Canvas como aliado do desenvolvimento do seu negócio

Dos negócios que não saíram do papel aos já existentes: todos saem ganhando com o Canvas

Atualizado em: Leitura: 2 minutos

O Business Model Canvas (BMC) é uma ferramenta muito utilizada no mundo dos negócios. Canvas significa quadro em inglês e o Business Model Canvas foi criado por Alexander Osterwalder. Ele é composto por nove blocos específicos e permite construir uma espécie de resumo do negócio. Assim, é possível ter uma visão do todo, o que facilita as análises e a geração de ideias importantes.

Diante de tantos cenários de empreendedorismo, o Canvas pode ser uma ótima opção quando aplicado para:

  • Elaborar novos negócios e ideias (antes de empreender);
  • Diagnosticar/ter visão do todo de um negócio já existente;
  • Atrair novos investidores;
  • Compartilhar a visão de negócio com os colaboradores.

Aparentemente, o Canvas é uma ferramenta simples. Mas saiba que é muito poderosa, pois oferece um resumo e um suporte visual para enxergar o negócio de forma global, seja de que tamanho ele for.

Vantagens para negócios novos e já existentes

O Business Model Canvas pode trazer muitos benefícios para os empreendedores em diferentes momentos de desenvolvimento do negócio. Confira algumas dessas vantagens para:

tabela com vantagens do canvas para os negócios

 Outros modelos de Canvas

Falamos bastante do Business Model Canvas por aqui, mas ele não é a única opção de quadro disponível para os negócios. Ele inspirou a criação de outros modelos e, hoje em dia, o mercado oferece uma variedade de Canvas que foram adaptados para objetivos bem específicos. A seguir, você confere algumas dessas opções:

Project Strategic Alignment Canvas (PSAC)

A tradução do seu nome é Quadro de Alinhamento Estratégico de Projetos e esse modelo surgiu para empresas que querem priorizar projetos.  O PSAC se baseia em estratégias e objetivos do planejamento estratégico do negócio e na prioridade de execução e utilização de recursos.

Lean Canvas

Um dos grandes diferenciais desse modelo é que ele lista soluções e vantagens competitivas proporcionadas pelo negócio. O Lean Canvas é indicado para negócios que ainda estão em etapa de validação e hipótese. Ou seja, é uma boa escolha para ideias novas de empresas e projetos.

Project Model Canvas

Esse modelo ajuda a gerenciar projetos e é indicado para empreendedores que trabalham com ideias inovadoras, mas também pode ser aplicado em qualquer tipo de projeto. Ele tem seções diferentes  que levam em consideração as seguintes perguntas:            

  • Por quê?
  • O quê?
  • Quem?
  • Como?
  • Quando/Quanto?

Business Model You (BMY)

O BMY é uma ótima opção para quem deseja planejar a própria carreira e refletir sobre sua trajetória profissional. É possível aplicar esse modelo pensando nos seus próprios recursos, atividades, parcerias e clientes.

Innovation Management Canvas (IMC)

O IMC é focado no desenvolvimento de programas corporativos de inovação e é composto por 8 áreas: estratégia, pessoa, estrutura, processo, relacionamentos, liderança, cultura e funding.

 

Acesse o nosso material completo e aprenda a preencher corretamente cada um dos blocos do seu Canvas. Você também vai conhecer ferramentas, aplicativos e outros exemplos de Canvas que podem ajudar no desenvolvimento do seu quadro.

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Sebrae
Mais de 1 milhão de pequenas empresas transformadas no Rio Grande do Sul. Estamos juntos para evoluir e potencializar o seu negócio.

Você também pode gostar de: