Conheça as vantagens do varejo híbrido

Vale a pena investir na loja física ou no e-commerce? A gente te conta tudo nesse post.

Atualizado em: Leitura: 3 minutos

Seja no presencial ou no digital, uma coisa é certa: os clientes esperam o melhor atendimento. Mais do que nunca, é preciso entender como aproveitar o melhor de cada canal do negócio para aumentar as vendas e encantar o público. Por isso, estamos aqui: pra te ajudar a colocar tudo isso em prática e bombar a tua loja.

Recentemente, acompanhamos a última edição da NRF – a maior feira do varejo global em Nova York. Lá, discutiu-se muito sobre o conceito de “varejo híbrido“, que combina de forma estratégica a experiência de compra na loja física com o e-commerce. Bora entender mais sobre isso juntos para oferecer a melhor experiência para os teus clientes? 

A experiência vale muito  

Com a transformação digital que vivemos, as lojas físicas agora têm um papel diferente. Elas não são apenas lugares para comprar, mas sim espaços para vivenciar experiências valiosas. De acordo com uma pesquisa da WD Partners, compartilhada pelo vice-presidente executivo Lee Peterson durante a NRF, a atmosfera é o principal diferencial entre a loja física e o site para os consumidores. Ou seja, os donos de negócios precisam oferecer uma experiência completa, através do design e do atendimento, que faça os clientes saírem de casa para aproveitar bons momentos.

Um exemplo são as Lojas Yeti, uma rede norte-americana especializada em produtos para acampamento e alpinismo, que investiram na experiência. O design das lojas vai além dos produtos e cria uma atmosfera completa, com decorações que lembram a natureza selvagem e atividades ao ar livre. Interessante, né?

Para melhorar a experiência da tua loja, recomendamos começar com soluções simples e práticas, como colocar a playlist favorita dos clientes durante as compras e oferecer pequenos agrados como água e café. Além disso, eventos temáticos e aulas práticas, com demonstrações de produtos, são ótimas maneiras de atrair mais pessoas para o negócio.

Criatividade é a chave 

Durante as palestras da NRF, a conexão com os clientes foi um dos temas mais debatidos. Entendemos que pode parecer desafiador se aproximar do teu público, mas a nossa dica é ser criativo. E não precisa se preocupar, isso não significa ter ideias grandiosas, apenas pensar em ações que se conectem com o universo dos teus clientes.

Na nossa Imersão Internacional para o evento, visitamos vários pontos de destaque do varejo de Nova York. Um deles foi a The Fantastic World of The Portuguese Sardine. Para tornar a sardinha um produto mais atrativo, a marca criou uma ambientação de loja que remete a uma máquina do tempo. A ideia é que o cliente possa comprar uma lata com o ano de seu nascimento ou o de alguém que queira presentear. Em cada lata, além do ano, são destacados acontecimentos importantes e o nascimento de grandes celebridades.

Ou seja, contar a história certa sobre o teu negócio é fundamental para que a compra se torne mais do que apenas adquirir um produto. Por exemplo, uma empresa que vende bebidas de alto valor agregado pode potencializar as vendas com a narrativa de que uma boa escolha é beber menos e melhor, com mais qualidade de vida. Já uma marca de cosméticos pode oferecer um espaço de personalização na loja para customizar produtos, como cores de batom, para deixar o poder de escolha na mão dos clientes.

Foco em dados  

Durante sua palestra na NRF 2024, o Marcelo Pimentel, CEO do Pão de Açúcar, destacou como a cultura analítica faz a diferença no programa de fidelidade da empresa: “Não queremos apenas fornecer dados para a indústria, queremos que eles façam sentido. Por exemplo, uma indústria de café precisa saber os sabores preferidos dos clientes para oferecer as melhores ofertas.” Já o Yang Lu, VP de Tecnologia da Tapestry, falou sobre a integração dos canais da empresa de moda de luxo: “Não é uma transição do físico para o digital. É necessário convergir.” Ou seja, o cliente pode comprar a qualquer momento em qualquer dispositivo, e precisamos simplificar essa experiência para ele perceber isso. 

A pergunta que fica é: como fazer isso? Conhecendo os desejos dos clientes por meio dos dados. Para te ajudar a aplicar isso no teu micro e pequeno negócio, preparamos um passo a passo para ti:

1) Faça pesquisas
Para entender melhor o cliente, é essencial conversar com ele. Enquanto ele estiver na loja, reserve um momento para perguntar sobre suas preferências de compra e canais de compra preferidos. Não precisa ser algo muito complexo, pode fazer no Google Forms, uma plataforma simples e gratuita de questionários online. 

2) Repense estratégias
Use os insights obtidos na pesquisa para implementar estratégias personalizadas, como recomendações de produtos com base no histórico de compras do cliente ou ofertas especiais direcionadas a segmentos específicos de consumidores. 

 3) Defina objetivos
Estabeleça um objetivo claro e monitore constantemente o desempenho de suas estratégias. Por exemplo, se o teu objetivo é aumentar o tráfego na loja, tu pode considerar o número de clientes que responderam à pesquisa presencialmente como um indicativo inicial.
 

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Conteúdo escrito por:

Sebrae
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