Conheça os 5 tipos de liderança e foque nos resultados

Identifique o tipo de líder que você é e descubra se está no caminho certo para o sucesso

Publicado em: Leitura: 2 minutos

um homem e uma mulher de avental sorridentes na frente de um balcão

 

A busca pelo autoconhecimento e por melhorias fazem parte da rotina de um bom líder. Por isso, elaboramos este conteúdo para que você compreenda o tipo de liderança que possui. Dessa forma,  será muito mais fácil descobrir o caminho a ser seguido para alcançar os melhores resultados na sua empresa.

Os 5 tipos de liderança

Segundo Tony Loureiro, autoridade em temas relacionados à liderança e coaching, existem 5 tipos de liderança. Confira a seguir:

Líder autoritário

Quem atua no mercado sabe que esse modelo de liderança é um dos mais combatidos e está bem ultrapassado. Porém, ainda há líderes que insistem em gerir suas equipes de forma autoritária.

O foco dessa liderança está nos resultados e no rigor em seguir regras à risca. São empresas lideradas por gestores que não valorizam as relações interpessoais, ou seja, não dão voz aos subordinados e apenas delegam tarefas. Com isso, o clima organizacional torna-se cada vez mais pesado e desmotivador para os colaboradores.

Líder democrático

Essa forma de liderança tem sido a mais procurada, em função dos bons resultados e do clima organizacional apresentados pelas empresas que a adotam.

O líder democrático é aquele que valoriza a interação com seu time e faz questão de que seus colaboradores se sintam parte importante da organização e participem dos processos de decisão de forma ativa. Dessa forma, o líder aumenta as chances de conquistar resultados positivos, uma vez que consegue manter o time motivado. 

Líder liberal

Esse tipo de liderança preza pela liberdade dos colaboradores, tornando o ambiente de trabalho mais flexível para que o time possa realizar as tarefas de forma mais livre, sem supervisão contínua. 

Essa forma de liderar tende a ter muito sucesso e alcançar resultados, uma vez que gera maior comprometimento, responsabilidade e maturidade dos colaboradores. Já por outro lado, pode estimular o trabalho individual, desrespeito à liderança e insatisfação com a falta de senso coletivo.

Líder coach

Essa liderança é uma forte tendência no mercado. Entretanto, por se tratar de uma novidade, ainda não há um grande número de profissionais com esse perfil nas empresas.

O líder coach foca em desenvolver habilidades dos colaboradores e busca motivar e inspirar sua equipe, adotando uma comunicação eficiente, com transparência e feedbacks constantes. Esse tipo de liderança alcança excelentes resultados, pois estimula maior criatividade, boa execução de tarefas e otimiza o clima organizacional. 

Líder visionário

Também se trata de um novo estilo de liderança e é ideal para empresas que querem crescer exponencialmente e necessitam de muita inovação para se desenvolverem.

Nesse modelo, o líder tem um perfil de fato visionário, buscando soluções diferenciadas para a empresa. Possui perfil empreendedor e estimula essa característica em sua equipe, o que faz com que os funcionários não tenham medo de ousar para alcançar um crescimento contínuo e resultados cada vez mais satisfatórios.

Agora que você já conhece os tipos de liderança, é importante saber as principais características de um líder de sucesso e quais habilidades devem ser desenvolvidas. Para isso, acesse o nosso material completo.

banner para material sobre liderança

Conteúdo escrito por:

Sebrae
Mais de 1 milhão de pequenas empresas transformadas no Rio Grande do Sul. Estamos juntos para evoluir e potencializar o seu negócio.

Você também pode gostar de: