Empreendedorismo 60+: experiência que gera transformação
Empreender na maturidade é refinar talentos e dons, vencendo a vulnerabilidade a cada passo. Como em um jogo de tabuleiro, é preciso definir o caminho, identificar os desafios e começar a andar.
Publicado em: Leitura: 3 minutos
O empreendedorismo é um tema que me acompanha há mais de 30 anos. Nesse tempo, observei diversos movimentos dedicados ao fomento dessa força que impulsiona o ser humano a transformar sua aptidão e sonho em projeto e realização.
O ato de empreender, seja por necessidade ou por oportunidade, é legítimo. O que importa é a disposição para se lançar em um novo desafio, independentemente da idade ou gênero. Os planos nascem da vocação, da cultura, da experiência e do sonho, nos empurrando para negócios que transformam.
E essa transformação tem crescido com força entre os empreendedores seniores, pessoas com 60 anos ou mais que decidem abrir e liderar seus próprios negócios. Em 2024, segundo o Sebrae, já são 4,3 milhões de empreendedores 60+ no Brasil, o que representa um aumento de mais de 40% nos últimos 10 anos. É um número recorde e histórico.
Setores que mais atraem empreendedores maduros
Os donos de negócio sênior estão presentes em vários setores, com destaque para:
Fonte: Empreendedorismo Sênior no Brasil. Sebrae, 2024. Nota: Dados oriundos da PNAD Contínua Trimestral / IBGE
A experiência acumulada ao longo da vida profissional torna esses empreendedores mais preparados para enfrentar os desafios com equilíbrio emocional e visão estratégica. Estando, muitas vezes, mais atentos à gestão de riscos e à entrega de valor com propósito.
Vencendo barreiras internas e externas
Empreender na maturidade é também uma jornada de autoconhecimento e superação. É natural que surjam questionamentos como:
- “E se eu não estiver pronto?”
- “E se eu perder minhas economias?”
- “E se eu não der conta da demanda?”
Essas dúvidas são comuns em qualquer idade, mas podem ser mais intensas após os 60 anos. Por isso, o preparo é a chave do sucesso. Isso inclui pesquisa de mercado, participação em grupos de apoio, acesso a mentorias, capacitação e elaboração de um bom plano de negócios.
A elaboração de um plano de negócios é mais do que indispensável, é necessário, se bem estruturado aumenta muito as chances de sucesso do empreendimento. Ele permite visualizar de forma clara as etapas do projeto, incluindo investimento, marketing, estruturação, operação e avaliação de riscos.
Tendências e oportunidades para o Empreendedorismo 60+
A maturidade traz uma nova perspectiva de mundo e, com ela, novas ideias de negócio. Entre as tendências em ascensão em meio aos empreendedores 60+, destacam-se:
- Negócios digitais: consultorias, mentorias, infoprodutos e cursos online.
- Bem-estar e alimentação saudável: academias, produtos naturais e terapias alternativas.
- Economia prateada: serviços voltados ao público sênior, como turismo adaptado e assistência domiciliar.
- Negócios com propósito: sustentabilidade, impacto social e educação.
Histórias que inspiram
Dona Zica e Dona Vera – Beleza Natural, iniciaram seu negócio com mais de 40 anos, mas o sucesso nacional veio depois dos 50. Ex-empregadas domésticas, criaram uma fórmula revolucionária para cabelos crespos e montaram uma rede de salões e produtos. Hoje são referências no empreendedorismo feminino. Aprendemos com elas que a persistência e foco em um público real pode gerar grande impacto.
Sara Silva, de Campo Buriti-MG, é um exemplo da perpetuidade dessa tradição entre as novas gerações, aprendendo com a mãe, Zélia. “A minha mãe aprendeu o artesanato com a sogra dela. Então, desde pequena vejo minha mãe fazer suas peças e, de cinco anos para cá, nossa família se dedica inteiramente ao artesanato. Trabalhamos em grupo, tomamos café, contamos casos e rimos muito.” Atualmente, graças à internet, os limites do Vale foram ultrapassados, conectando as belezas do artesanato a outros cantos do Brasil e do mundo. Sara diz que, antes, as artesãs não imaginavam o tamanho do alcance e comemora o que é viabilizado pela divulgação nas redes sociais. “Quando minha mãe trabalhava sozinha, conseguia vender alguma peça somente no grupo de artesãos do município ou quando às vezes vinha alguém visitar. E, hoje, mais pessoas conhecem o artesanato nas redes sociais e querem vir até aqui”, celebra.
Redes de apoio e capacitação
Programas como o Sebrae Delas 60+, as incubadoras de startups sênior e as plataformas de financiamento coletivo têm aberto caminhos para quem deseja empreender após os 60. Há também iniciativas voltadas à capacitação digital, fundamentais para que o empreendedor 60+ possa atuar com mais autonomia em um mundo cada vez mais tecnológico.
Conclusão: um novo começo
Empreender na maturidade é refinar talentos e dons, vencendo a vulnerabilidade a cada passo. Como num jogo de tabuleiro, é preciso definir o caminho, identificar os desafios e começar a andar. Se for necessário, volte algumas casas, isso não é perder tempo, é ganhar confiança para seguir.
A conquista agora tem um novo valor: o de viver com propósito, realizar sonhos e gerar impacto positivo. O empreendedor que existe dentro de cada um de nós nunca envelhece — ele amadurece, sonha, experimenta e transforma.
Quer saber mais sobre o assunto? Acesse o e-book online e gratuito:
Potencial da Economia Prateada no Rio Grande do Sul
Gostou desse post?
Conteúdo escrito por: