo também conteúdo sobre turismo, viagens e experiências para minhas redes sociais. Há mais de três anos viajo pelo interior do RS conhecendo parceiros do Sebrae RS e descobrindo histórias de sucesso e de muito propósito. Nessas visitas a empreendedores de várias áreas aprendi muito sobre o que realmente parece funcionar quando falamos em turismo.  

Por isso, separei algumas dicas que vão te ajudar a tornar teu negócio mais atrativo e, claro, lucrar mais, com um volume maior de turistas. Vem ver! 

Sara Bodowsky
Sara Bodowsky

Inusitado na região 

O que tem na tua região que só se encontra aí? A resposta para essa pergunta é, provavelmente, o que o turista mais vai querer conhecer. Uma atração natural, ruínas históricas, conjuntos arquitetônicos antigos, costumes dos povos originários – o que é realmente daí é o tesouro da tua terra. Modos de fazer e ser que são característicos do teu lugar é o que queremos conhecer.  

Experiências reais 

Nós, turistas, saímos de casa para voltar com memórias. Uma experiência pensada em todos os passos, incluindo o que a tua cidade e o teu empreendimento têm de melhor, é ouro! Desde os detalhes no receber quem chega até a narrativa da experiência, tudo tem potencial para gerar momentos únicos. 

Comida com história 

Essa é uma das partes mais “gostosas”, me perdoem o trocadilho! Produtos locais, modo de fazer que venha com uma história, tudo isso faz parte do sucesso da gastronomia da tua região. Lembra aquele almoço que a vó e o vô preparavam? Ou que a mãe e o pai faziam com cuidado e carinho? É essa lembrança que vai temperar as refeições que teu negócio servir para os turistas. E esse toque faz uma diferença deliciosa, além de ser compartilhável nas redes sociais! 

Rotas turísticas 

Ninguém visita apenas um lugar em um destino. Quanto mais estabelecimentos trabalharem juntos em uma ou mais cidades, maiores as chances de o turista voltar muitas vezes. A organização das regiões em rotas turísticas é sucesso em qualquer lugar do mundo. Olhe em volta: será que os empreendimentos locais, reunidos, têm potencial de atrair visitantes e oferecer tudo aquilo que já falamos nesse texto? Há uma possibilidade real de que a resposta seja sim!  

 

Todos os lugares que visitei e onde vivi essas experiências pelo interior do Rio Grande do Sul tiveram o apoio do Sebrae RS para desenvolver o turismo. E isso é o mais bacana – tu tem os “ingredientes” (que é o teu negócio e a tua região). O Sebrae RS traz a receita do molho – que é a expertise e o conhecimento sobre como fazer. Depois de tudo pronto, é só servir e degustar o sucesso! 

Quer colocar essas dicas em prática, mas não sabe como? Aqui nesse link tem vários conteúdos gratuitos que vão te ajudar a colocar as ideias no lugar e saber por onde começar. É só acessar e aproveitar. 

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Você também pode gostar de: